04 dez 2017

4 dicas práticas para facilitar o dia a dia do gestor financeiro

leitura de 6 min
4 dicas práticas para facilitar o dia a dia do gestor financeiro

Um bom gestor financeiro, embora possa ser um contador, exerce funções que excedem o cumprimento de obrigações fiscais e contas a pagar. A agilidade das mudanças nos processos de gestão impõe a necessidade de visão estratégica pelos empreendedores. Ninguém melhor do que o responsável pelas finanças para saber onde e como alocar recursos. Espera-se que um gestor financeiro tenha capacidade de:

  • planejar as finanças por meio do (às vezes) temido planejamento financeiro;
  • gerenciar ativos, fazendo bom uso dos recursos financeiros da empresa;
  • gerenciar o capital, pois cabe a ele saber como as verbas estão estruturadas.

Sendo assim, é natural que este profissional exerça papel decisivo numa organização. Confira a seguir s 4 dicas para ajudar você árdua missão de estimular o crescimento.

1. Automatize os processos

Não é possível planejar ações de expansão se atividades e processos elementares não estão ajustados. Contas a receber e a pagar não deveriam tomar tempo a ponto de impedir o gestor de melhorar a saúde financeira da empresa.

Contar com um sistema de ERP é certamente uma das formas de se garantir o controle do dinheiro. Valendo-se da tecnologia de armazenamento em nuvem, tais ferramentas integram diversos setores de um negócio. Assim, é possível ter uma visão mais abrangente das finanças e medidas de controle para se antecipar a eventuais despesas extras.

Com o recurso de um software de ERP que opere em módulos, a gestão de diferentes setores é facilitada. Isto é possível graças aos dashboards que permitem a visualização segmentada das finanças e processos em cada unidade de gestão.

Outro aspecto de melhoria é a diminuição da dependência de planilhas. Por mais arraigado que seja o hábito de utilizá-las, a migração para um sistema automatizado sempre traz resultados positivos.

O ganho em tempo, afinal, é traduzido em aumento nos lucros e na produtividade. São mais horas investidas em executar ações (o que traz retorno) e menos em tarefas de rotina.

2. Um bom gestor financeiro tem controle do fluxo de caixa

Negócios que movimentam somas em dinheiro diariamente não podem renunciar a mecanismos de controle financeiro. Com a massificação do “dinheiro de plástico”, a rotina das empresas pode se tornar desnecessariamente complicada.

Pode haver falhas na comunicação com bancos e operadoras, tornando o recebimento dos pagamentos um processo tortuoso. Há ainda que se considerar as diversas taxas envolvidas nas operações com instituições financeiras e de crédito. Tudo colabora para tornar perigosamente complexo o controle das verbas.

Pode até acontecer do fluxo de caixa mal gerenciado se tornar um gargalo na produção. Quando mal administrado, a entrada e a saída de dinheiro passam a ser uma avalanche de problemas.

Contar com um software de gestão ajuda, e muito, a controlar com mais eficácia o fluxo de capitais. Entre suas funções, está a de fornecer dados em tempo real sobre tudo que é movimentado no caixa da empresa.

O controle facilitado resulta em uma visão clara do que acontece, facilitando o planejamento para aumentar a lucratividade. Quem opera com cartões ainda precisa lidar diariamente com processos de conciliação que podem acabar dando prejuízo. Tal possibilidade existe se não houver uma ferramenta centralizadora das informações a serem repassadas às operadoras de crédito e bancos.

3. Melhore a comunicação da sua gestão

Todo gestor financeiro que pense estrategicamente sabe da importância de estabelecer canais de comunicação com quem decide. Por exemplo, na hora de precificar, é imprescindível um sistema online que facilite a coleta de informações. Assim, o setor financeiro poderá estipular um panorama futuro de entrada de recursos provenientes das vendas.

Não menos importante, uma política de preços que não se baseie em informações do mercado é apenas “chute”. Pode até parecer óbvio, mas há quem faça esta estipulação apenas por achar que o valor cobrado é justo. Sem recorrer nem mesmo a uma pesquisa de mercado, a tendência é de que a resposta do cliente seja a pior possível.

Sendo assim, o gestor financeiro deve estar em permanente comunicação com setores de vendas e de marketing. Um software de gestão também pode ajudar, tornando-se também um canal para troca de informações.

No entanto, para quem precisa de uma ferramenta ágil, existem softwares voltados para comunicação interna em empresas. Um deles é o Gestor Comunicador, que possibilita até mesmo a realização de reuniões online, bem como a organização dos fluxos de informação.

No nível dos recursos mais conhecidos, o e-mail também é um meio de comunicação muito importante. Os serviços oferecidos pela Microsoft e pelo Google permitem que se organizem diferentes endereços em pastas exclusivas. Assim, evita-se o caótico abarrotamento da caixa de entrada.

Quem controla as finanças deve estar sempre pronto a comunicar fatos financeiros em tempo hábil de se adotar correções. Afinal, já dizia o sábio Chacrinha “quem não se comunica, se trumbica”!

4. Utilize aplicativos

Além dos softwares de automação e de gestão, também são poderosos aliados os aplicativos mobile. Para pequenos e médios empreendedores, que não têm um volume tão grande de movimentações financeiras, pode ser uma solução rápida e barata.

Não menos importante, a utilização de apps pode ser feita de qualquer local e em muitos casos nem precisa de acesso à internet. Há aplicativos, como o Zero Paper, que permite até mesmo a anexação de comprovantes para apresentar em processos de conciliação.

Também há aplicativos que atuam como verdadeiros ERPs, como o Guia Bolso, que integra contas bancárias, tornando-se um valioso facilitador na organização do capital.

Em boa parte dos casos, os aplicativos também contam com versões para desktop. É o caso do My Finance, uma solução prática para gestão das finanças ao nível empresarial. Em seu painel de controle, é possível controlar contas a receber e pagar, conciliações, alerta de vencimento de contas, fluxo de caixa, planejamento orçamentário e outras funções.

Recorrer aos aplicativos garante o controle das finanças, principalmente para quem está o tempo todo se deslocando. Possibilitando acesso ilimitado e remoto ao dinheiro, eles são muito úteis ao gestor financeiro para que nada se perca ao longo do dia.

Este profissional também precisa ter muita atenção ao controle dos débitos. Saiba como sair da bola de neve causada pelas dívidas em múltiplos bancos e evite prejuízos!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos meios tradicionais, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: https://bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão