02 dez 2016

5 dicas para aumentar o faturamento e competitividade da empresa

leitura de 3 min
5 dicas para aumentar o faturamento e competitividade da empresa

Em um mercado cada vez mais saturado e competitivo, saber investir nas ferramentas corretas para aumentar o faturamento e a competitividade da empresa é uma necessidade básica. Especialmente quando falamos em pequenas empresas, que representam mais de dois terços dos empreendimentos abertos no Brasil.

São necessários múltiplos investimentos para conseguir melhores resultados, que vão desde a otimização dos processos internos, implementação de sistemas de gestão, melhoria no controle de caixa e desenvolvimento das equipes de trabalho.

Continue lendo nosso conteúdo e veja 5 dicas que separamos especialmente para você. Com elas, você vai aprender como otimizar seus resultados e, assim, garantir o sucesso do seu negócio!

1. Aprimore o relacionamento com seu cliente

Hoje é descabido pensar no cliente como uma única transação financeira, pois em longo prazo resultará em grandes perdas para a organização. Deve-se pensar em um relacionamento longo e lucrativo, que beneficie ambas as partes.

Desse modo, criar múltiplos canais de atendimento (chat, e-mail, call center, etc.) e investir em programas de fidelidade são os passos iniciais para aprimorar esse relacionamento. Também é importante mensurar os resultados, acompanhando indicadores de satisfação e evasão dos compradores.

2. Diferencie sua marca dos seus concorrentes

A diferenciação é uma das mais poderosas estratégias existentes, ela consiste em desenvolver produtos/serviços que se destaquem dos oferecidos pelos concorrentes no mercado e atendam perfeitamente as necessidades ou desejos do público-alvo do empreendimento.

Para isso, três principais coisas devem ser levadas em consideração: o posicionamento de mercado, a segmentação de clientes e o mix de marketing (preço, praça, produto e promoção). O diferencial competitivo pode estar no produto, no serviço ou no modelo de negócios da empresa.

3. Desenvolva, alinha e incentive o time de trabalho

A correta gestão de equipes também é uma atividade indispensável, pois colaboradores motivados e competentes conseguem produzir mais e melhor, contribuindo para aumentar o faturamento e otimizar os resultados internos do empreendimento.

Contudo, para ter uma equipe de sucesso, é importante investir em algumas atividades. Treine os funcionários com base em avaliações de desempenho; desenvolva canais de comunicação interna e implemente programas de recompensas para engajar o time na busca pelos resultados.

4. Incorpore sistemas profissionais de gestão

Outra dica importante é poder contar com softwares para a gestão do negócio, proporcionando ao gestor um controle integrado dos recursos (financeiros, humanos e materiais), contribuindo para a definição de metas e planos de ação e, ainda, proporcionando relatórios úteis para as reuniões da liderança.

Ao escolher um sistema de gestão, o empreendedor deve estar atento principalmente as suas funcionalidades. Questões como setor de atuação, tamanho da empresa, o que pretende fazer e quanto está disposto a pagar devem sempre ser levadas em consideração.

5. Conte com a ajuda de consultorias especializadas

Alguns empreendedores ainda relutam com o assunto, porém é sempre uma ótima escolha poder contar com consultores que tenham os conhecimentos e habilidades para contribuir com o crescimento do seu empreendimento e otimizar os resultados financeiros.

Na área financeira, por exemplo, uma consultoria pode auxiliar na gestão do caixa, formação de preços, contratação de empréstimos, negociação de dívidas e cobrança de clientes inadimplentes. Assim, é uma ótima escolha para aumentar o faturamento e a competitividade da empresa.

Agora que já conhece nossas dicas, aproveite para deixar seu comentário em nosso post. Compartilhe conosco suas dúvidas ou experiências sobre o assunto!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão