24 fev 2017

5 erros de planejamento financeiro que você deve evitar

Você tem alguma dificuldade na gestão da sua empresa? Conheça os 5 erros mais comuns na hora de realizar um planejamento financeiro para você evitar!
leitura de 4 min
5 erros de planejamento financeiro que você deve evitar

Fazer um bom planejamento financeiro é fundamental para ter uma gestão empresarial mais eficaz. Porém, muitos empresários têm dificuldades para administrar suas finanças e, com isso, acabam cometendo alguns erros de planejamento financeiro. Consequentemente, surgem outros obstáculos, como a dificuldade em melhorar o controle de custos.

Você tem alguma dificuldade na gestão de sua empresa? Então, supere esse obstáculo com o post de hoje! Conheça os 5 erros mais comumente cometidos na hora de realizar um planejamento financeiro e veja algumas dicas para anular essas ocorrências. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Não estabelecer metas

O primeiro passo que o gestor deve dar na hora de administrar os negócios é definir uma meta. É comum deixar de acompanhar os pequenos gastos do dia a dia e perder o foco sobre o capital movimentado, mas isso pode virar uma bola de neve. Assim, por conta de uma comprinha aqui e outra ali, seu orçamento é estourado.

Para colocar um fim nesse problema, é preciso estipular uma meta, definindo o valor máximo que pode ser gasto por mês. Por fim, é necessário ficar sempre atendo às finanças para que o limite estabelecido não seja ultrapassado. Aliado a isso está o planejamento financeiro, que pode ajudá-lo a manter esse controle.

2. Não fazer um planejamento financeiro

Muitas empresas deixam de classificar suas despesas, possibilitando que os gastos variáveis consumam todo o caixa e que a conta fique no vermelho. Para aliviar a pressão na hora de reduzir custos, é necessário ir além da implementação de metas.

Através do planejamento financeiro, você evita que os gastos cheguem perto do limite estabelecido. Para fazer isso, você deve categorizar as despesas, separando o dinheiro que será gasto com as contas fixas, o capital que será aplicado em despesas variáveis e uma reserva para eventualidades que exijam movimentação de caixa.

Com isso, as finanças de seu negócio estarão sempre em ordem. Para certificar-se disso, porém, é preciso estar sempre acompanhando o planejamento.

Além disso, confira aqui 8 apps para te ajudar a colocar o planejamento financeiro da sua empresa na prática.

3. Não acompanhar o planejamento financeiro

É comum vermos empresários que se acomodam quando as coisas começam a ir bem na empresa, não é mesmo? Porém, um planejamento financeiro deve ser acompanhado com frequência, para que qualquer sinal vermelho seja logo captado, possibilitando que o problema seja resolvido com antecedência.

Para tal, é preciso estar sempre supervisionando os resultados do planejamento através de relatórios mensais e indicadores que realizem a medição desses resultados. Depois, para obter maior controle sobre esses resultados, registre todas as transações.

4. Negligenciar o registro das transações

Deixar de registrar as transações pode gerar um transtorno no caixa, acarretando faltas em pontos importantes como o aluguel ou o pagamento de funcionários. Para resolver esse problema, basta registrar todas as transações realizadas — até as menores!

Dessa forma, além de manter organização e controle sobre o fluxo de caixa, você terá um documento a mais para comparar com os resultados do planejamento financeiro. Mas, para que essas fórmulas deem bons resultados, é necessário ter disciplina.

5. Ser indisciplinado

A falta de disciplina é um ponto que deve ser policiado constantemente, pois cada detalhe da gestão é importante e deve ser acompanhado com prontidão. Deixar de avaliar os resultados por um dia aumenta as chances de um desajuste financeiro, pois pode haver uma alteração nos números justamente nesse dia.

Contudo, a disciplina se adquire com prática, sendo um exercício que deve ser realizado constantemente. Crie o hábito de ser disciplinado, pois só assim será possível organizar-se financeiramente para fazer uma ação importante para a empresa.

E então, gostou de conhecer os erros de planejamento financeiro dos quais você deve ficar longe? Além de tudo o que falamos aqui, a redução de custos de um negócio também faz parte dessa estratégia. Por isso, aproveite para conferir também nosso post apresentando as 6 maneiras inovadoras de reduzir custos na empresa!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: guia financeiro