17 nov 2016

5 formas de organizar e priorizar as contas a pagar da empresa

leitura de 3 min
5 formas de organizar e priorizar as contas a pagar da empresa

Administrar uma empresa não é tarefa fácil. Diariamente, o empresário precisa lidar com diversas situações que exigem rapidez nas decisões para evitar que as finanças fiquem no vermelho ao final do mês. É preciso ter uma ótima organização interna para lidar com as contas a pagar e ainda gerar negócios lucrativos.

Para conseguir equilibrar essa balança, é preciso ficar atento à parte financeira, para que ela não traga problemas futuros. Veja algumas dicas de como organizar e priorizar as contas a pagar da sua empresa.

1. Utilize uma ferramenta de organização financeira

A organização financeira é parte vital da gestão empresarial. O gestor precisa lidar, a cada minuto, com diversos números, dados, balanços, etc. É impossível realizar essa tarefa sem a ajuda da tecnologia.

Portanto, é fundamental buscar uma ferramenta de gestão das contas a pagar. Por meio dela, o empresário poderá listar todas as finanças da organização e poderá ter um controle completo do fluxo de caixa, gerando relatórios mensais, semanais e até mesmo diários.

2. Antecipe pagamentos para obter descontos

Uma boa maneira de se organizar e, principalmente, obter descontos importantes nas contas a pagar é antecipando a quitação de alguns boletos. Existem contas, como IPTU, por exemplo, que ao serem pagos antecipadamente, geram desconto no valor total. O mesmo vale para o IPVA dos automóveis da sua frota.

Fique de olho nas datas de vencimento (com a ajuda do software de gestão financeira) para conseguir essas vantagens.

3. Renegocie suas dívidas

Se algo deu errado e a sua empresa fechou as contas no vermelho, não se desespere.

Atualmente, os bancos e financeiras possuem planos de renegociação de dívidas atrativos. Isso porque não é interessante para essas instituições ter, em sua carteira, muitos clientes inadimplentes. Vale mais a pena conceder desconto para a quitação da dívida.

Mas cuidado: não deixe as dívidas virarem uma bola de neve, pois quanto maior o valor, mais difícil é a renegociação.

4. Tenha um fluxo interno organizado

Uma empresa organizada internamente torna a gestão financeira bem mais facilitada. Você precisa cuidar para que os processos internos da sua organização estejam funcionando bem, de forma dividida, para que tenha um melhor controle empresarial.

Se a sua empresa faz muitas compras, por exemplo, é interessante que todos os processos sejam centralizados em uma só área, ou uma só pessoa, dependendo do porte da empresa.

Dessa forma, o workflow funciona de maneira mais adequada e você ganha mais ferramentas para realizar a gestão de forma adequada.

5. Não misture contas pessoais com as da empresa

Isso é muito comum em micro e pequenas empresas e gera muitos problemas contábeis. As contas da sua empresa devem pertencer somente a ela. Jamais misture o seu dinheiro com o dinheiro da empresa, pois isso vai gerar confusão no fluxo de caixa. A empresa deve se sustentar sozinha. Se você está utilizando patrimônio pessoal para que a empresa sobreviva, é sinal de que algo não vai bem na sua contabilidade.

Seguindo essas dicas, você garante que suas contas se mantenham saudáveis e que sua empresa não tenha seu lucro diminuído em função de problemas financeiros.

Gostou deste post? Então participe, deixando seu comentário!

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão