06 set 2018

Assessoria contábil: para que serve e quais são as vantagens?

leitura de 6 min
Assessoria contábil: para que serve e quais são as vantagens?

Certamente, ter uma assessoria contábil fará diferença para a saúde financeira da sua empresa. Espera-se que, com uma, você conseguirá manter em dia todas obrigações trabalhistas, tributárias e legais.

A manutenção de uma empresa requer a atenção do empresário a diversos detalhes. Muitos deles não são tão simples quanto parecem, a burocracia dos sistemas brasileiros é enorme. Por isso, existem alguns artifícios criados a fim de facilitar a vida do empreendedor. Você sabe quais são? Durante este texto iremos falar mais sobre isso. 

Quer saber o que é e quais as vantagens que a consultoria contábil pode trazer para o seu negócio? Continue lendo esse texto, iremos discorrer sobre esses e outros tópicos para que você fique por dentro de tudo.

Assessoria contábil: o que é?

Essa tarefa pode ser executada por uma pessoa ou grupo de pessoas que prestam assistência contábil remotamente à sua empresa. Na execução desse serviço são analisados todos os dados criados pela sua empresa diariamente. São feitas análises da parte contábil, fiscal, previdenciária e trabalhista, garantindo que está tudo em dia. 

Uma assessoria contábil pode ser útil, por exemplo, para fazer planejamentos futuros da empresa. Além disso, essa análise pode ser muito importante para analisar decisões passadas.

A consultoria contábil e fiscal é muito importante. Com ela, há uma análise dos dados de forma crítica, possibilitando uma tomada de decisão estratégica. Isso é algo que auxilia muito no controle da saúde financeira da sua empresa. 

Como funciona uma consultoria contábil?

Pode-se dizer que a consultoria contábil é uma máquina de processamento de informações para a tomada de decisão. Ou seja, quanto mais informações a empresa conseguir fornecer de forma organizada, maior será a capacidade da empresa de contabilidade de devolver informações úteis.

Dessa forma, os profissionais são capazes de fazer demonstrativos a partir dos registros diários, sugerindo melhoras que podem ser feitas para a evolução das finanças da empresa (mas como já falamos, não está limitado as finanças da empresa).

Outro aspecto muito importante é entender o enquadramento fiscal da empresa. Isso define qual faixa de imposto a empresa está, impactando diretamente na margem de lucro dela.

Estar enquadrado no modelo fiscal errado pode ser problemático. Não somente no sentido financeiro, mas também no lado legal da coisa, o erro de enquadramento pode gerar problemas resultantes em multas pesadas dependendo da infração.

Todos esses dados, como já mencionado, são vitais para a tomada de decisão por parte da gestão administrativa do empreendimento.

Leia mais aqui sobre a negociação de prazos

As vantagens e desvantagens da assessoria contábil

Agora, sabemos como funciona e o que a consultoria contábil e fiscal pode fazer pela sua empresa. Portanto, vamos falar das vantagens que vêm agregadas a esse serviço, além de algumas dicas para que essa assessoria consiga funcionar de forma plena.

Não se preocupar com sua situação cadastral nos órgãos públicos

Algo que aterroriza diversos empresários é lidar com todos os órgãos de controle e fiscalização que existem no Brasil. São realmente vários e todos com a capacidade de dar uma enorme dor de cabeça para a gestão da empresa. Contando com a consultoria, essa etapa você poderá fornecer os dados para que os contadores possam trabalhar em seu favor.
A consultoria irá preencher e manter atualizados todos os documentos necessários para que o CNPJ esteja ativo, assim como a inscrição estadual e municipal.

A opinião de alguém de fora pode fazer toda a diferença

Quando estamos em uma mesma rotina de criação, pensar fora da caixa pode ser algo não tão fácil. Ficamos presos nos mesmos ciclos de ideias, nesse sentido, uma visão externa pode trazer uma nova roupagem para toda a discussão.
Isso se torna totalmente importante em um cenário em que a inovação cresce cada dia mais.

Suas contas nas mãos de quem sabe o que está fazendo

Nada melhor do que ter a tranquilidade de que a prosperidade da sua empresa está nas mãos de quem sabe como fazer isso, certo? A consultoria contábil não só conhece números, ela é composta por profissionais capacitados e que sabem o que estão fazendo, sabendo como olhar para todos os dados fornecidos e tendo uma opinião crítica e sem vieses.

Economia com o profissional dentro da sua empresa

Um dos pontos mais interessantes ao terceirizar o serviço contábil necessário para a sua empresa é que você não irá se preocupar em manter um profissional com todos os seus encargos. Sendo assim, o impacto financeiro com salários, benefícios, décimo terceiro salário, férias, licenças, dentre outros gastos que manter um profissional contador acarreta.

Atribuição do preço correto

Ao ter uma assessoria contábil, você poderá conseguir atribuir o preço correto ao seu produto. Os analistas conseguem avaliar qual o preço ideal do que você está vendendo. Com isso, é possível, inclusive, baixar o seu custo para o consumidor e consequentemente aumentar a sua venda.

Valorização da sua empresa

Como resultado de todo esse processo, o valor da sua empresa é “facilmente” mensurado, facilitando muito processos de venda e inclusive de defesa em juízo, já que está tudo detalhadamente registrado e em dias junto ao fisco.
Sendo assim, nunca deixe de contar com uma assessoria especializada, a sua empresa certamente sairá perdendo.

Leia aqui sobre como se preparar para expandir seu negócio

Economizar tempo e dinheiro

Além de todo o exposto, contar com uma assessoria especializada irá conferir muito mais tempo para ser investido em atividades de gestão e também dinheiro, pois saberá onde economizar e onde investir, gerando melhores resultados.

 

A manutenção de uma empresa requer bastante trabalho, mas isso pode ser simplificado se o empresário contar com uma assessoria contábil. E nesse texto foi explicado o porquê.

 

 

E aí, gostou das dicas deste artigo? Nós, da BizCapital, estamos aqui para ajudar empresários que desejam ver o seu negócio decolar! Para conferir outras dicas sobre o mundo do empreendedorismo, siga as nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.

Conheça melhor a nossa empresa pelo site www.bizcapital.com.br.

 

ver tudo sobre: guia financeiro