07 dez 2017

Como conseguir investimento para aumentar a empresa

leitura de 6 min
Como conseguir investimento para aumentar a empresa

Se você está lendo este texto é porque chegou a um momento importante no negócio, alcançou a maturidade empresarial e agora tem planos de projetos mais ambiciosos para ele. Então, vai precisar de investimento para aumentar a empresa e, algumas vezes, isso pode ser um pouco mais difícil do que imagina para conseguir.

O nosso objetivo neste post é ajudar você a conseguir o investimento de que precisa para colocar os seus planos em ação. Tudo da forma mais prática e rápida possível. Para isso, listamos a seguir alguns dos principais meios.

É importante lembrar que uns serão mais adequados do que outros para você, e a escolha certa dependerá de uma avaliação interna. No entanto, muitas dessas dicas poderão ser utilizadas conjuntamente, potencializando a sua capacidade de investir. Confira!

1. Redução de custos e investimentos próprios

Quando o assunto é conseguir um investimento para aumentar a empresa, a maioria dos gestores pensa logo em captar recursos financeiros, mas existe uma alternativa simples que dependerá apenas de uma mudança comportamental interna.

Ao fazer um esforço para aplicar um plano de redução de custos e despesas, automaticamente sobrará mais dinheiro e, com o tempo, ele formará um montante considerável. Para isso, dedique-se a uma pesquisa aprofundada sobre os processos internos e descubra maneiras de otimizá-los para reduzir o índice de desperdício de recursos.

Melhor que isso: após conseguir resultados concretos com a economia, crie um plano de investimentos próprio. Renda fixa, fundos de investimentos e ações são algumas opções que podem trazer lucros altos em médio e longo prazos. O mais importante é avaliar os riscos e os custos de cada modalidade para garantir lucros reais no futuro.

2. Adição de novos sócios

Outra opção interessante para conseguir um investimento para aumentar a empresa é contar com novos sócios no negócio. Considerando que um sócio terá que comprar parte da empresa ou injetar capital para expandir o valor patrimonial dela, isso pode dar um fôlego econômico ao empreendimento e ainda deixar recursos sobrando para investir.

Seja um familiar, seja um amigo ou algum investidor interessado no negócio, considere essa possibilidade. O único cuidado é deixar todos os direitos e deveres das partes bem esclarecidos em um contrato formalizado e reconhecido legalmente.

3. Empréstimo bancário

O empréstimo bancário é um dos meios mais procurados para se conseguir dinheiro, mas nem sempre é a melhor opção. Acontece que o processo de liberação dos recursos pode ser muito demorado, devido à burocracia envolvida nesse tipo de modalidade.

Muitos bancos exigem um plano de negócios para atestarem a viabilidade do projeto, sem contar as garantias que podem ser muito altas e assustar um pouco.

Além disso, os custos com altas taxas de juros podem tornar o investimento inviável para a empresa, pois demandará um tempo maior para o retorno dele. A dica é pesquisar bastante para conseguir as taxas mais atrativas do mercado, caso opte por essa modalidade.

4. Abertura de capital

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas a abertura de capital pode ser uma excelente maneira de conseguir investimento para aumentar a empresa. Resumindo: nessa modalidade, você terá uma parte da sua empresa dividida em milhares de pequenas ações e disponibilizadas na bolsa de valores para negociações de compra e venda.

Assim a empresa consegue dinheiro rápido, mas deve passar por uma auditoria interna antes, para se adequar às normas da Bovespa. Além disso, é necessário um controle mais eficiente sobre as operações para apurar os resultados corretamente e pagar os dividendos certos aos investidores que tiverem direito.

Apesar da complexidade que envolve a modalidade, as vantagens podem compensar, uma vez que ajuda a empresa com o objetivo de conseguir mais recursos disponíveis para investir no crescimento e, ao mesmo tempo, a torna mais conhecida e relevante no mercado.

5. Investidores anjos

A maioria dos investidores anjos são pessoas físicas que têm o desejo de investir parte de seu patrimônio em projetos com retorno atrativo. Geralmente, investem em áreas de que gostam, e um plano de negócios bem-feito será fundamental para convencê-los a investir na sua empresa.

É bom lembrar que um plano de negócios convincente não quer dizer mentir ou ocultar certas informações, mas entregar dados exatos. As informações precisas e verdadeiras contam mais do que promessas vazias de lucros exorbitantes nessa modalidade.

6. Venture capital

A modalidade venture capital (VC) representa um grupo de investidores que disponibilizam recursos financeiros para a aplicação em projetos de baixo, médio e alto risco, independentemente do porte da empresa.

Não é comum participarem de projetos que ainda estejam inteiramente no papel. Preferem investir em projetos nos quais a empresa já esteja funcionando e com boa geração de receitas, mas que possuem grande potencial para o desenvolvimento das operações e expansão dos negócios.

Como resultado, conseguem retornos rápidos e com boa taxa de lucratividade. Essa é uma ótima chance de conseguir um dinheiro fácil e rápido para crescer o negócio.

7. Empréstimo on-line

Deixamos o melhor para o final. Se, por um lado, os empréstimos bancários são complexos e caros, a modalidade de empréstimos on-line é totalmente acessível e descomplicada, tornando-se uma das melhores opções de captação de investimento para aumentar a empresa.

Por meio de uma plataforma totalmente on-line, você pode contratar empréstimos sem burocracia, com acesso aos recursos muito mais rápido. E nem precisa estar na empresa para isso. Basta ter em mãos um dispositivo móvel com acesso à internet e poderá realizar o processo inteiro de solicitação e liberação dos recursos.

Toda essa rapidez e mobilidade permite que você economize tempo e um dinheirão com locomoções até a agência bancária. Assim, não perde mais as oportunidades por demora na liberação do dinheiro.

Esses são alguns dos principais meios de conseguir um investimento para aumentar a empresa. Alguns são mais vantajosos do que outros e podem ser utilizados conjuntamente, mas será preciso decidir isso avaliando quais são as reais necessidades do negócio.

Agora que já conhece as formas mais interessantes de conseguir um investimento para aumentar a empresa, descubra cinco erros de planejamento financeiro que você deve evitar.

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão