Como estabelecer um prazo médio de pagamento a fornecedores

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O prazo médio de pagamento é um indicador importante para as empresas. Ele está relacionado a otimizações no fluxo financeiro, economia e resolução de problemas. Neste artigo, entenda como o estabelecimento correto prazo médio de pagamento afeta seus negócios.

Para uma melhor gestão financeira e funcionamento de um negócio como um todo, deve-se buscar ter um prazo médio de pagamento favorável. Portanto, empresas que lidam rotineiramente com compras e vendas devem conhecer esse indicador, calculá-lo e procurar meios para melhorar os negócios com base nas informações coletadas.

Quando a empresa se prepara com antecedência para cumprir com suas obrigações com seus fornecedores, é possível desenvolver um melhor relacionamento entre ambos movido por boa reputação, comprometimento e seriedade.   

Quer saber o que é o prazo médio de pagamento, como você pode calcular o da sua empresa e como interpretar as informações visando um melhor desempenho? Leia este artigo até o fim!

Prazo Médio de Pagamento: O que é?

O prazo médio de pagamento, ou PMP, é um indicador relacionado ao número médio de dias que uma empresa precisa, levando em conta suas compras e vendas, para conseguir pagar seus fornecedores.

A análise desse indicador pode mostrar que há prazo suficiente para comprar, vender, receber pela venda e pagar seu fornecedor, não sendo necessário injetar capital externo no meio do processo para dar conta das obrigações.

Mas o resultado também pode ser o oposto, mostrando a necessidade de empregar diferentes meios para conseguir pagar os fornecedores em dia, visto que o retorno não vem a tempo para fechar as contas. Algumas vezes, isso pode ocasionar atrasos no pagamento, gerando a cobrança de juros e multas.

Como estabelecer o Prazo Médio de Pagamento?

A fórmula para calcular o PMP de uma empresa é (fornecedores / compras) x 360, onde:

  • fornecedores corresponde ao valor total da dívida da empresa com seus fornecedores;
  • compras corresponde às aquisições feitas com os fornecedores no período considerado;
  • o valor 360 corresponde ao período considerado (em dias).

Para chegar ao primeiro valor (fornecedores), pode-se fazer uma média por somar o valor da dívida atual ao valor da dívida um ano antes e dividir o resultado por 2.

Para chegar ao segundo valor (compras), um método simples é usar como referência a soma do custo dos produtos ou serviços oferecidos, informação que pode ser encontrada no balanço patrimonial e demais registros financeiros da empresa.

O valor em dias a ser considerado corresponde ao período de análise. Deve-se usar 90 dias para corresponder a um trimestre, 180 dias para corresponder a um semestre e 360 dias para corresponder ao período de 1 ano.

Prazo Médio de Pagamento: Como interpretar?

Caso o valor médio encontrado pela fórmula seja baixo, isso pode indicar que a empresa não dispõe de prazos favoráveis para quitar suas dívidas. Porém, um valor médio muito alto pode significar que há dificuldades em pagar os fornecedores.

Deve-se levar em consideração a influência de variações sazonais nos resultados dos negócios e consequentemente nos indicadores. Em certos períodos, são feitas mais compras, resultando numa dívida maior e em alterações no PMP.

Entre algumas medidas que podem ser aplicadas para melhorar o prazo médio de pagamento a fornecedores, está a negociação de condições de quitação de dívidas da empresa e o incentivo ao pagamento antecipado das compras realizadas pelos clientes.

Como foi mostrado, o cálculo do PMP traz dados muito relevantes para os setores financeiro e comercial de uma empresa, portanto deve ser levado em consideração no momento de organizar o orçamento.

Incorporar os dados do PMP ao planejamento financeiro possibilitará melhor gestão de compras, vendas e prazos, além, é claro, de um processo menos problemático de quitação de obrigações. Dessa forma, se abre caminho para investimentos e mudanças, trazendo uma perspectiva de progresso para os negócios.

Não se esqueça: um empreendedor precisa dar atenção a múltiplos fatores ao administrar as finanças de uma empresa. Isso pode ser um desafio para empreendedores iniciantes ou para aqueles que pensam em “finanças” apenas como as contas a serem pagas.

Achou o artigo útil? Tem alguma dica sobre prazo médio de pagamento? Fale para nós na seção de comentários!

 

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