19 dez 2017

Como gerenciar meu fluxo de caixa?

leitura de 3 min
Como gerenciar meu fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um dos principais conceitos de administração financeira que deve ser considerado para o sucesso de qualquer negócio. Utilizado pelos empresários e gestores financeiros para acompanhar todas as movimentações de capital em uma empresa, ele é calculado considerando as entradas e saídas de dinheiro no caixa da companhia.

Podemos dizer que o principal objetivo do fluxo de caixa é controlar todas as finanças da empresa, de forma a organizar e monitorar as contas, criando também uma base de dados que favoreça a gestão do negócio. Por meio dele também é possível saber com exatidão os valores disponíveis para investimentos ou melhorias.

Para ajudá-lo a controlar o fluxo de caixa da sua empresa, separamos neste post as melhores estratégias que não podem ser deixadas de lado. Confira!

Determine o período para o controle

Antes de qualquer decisão financeira é preciso que os empreendedores definam qual será o período de controle do fluxo de caixa. Ele pode ser monitorado de várias formas:

  • Diária
  • Semanal
  • Quinzenal
  • Mensal

Qualquer uma das periodicidades pode apresentar excelentes resultados e assegurar o domínio total sobre os indicadores das finanças da empresa. O importante é que os empresários definam esse período de acordo com a demanda da empresa — quanto maior ela for menor deve ser a periodicidade do controle.

Portanto, cada negócio pode ter sua estratégia, devendo ser estudada pelos empresários qual é a que mais se ajusta à empresa.

Conheça todas as despesas fixas

Depois de definida a periodicidade do controle, deve-se fazer um levantamento de todos os gastos mensais fixos do negócio. Essa informação é fundamental para o monitoramento eficaz do fluxo de caixa. Conhecendo as despesas fixas é possível saber qual é o faturamento mínimo para que a empresa mantenha a sua operação.

Registre todas as contas a pagar e a receber

Para controlar o fluxo de caixa é extremamente importante que todos os gastos da empresa — pagamento de contas, folha salarial, compra de insumos e equipamento, etc. — sejam devidamente registrados para o controle das saídas do caixa. O mesmo deve ser feito com os proventos, que precisam ser devidamente apontados para que se saiba quanto de capital haverá de entrada.

Esses registros são fundamentais para o controle total do fluxo de caixa e das finanças da empresa. Conhecendo todos os valores que entram e saem do negócio, consegue-se fazer previsões e preparar melhor a empresa para o mercado.

Planeje a curto e a longo prazo

Realizados os registros de todas as contas a serem pagas e os proventos da empresa, chegou o momento de utilizar essas informações para planejá-la. O planejamento do negócio, quando feito devidamente, pode estimular bastante o desempenho da organização, tanto em longo como em curto prazo.

Possuindo todos os registros de contas, tem-se maior controle sobre as finanças da empresa e o momento em que ela se encontra, tornando o planejamento mensal, semestral e até mesmo anual muito eficaz.

Aprendeu como gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa? Agora siga a BizCapital nas redes sociais e fique por dentro das melhores dicas para manter o seu negócio em destaque no mercado!

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: https://bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão