02 mar 2017

Como organizar as finanças da empresa e fazer investimentos?

leitura de 3 min
Como organizar as finanças da empresa e fazer investimentos?

Muitas pessoas têm dificuldades no processo de gestão empresarial e acabam perdendo dinheiro. Por isso, para saber como organizar as finanças da empresa é preciso conhecer os princípios básicos de organização financeira, saber qual é a importância de investimentos planejados e ainda, saber conciliar os investimentos com os gastos da empresa.

Então, se você pretende ter uma gestão mais eficaz em sua empresa, acompanhe nosso post e veja como se organizar financeiramente para fazer investimentos!

Conheça os princípios básicos e veja como organizar as finanças da empresa

O planejamento financeiro tem como princípio básico preparar a empresa para o crescimento de forma organizada, utilizando técnicas que buscam visualizar com antecedência os resultados operacionais. No entanto, para um bom funcionamento do planejamento financeiro, é necessário que três elementos básicos estejam em ordem, sendo eles:

O fluxo de caixa

Que visa manter o controle sobre o capital que entra e sai da corporação, além de conferir o dinheiro no caixa da empresa.

O demonstrativo de resultados

Que faz a análise de todo o negócio, mostrando quais custos podem ser reduzidos, e onde investir, ajudando a manter um controle do estoque, afinal, é preciso acompanhar os resultados da empresa constantemente.

O balanço patrimonial

Que é responsável pelas contas a receber e a pagar, fazendo um levantamento final dos bens líquidos da empresa. Contudo, para o crescimento do negócio, é preciso ir além de um bom planejamento e adentrar no mundo dos investimentos.

Veja a importância de investimentos planejados

Fazer um investimento planejado é de extrema importância para o crescimento sustentável do negócio. No entanto, é preciso saber a hora certa de investir e, para isso, a organização financeira é essencial.

Com um controle financeiro eficiente, pode-se analisar o momento em que o capital da empresa está estável o bastante para investir de forma segura. Assim é possível construir uma empresa viável e sustentável que caminhe em direção ao crescimento.

Mas, somando a isso, é preciso saber conciliar os investimentos com os gastos operacionais da empresa. Veja como!

Concilie seus investimentos

Para que um negócio atinja um bom nível de crescimento é preciso conciliar os investimentos com os gastos operacionais da empresa. Para fazer isso é preciso categorizar os gastos.

Você pode utilizar o próprio controle financeiro, que está sempre atualizado e proporciona uma visão ampla de seu negócio. A partir daí, basta separar o capital da empresa por categorias, definindo qual valor será usado estritamente em investimentos e qual será usado nos gastos operacionais.

No entanto, para que isso aconteça com sucesso é preciso manter um fluxo de caixa saudável.

Mantenha um fluxo de caixa saudável

Para alcançar boa saúde financeira, comece pela organização das contas. Caso a situação das finanças não esteja favorável, pode-se optar por uma redução de custos ou, caso seja necessário fazer empréstimos, uma opção é escolher o crédito rápido a juros mais competitivos como solução financeira.

Após colocar a casa em ordem, você pode utilizar uma planilha específica para manter um fluxo de caixa saudável e pronto para acompanhar todas as movimentações financeiras, que é a principal função dessa ferramenta.

Agora que você já sabe como organizar as finanças da empresa, está na hora de organizar um sistema de gestão eficiente e se preparar para os investimentos de sucesso.

E então, gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe suas dúvidas e experiências!

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto/#/

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: guia de empréstimo