28 jul 2016

Como reduzir os custos da empresa em 5 passos

leitura de 3 min
Como reduzir os custos da empresa em 5 passos

A redução de custos é, muitas vezes, algo fundamental para que empresas consigam manter suas atividades, honrar seus compromissos e ainda garantir uma margem de lucro satisfatória. Para isso, existem algumas medidas simples para reduzir os custos e despesas que podem ser adotadas e que já oferecem retorno em curto prazo.

Confira, a seguir, algumas dicas úteis para cortar custos em sua empresa!

1. Revise o orçamento para reduzir os custos

Quando se tem o objetivo de reduzir os custos, o primeiro passo — e um dos mais importantes — é fazer o levantamento de todos os custos e compará-los com a receita. Dessa forma é possível saber qual é a representatividade de cada um deles e quais podem ser reduzidos, ou mesmo eliminados.

2. Otimize os processos

Uma forma muito eficiente de reduzir os custos é otimizando os processos. Essa tarefa pode ser feita através do mapeamento de cada atividade realizada, além do levantamento de quais falhas comprometem os resultados e quais delas não agregam valor ao produto ou serviço e, portanto, podem ser eliminadas.

Assim, é possível reduzir desperdícios (de tempo, mão de obra e recursos), que consequentemente leva à redução de custos. Além disso, os processos passam a se tornar mais eficientes.

3. Estimule o Consumo Consciente

O desperdício de papel, por exemplo, é um dos vilões dentro das empresas. Apesar de não ser um tópico muito mencionado quando se fala de reduzir os custos, é possível diminuí-los consideravelmente, mudando hábitos. O ideal é evitar ao máximo fazer impressões e utilizar papéis de rascunho para fazer anotações.

Além disso, desligar os computadores e as luzes no fim do expediente e desligar o monitor quando não estiver no recinto são algumas das atitudes que ajudam a fazer diferença no gasto com energia elétrica. Mesmo que pareça pouco, ao longo de um período essa pequena diferença pode contribuir para que o lucro seja um pouco maior — o que é uma boa coisa.

Esses são apenas dois dos exemplos de atitudes voltadas para a criação de uma cultura de consumo consciente. Ainda que a economia com cada ação desse tipo seja pequena, essas mudanças nos hábitos ajudam a criar uma cultura de cuidado e preservação com o coletivo e, pouco a pouco, pode causar grandes impactos nas despesas finais.

4. Renegocie com fornecedores

No momento em que é necessário fazer uma redução nos gastos, outra opção é tentar renegociar preços e condições de pagamento com os fornecedores. Para empresas que trabalham com fornecedor exclusivo, pode ser o momento de passar a realizar cotações com outros. Ou então, quando se tem fornecedores variados, pode ser o caso de tentar um contato exclusivo, com preços mais atraentes.

5. Automatize as atividades

Apesar de parecer contraditório falar em investimento quando se deseja economizar, a adoção de um sistema de gestão pode trazer benefícios que acabam levando à redução dos custos.

Dentre eles: redução do tempo necessário para realizar as atividades, diminuição dos erros e necessidade de retrabalho, possibilidade de gerar relatórios que ajudam a analisar os resultados e o que pode ser feito para aprimorá-los e ter maior controle sobre os processos.

Como vimos, é possível adotar mudanças simples e instantâneas que já ajudam a reduzir os custos. Além dos pontos que foram comentados, existem diversas outras medidas para que se possa diminuir os gastos. Só não esqueça de fazer uma análise dos possíveis impactos dessas ações, para que elas não impactem de forma negativa na qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. De nada adianta reduzir os custos da empresa e prejudicar, ainda mais, suas receitas!

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão