05 abr 2019

É confiável pedir empréstimo para empresas com correspondente bancário?

leitura de 4 min
É confiável pedir empréstimo para empresas com correspondente bancário?

Você sabe o que é um correspondente bancário? Talvez você já tenha ouvido falar sobre correspondentes bancários mas não sabe ao certo do que se trata ou o que faz.

Para tirar todas as suas dúvidas, neste post, iremos explicar tudo que você precisa saber sobre correspondentes bancários, o que são, como atuam e dicas de como evitar armadilhas muito comuns no mercado.

O que é um correspondente bancário ?

Correspondentes bancários são empresas autorizadas pelo Banco Central a atuar como prestadores de serviço e no atendimento de clientes de instituições financeiras, conectando bancos e financeiras que buscam serviços financeiros, normalmente empréstimos, para oferecê-los ao mercado. Em termos simples, Correspondente bancário é uma maneira de instituições financeiras atingirem mais clientes com mais rapidez através de parceiros.

Os serviços oferecidos por correspondentes bancários foram regulamentados em 2003 pelas resoluções nº3.110 e nº3.156 do Banco Central. Se quiser saber mais, clique aqui. É possível, também, conferir os termos que regulam o funcionamento dessa empresas na resolução nº 3954/11 do Conselho Monetário Nacional – CMN.

Vantagens de um correspondente bancário na hora de pedir um empréstimo PJ

Correspondentes bancários tem como objetivo facilitar o processo de contratação de um empréstimo, reduzindo os pedidos feitos diretamente aos bancos e possibilitando que o processo de solicitação de um empréstimo, desde a análise de crédito até o recebimento do dinheiro, ocorra em um curto espaço de tempo.

No Brasil, correspondentes bancários podem conceder financiamento, empréstimos, abertura de contas para depósito, ordens de pagamento, serviços de cobranças, emissão de títulos ou carnês referente aos serviços que ele mesmo está prestando.

Correspondentes Bancários podem fazer empréstimos online

Atualmente, é possível encontrar na internet muitas empresas de empréstimos online. Segundo informação do blog Portal do Empréstimo, os empréstimos realizados através de instituições financeiras e bancos são em sua maioria feitos graças a correspondente bancário que possuam sites, plataformas e aplicativos de crédito criados para realizar todo o processo de concessão do crédito, desde a solicitação da oferta, a análise do perfil de crédito do solicitante, até a aprovação  e liberação do empréstimo, o que torna a operação mais ágil, desburocratizada, totalmente online e ainda possibilita a redução do custo de crédito.

5 coisas para checar se um correspondente bancário é confiável

Separamos abaixo cinco pontos de atenção que ajudarão a buscar um empréstimo online de forma mais segura:

Não Faça Depósitos Antecipados

Empresas fraudadoras costumam pedir algum tipo de depósito antecipado para realizar a liberação do crédito. O empreendedor muitas vezes acaba depositando, no entanto esse crédito nunca é liberado e, repentinamente, a empresa facilmente deixa de existir ou, então, se apropria ilegalmente do nome de empresas legais que oferecem crédito ou trabalham no setor financeiro, para facilitar o convencimento de suas vítimas.

Não pague qualquer tipo de Taxa de análise

Empresas dentro das legislações brasileiras do ramo financeiro não pedem qualquer tipo taxa para avaliação do crédito da sua empresa. Caso alguém peça uma taxa de processamento, fuja.

Consulte o CNPJ da empresa na Receita Federal para saber sua veracidade

As empresas que realizam o trabalho de correspondente bancário precisam, previamente, informar ao Banco Central. O cliente pode, também, consultar a Razão Social e o CNPJ da empresa na Receita Federal, com o objetivo de validar a veracidade da informação. Essa informação se encontra nesse link.

Busque informações da Empresa na Internet

Na internet é possível buscar uma grande variedade de informações sobre qualquer empresa, por isso é recomendável que antes de realizar um financiamento ou um empréstimo, faça uma busca apurada sobre a empresas na internet.

Atente-se para o e-mail da empresa

Um detalhe pouco notado pelos clientes, porém muito importante, é o endereço de e-mail utilizado para contato com a empresa. Empresas fraudulentas costumam utilizar domínios públicos (ex: nome@gmail, nome@hotmail.com, nome@yahoo.com). Empresas confiáveis, legalizadas pelo Banco Central costumam ter domínios privados que se assemelham ao nome da empresa (ex: nome@54.82.20.98).

 

Quer saber mais sobre empréstimo para empresas através de um correspondente confiável? Entre no site da Biz, bizcapital.com.br,e descubra nosso produto de crédito sem garantias para a sua empresa!

ver tudo sobre: guia financeiro