26 mar 2020

Covid-19: confira as últimas notícias sobre a Pandemia do Coronavírus e os impactos no Brasil e na sua empresa

Resumo diário (26/03) das principais notícias e informações sobre como a pandemia do Coronavírus tem impactado a economia e as pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
Covid-19: confira as últimas notícias sobre a Pandemia do Coronavírus e os impactos no Brasil e na sua empresa

Hoje (26/03), o Brasil completa um mês desde que o primeiro caso de Coronavírus foi identificado em território nacional. Para mais um resumo das novidades a respeito da pandemia do Coronavírus (Covid-19) para os pequenos e médios empreendedores, vamos falar sobre o que chamou mais a atenção da mídia e dos pequenos empresários e pode afetar a sua empresa nesse período conturbado. 

O cenário atual de isolamento social e quarentena, que já é uma realidade da população, tem grandes impactos nas atividades econômicas e mudou completamente a realidade de pequenas e médias empresas. Principalmente daquelas que dependem da circulação de pessoas pelas ruas. 

Os empreendedores têm trabalhado para superar essa crise e nós, uma empresa que tem como propósito dar os recursos necessários para empresas prosperarem, estamos aqui para ser o braço direito das pequenas e médias empresas neste momento.

Confira os últimos acontecimentos de hoje (26/03):

Impactos do coronavírus: perspectiva geral 

No Brasil, já são mais de 2.900 casos confirmados e 70 mortes causadas pela complicação da Covid-19. Nesse um mês que a pandemia do Coronavírus foi confirmada em território nacional, medidas como restrição de serviços e circulação de pessoas foram tomadas em diversos estados e municípios com o objetivo de conter a proliferação da doença

Fazendo uma comparação com outros países que identificaram a presença da Covid-19 antes do Brasil, o pico de contágios não aconteceu antes de um período de 30 dias. Embora esses resultados dependam de alguns fatores, como a política de teste que foi adotada em cada local, esse cenário nos coloca em um momento crucial em relação aos resultados da proliferação do Coronavírus. (Fonte: Bem-estar, G1)

No mundo, como falamos um pouco no nosso resumo de ontem (25/03), o crescimento dos contágios de Coronavírus na Espanha tem sido crescentes e preocupantes. Por isso, o país, segundo mais atingido da Europa, prolongou o isolamento social da população por mais 2 semanas. (Fonte: G1)

Impactos do coronavírus: o que mais afeta minha empresa?

De acordo com o Sebrae, os setores mais afetados com a crise do Coronavírus são os do turismo, moda, beleza, economia criativa e alimentação. Para esses empreendedores e os de muitos outros setores, é um momento de se organizar, reinventar o modo de ver o mundo dos negócios, pensar em soluções criativas e sempre estar atento às movimentações do mercado. 

Quando olhamos para a economia global, hoje o cenário foi contornado por algumas notícias positivas.

Com uma preocupação dos impactos sociais e econômicos do Coronavírus em todo o mundo, o grupo G-20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, se reuniu e decidiu colocar mais de US$ 5 trilhões na economia global. Dentre outros objetivos, o grupo se comprometeu a ajudar na preservação da estabilidade do mercado, na retomada do crescimento econômico e em minimizar as interrupções do comércio no mundo todo. (Fonte: Agência Brasil)

Em paralelo a isso, foi aprovado, nos EUA, o maior plano de resgate econômico da sua história. No país, mais de US$ 2 trilhões serão destinados à pessoas e empresas no intuito de reverter a crise econômica causada pelo Coronavírus. (Fonte: El Pais)

Serviços essenciais no Brasil

Meu serviço precisa continuar funcionando durante o isolamento social? O serviço necessário para manutenção do meu negócio está funcionando? Descubra aqui a lista de alguns dos serviços essenciais, que devem continuar funcionando sem deixar de seguir as orientações do Ministério da Saúde (Fonte: G1): 

  • lotéricas;
  • serviços de energia elétrica;
  • serviços de petróleo;
  • atividades de pesquisa, científicas, laboratoriais ou similares relacionadas com o vírus Covi-19;
  • representações judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas públicas; 
  • serviços de pagamento, de crédito e de saque e aporte prestados por instituições supervisionadas pelo Banco Central (BC)
  • fiscalização do trabalho

Dicas para empreendedores

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) criou, no dia 21/03, um espaço gratuito para ajudar o pequeno empreendedor a reagir à crise causada pelo Coronavírus. Os conteúdos contem com orientações de especialistas sobre como ampliar vendas, minimizar as consequências da crise e atingir da melhor forma seus clientes.

Para acessar o portal de ajuda para pequenos empreendedores, basta acessar este link e criar o seu cadastro!

Como podemos ajudar mais?

O nosso resumo diário tem ajudado a sua empresa a estar mais preparada para a crise causada pela pandemia do Coronavírus? Confira aqui o resumo dos últimos dias!

Com o turbilhão de informações que estão chegando todos os dias por diversos canais, é importante ir atrás de fontes confiáveis e seguras para se preparar para este momento. Entender o cenário é também se preparar para os próximos golpes dessa luta. Contem com a gente! 
E, como uma empresa de empréstimo online, oferecemos financiamentos empresariais que podem te ajudar a ter um caixa reservado para sair dessa crise com a sua empresa pronta para crescer de forma saudável. O que você está esperando? Pede Biz!

ver tudo sobre: dicas de gestão