14 dez 2017

Crédito empresarial: guia completo para investir na sua empresa

leitura de 7 min
Crédito empresarial: guia completo para investir na sua empresa

O crédito empresarial é uma ferramenta importante para a manutenção e o crescimento de uma empresa, seja para compor o capital de giro, seja para pagar dívidas, financiar bens ou realizar investimentos,

No entanto, esse crédito pode trazer novos problemas em vez de resolvê-los, caso não sejam tomados os devidos cuidados em relação à escolha da empresa fornecedora.

O Poder Judiciário está abarrotado de processos movidos contra empresas fornecedoras de crédito empresarial que cobram juros abusivos, que não cumprem o acordado no contrato, que negativam o nome dos clientes indevidamente, entre outros casos.

Nos noticiários, também não são raros os casos de golpes e fraudes.

Neste texto, vamos ajudar a entender o que é preciso para escolher uma empresa confiável para contratar crédito empresarial. Confira!

Como funciona o crédito empresarial?

O crédito empresarial é como um empréstimo normal feito a uma pessoa física ou como o crédito oferecido por cartão ou financiamento, por exemplo.

A única diferença é que, como quem adquire o crédito é uma pessoa jurídica, uma empresa, existem instituições que oferecem condições diferenciadas, levando em consideração algumas particularidades de cada caso e cada negócio.

Qual é o momento certo de fazer um crédito para empresa?

Veja algumas ocasiões em que vale a pena fazer um crédito para sua empresa:

  • Necessidade de capital de giro.
  • Desejo de expandir o negócio.
  • Necessidade de adquirir máquinas e equipamentos.
  • Pagamento de uma dívida mais alta.
  • Consolidação de empréstimos em bancos diferentes.
  • Preparar a empresa para um evento especial.

Quais empresas oferecem crédito empresarial?

O crédito pode ser oferecido por instituições financeiras especializadas (bancos, agências e outras empresas), que podem ser públicas ou privadas.

Nos últimos anos, tem-se observado o fenômeno da “desbancarização”, ou seja, muitos consumidores e empresários têm buscado serviços financeiros fora dos bancos, para fugir da burocracia e dos altos custos.

Assim, tem crescido a oferta de crédito por outras instituições privadas, que prometem condições melhores e mais acessíveis.

Como escolher a melhor empresa fornecedora de crédito empresarial?

O que o empresário e gestor precisa ter em mente é que adquirir crédito com uma empresa é como fechar qualquer contrato: é preciso conhecer a pessoa com quem você está contratando!

  • Você contrataria a prestação de serviços de alguém sabidamente desonesto?
  • Você fecharia negócio com alguém que não age de forma profissional e que coleciona problemas e processos na Justiça?
  • Se soubesse de um amigo ou conhecido que já foi trapaceado por uma pessoa, você confiaria nela prontamente?
  • Você confiaria os dados da sua empresa a outra da qual nunca ouviu falar ou que age de forma suspeita?

Com certeza, não. Logo, não subestime a importância de procurar saber qual é a empresa com a qual pretende contratar.

Além disso, é preciso analisar todas as condições do crédito que está sendo oferecido. Por maior que seja a necessidade da sua empresa, adquirir o crédito pode não compensar, caso saia caro demais e atrapalhe outras ações e setores do seu negócio.

Quais os problemas e riscos mais frequentes ao adquirir crédito empresarial?

Negação do crédito contratado

Muitas empresas prometem crédito e acabam concedendo menos do que foi contratado, sempre adiando a liberação, mediante promessas. Há aquelas que não liberam o dinheiro nunca e, mesmo assim, cobram normalmente as parcelas do empréstimo.

Cláusulas contratuais abusivas

O crédito empresarial, geralmente, é fornecido por meio de um contrato de adesão, ou seja, um contrato que já vem com as cláusulas previamente redigidas, não sendo aceita discussão ou flexibilização de nenhuma cláusula.

No auge da necessidade ou da pressa, muitos empresários assinam esses contratos sem sequer lê-los ou entendê-los. No futuro, percebem que muitas dessas cláusulas são abusivas, exigem prestações desproporcionais, juros ilegais ou outras condições que contrariam a legislação.

Execução prematura da dívida

Não são raros os casos de empresários surpreendidos com protestos, processos judiciais e cobranças prematuras de dívidas, antes do vencimento ou antes de notificações informais ou tentativas de contato e renegociação.

Muitas empresas fornecedoras de crédito adotam condutas antiprofissionais e abusivas para cobrar de seus contratados, e isso pode prejudicar o seu negócio.

Negativação

Assim como procedem à execução prematura da dívida, muitas empresas também procedem à inscrição do nome de seus clientes em órgãos de serviço de proteção ao crédito sem sequer comunicarem ou até mesmo indevidamente.

Algumas fornecedoras de crédito chegam ao ponto de inscrever não só o nome da pessoa jurídica no SPC e na Serasa, mas também os nomes dos sócios, o que não é permitido por lei.

Estelionato e outros crimes

Um dos mais graves problemas acontece quando a empresa usa a promessa de crédito como artifício para lucrar indevidamente, enganando as empresas clientes (crime de estelionato) ou quando faz uso dos dados das empresas clientes para cometer outros crimes, falsificar documentos e outras infrações, colocando-as sob risco.

O que observar ao escolher uma empresa fornecedora de crédito empresarial?

Referências

Parece uma dica básica, mas é de extrema importância procurar saber sobre outras empresas que já fecharam negócio com a que você pretende contratar, averiguar se tiveram problemas ou se ficaram satisfeitas com o serviço.

Histórico

A empresa é alvo de muitos processos judiciais? Ela apareceu recentemente na mídia envolvida em casos de golpes, fraudes, sanções administrativas ou ações do Ministério Público e órgãos reguladores? Uma pesquisa pode fornecer essas respostas.

Propaganda e ofertas

Fique atento às empresas que oferecem soluções milagrosas ou claramente insustentáveis, especialmente em se tratando de empresa pequena ou pouco conhecida no mercado.

Se a divulgação esconder dados essenciais da empresa ou da oferta, esse também é um aspecto do qual se deve suspeitar.

Regularidade da empresa

Pesquisas simples, como o CNPJ ou o endereço da empresa, podem ajudar a descobrir se se trata de falsária ou de empresa irregular.

Exigências para a liberação do crédito

Os dois extremos requerem atenção. Certas empresas prometem crédito sem sequer buscarem conhecer a realidade da empresa cliente. Essa falta de cuidado pode significar que a empresa não terá o compromisso de conceder o crédito contratado.

Por outro lado, também existem empresas que fazem exigências desproporcionais (garantias muito altas, entradas abusivas etc.). Isso também pode indicar a intenção de apropriação dos bens da empresa cliente sem a contrapartida contratada. Seja cauteloso!

O crédito empresarial pode livrar a sua empresa de enrascadas ou colocá-la em uma. Fique muito atento antes de confiar os seus dados e comprometer o patrimônio e o futuro da sua empresa a uma instituição fornecedora de crédito.

E aí, gostou das dicas deste artigo? Nós, da BizCapital, estamos aqui para ajudar empresários que desejam ver o seu negócio decolar! Para conferir outras dicas sobre o mundo do empreendedorismo, siga as nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.

Conheça melhor a nossa empresa pelo site bizcapital.com.br e para solicitar um empréstimo sem garantias de maneira rápida e fácil, acesse: bizcapital.com.br/pedido 😉

ver tudo sobre: dicas de gestão