28 mar 2019

Financiamento para franquias: qual é a melhor opção?

leitura de 4 min
Financiamento para franquias: qual é a melhor opção?

Conheça a melhor opção de financiamento para franquias e invista no crescimento rápido e saudável do seu negócio. 

O espírito empreendedor faz parte da alma do brasileiro. Segundo um estudo feito pelo Sebrae, a cada 100 habitantes do país em idade adulta, 36 deles estão praticando alguma atividade empreendedora. Abrir uma franquia é visto por muitos como uma ótima maneira de investir ou de fazer uma empresa crescer ainda mais.

Mas crescimento rima com investimento e franqueadores e franqueados podem e devem procurar opções além do capital próprio para financiar esse crescimento. Nessas horas, muitos empresários acabam optando pela contração de crédito.

Se você tem interesse em expandir o seu negócio, mas precisa de opções que possam viabilizar esse seu objetivo, continue a leitura deste artigo e entenda quais são as principais formas de conseguir um empréstimo para redes de franquia.

E aí, vamos começar?

Quais as vantagens do sistema de franquias?

Por ser uma modalidade muito atrativa para quem empreende, em 2018, com a retomada da economia, o setor de redes de franquia voltou a crescer no Brasil. É o que mostra a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising.

Mas antes de falar sobre as opções de crédito e financiamento para franquias, é importante que você entenda quais são os benefícios e porque tanta gente prefere investir nesse modelo de negócio. Confira abaixo:

  • Utilização de uma marca já testada e reconhecida no mercado

Imagine abrir uma rede de fast-food em um shopping center sem estar associado a uma franquia. Imagine-se agora com o mesmo ponto, oferecendo o mesmo produto, só que com o apoio de uma marca internacional no seu letreiro. Consumidores gostam do que já conhecem e se sentem mais atraídos por novas lojas sempre que a marca já é familiar.

  • Padronização dos processos e implementações

Implantar um novo processo do zero não é tarefa trivial. Negociar contratos com fornecedores, treinar pessoas, criar novos produtos é mais fácil quando se tem por trás um grupo franqueador que já tem algumas dessas respostas prontas.

  • Orientação e assistência na administração do negócio

Para o controle e bom funcionamento do negócio e, consequentemente, da rede como um todo, um treinamento completo de gestão é passado por parte da franqueadora, que continua acompanhando os resultados e oferecendo suportes e consultorias caso surjam problemas ou burocracias.

Quais são as opções de financiamento para franquias?

Ser um franqueado também significa estar sujeito a forças fora do seu controle. Uma campanha publicitária bem sucedida, uma mudança de marca ou uma renovação da loja podem exigir investimentos que o empreendedor não está pronto para realizar.  Por isso, solicitar um financiamento para franquias pode ser uma boa saída.

Para não perder o controle financeiro e evitar problemas futuros, o ideal é procurar a alternativa de crédito mais vantajosa e segura para a sua situação. Separamos aqui as principais e vamos falar melhor sobre cada uma delas:

Financiamento entre franqueador e franqueado

A primeira opção para o franqueado que precisa financiar o investimento é fazer um acordo diretamente com o dono da franchising. Aqui, tanto franqueador quanto franqueado são beneficiados, mas é preciso que haja a estipulação de um contrato e um maior comprometimento das duas partes envolvidas, já que a relação vai ser direta.

Além disso, o valor envolvido é limitado e caso seja necessário mais um montante para servir como capital de giro, por exemplo, cabe ao franqueado buscar outros meios de consegui-lo.

Linhas de crédito de instituições financeiras públicas e privadas

As linhas de crédito dos bancos públicos e privados são mais uma alternativa para quem precisa financiar o investimento em uma rede franqueada.

Apesar de existirem muitas opções disponíveis e conhecidas no mercado, como Caixa Econômica Federal, BNDES ou Banco do Brasil, é preciso ter mais cautela – por ser uma opção com certo risco de endividamento – e paciência – por ser um processo bem mais complicado, burocrático e demorado de ser efetivado.

Empréstimos online

Por fim, uma possibilidade muito mais rápida e transparente para quem precisa de dinheiro para investir na sua franquia pode ser o empréstimo online. Uma nova modalidade mais ágil e que veio para desburocratizar e revolucionar todo o processo de contração de crédito. Em poucos dias o valor já é liberado e você pode seguir com seus planos e objetivos.

A BizCapital é especialista em empréstimos online e nós estamos aqui para te ajudar a alcançar seus objetivos!

Conheça melhor a nossa empresa pelo site bizcapital.com.br e para solicitar uma proposta de empréstimo sem compromisso, acesse: bizcapital.com.br/direto 😉

ver tudo sobre: guia financeiro