13 set 2017

Crédito: risco ou oportunidade?

Para reduzir os custos de operação da empresa é necessário aplicar um capital adiantado, que na maioria dos casos não está disponível para a empresa
leitura de 3 min
Crédito: risco ou oportunidade?

O empréstimo é um risco ou oportunidade para a sua empresa? Qual o momento certo de pedir um? É o que vamos falar neste artigo. Veja tudo e saiba se chegou a hora para o seu negócio.

Fonte:  administradores.com

Link:  https://administradores.com.br/noticias/credito-risco-ou-oportunidade

Data: 13 set 2017

Se você é empreendedor ou gestor de uma empresa, certamente já passou por aqueles momentos preocupantes em que se questiona se os recursos em caixa serão suficientes para honrar os compromissos empresariais. Por outro lado, também já deve ter imaginado como seria se tivesse mais capital para investir, expandir o negócio e aproveitar oportunidades do mercado.
Em ambos os casos, a busca por crédito por ser uma boa solução.

Porém, é comum que alguns empresários ainda vejam o empréstimo como algo negativo. Portanto, não como uma solução que irá permitir um período de mais tranquilidade para a empresa ou que vá ajudar a alavancá-la em oportunidades de crescimento.

Essa decisão depende de diversos fatores. O que devemos analisar com atenção é o momento que a empresa está, e qual será o destino do uso do capital. Por isso, acho que vale uma reflexão importante.

Risco ou oportunidade? Em que situações devemos pedir um empréstimo?

Um dos casos em que se pode pedir crédito é para o capital de giro da empresa. Pegar empréstimo para esse fim é positivo quando o custo de financiar o prazo de pagamento para o cliente é compensado pela margem que aquele negócio traz. Assim como pelo valor que o prospect terá para a empresa no médio e longo prazo. Outra razão é manter o estoque de matéria-prima ou de mercadorias que terão saída em um prazo esperado e que permitirão o pagamento das parcelas do empréstimo tomado.

Muitas vezes, para reduzir os custos de operação da empresa é necessário aplicar um capital adiantado. Pois na maioria dos casos não está disponível para a empresa. Se o grau de segurança que você tem com relação a aproveitar oportunidades como, por exemplo, aumentar eficiência de máquinas, equipamentos, tecnologias e infraestrutura da organização, procurar por um empréstimo pode ser uma solução viável.

Outra possibilidade é trocar dívidas contraídas no passado a juros mais altos. Ou até em produtos menos adequados às necessidades de sua empresa, por linhas de crédito mais apropriadas com o momento da companhia, seja por sua finalidade ou por suas características.

Por fim, acho importante ressaltar que é comum que alguns empresários façam empréstimos sem levar em consideração as atividades e o porte de suas empresas. Nesse caso, tenho a obrigação de dar um alerta – não cometa o mesmo erro!

Antes de assinar qualquer empréstimo, pesquise as condições oferecidas e veja se os valores dos juros estão dentro daquilo que você pode arcar no futuro. Boa sorte e bons negócios!

Daniel Orlean — CMO e Sócio-fundador da BizCapital, fintech que tem como principal objetivo desburocratizar e tornar mais eficiente o processo de concessão de crédito para o micro e pequeno empreendedor.

ver tudo sobre: guia financeiro