14 abr 2020

Crise da Covid-19: as últimas notícias sobre o novo Coronavírus

Resumo diário (14/04) das principais notícias e informações sobre a crise da Covid-19 e seus impactos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Crise da Covid-19: as últimas notícias sobre o novo Coronavírus

Quase completando um mês de isolamento social nas principais regiões brasileiras, a crise da Covid-19 ainda parece que vai dar muita dor de cabeça para a população mundial. Sem saber o prazo de validade, continuamos seguindo às medidas de prevenção do isolamento social e cuidados com a higiene para minimizar a proliferação e os impactos do vírus.

Já estamos também na nossa terceira semana da Seção Coronavírus, parte da nossa campanha #salveopequenonegocio, que conta com resumos diários sobre a crise da Covid-19 e seus impactos no mundo e no Brasil. Na seção, todo empreendedor pode conferir o que aconteceu nas últimas semanas e ficar sempre atento às novidades no mercado e na saúde mundial. 

Então, vamos ao resumo de hoje (14/04)? Saiba os pontos mais importantes da crise e os impactos na vida e nos negócios dos pequenos empreendedores.

Crise da Covid-19: perspectiva geral

No Brasil, a preocupação com o crescente número de mortes por complicações da Covid-19 é cada vez mais presente. Nas últimas 24 horas, os dados mostram um novo recorde de vítimas fatais pela doença, com 204 notificações. Assim, somando um total de 1.832 mortes em território nacional. Quando olhamos para o total de infectados, os números apontam 25.622 confirmados. (Fonte: G1)

No entanto, ainda há uma grande suspeita de subnotificação e distância do conhecimento dos números reais. Um estudo realizado pelo nosso Diretor de Marketing e Vendas, Marcelo Prado, junto ao Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde, da PUC Rio, aponta que os números conhecidos podem apontar apenas 8% dos casos reais do país, que podem ser até 12 vezes maior que o oficial. (Fonte: O Globo)

Além disso, o Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, um dos estados mais atingidos do país, anunciou nas redes sociais que faz parte do balanço mais recente e seu teste de Covid-19 veio com o resultado positivo. (Fonte: G1

No mundo, o cenário também é preocupante. A Índia, também afetada pela crise da Covid-19, decidiu prorrogar o isolamento social como medida de prevenção à proliferação do vírus até o dia 3 de maio. O continente africano já passa de 15.000 casos confirmados de pessoas infectadas. A Espanha, uma das principais afetadas da Europa, voltou a registrar um crescimento no número de mortes diárias. 

Dentre as notícias mais esperançosas do dia, estão a volta ainda receosa do comércio em cidades italianas (Fonte: UOL) e a China aprovou o início dos testes de duas vacinas experimentais contra a Covid-19 (Fonte: Agência Brasil).

Crise da Covid-19: empreendedores e economia

Olhando para uma perspectiva econômica, a crise da Covid-19 definitivamente não vem trazendo bons frutos. E, os principais afetados por esse momento serão os pequenos negócios, principalmente, aqueles que dependem da receita mensal para continuar com as portas abertas. 

Além de consequências intensas para a economia, estamos falando de um cenário muito incomum. O Fundo Monetário Intenacional (FMI) prevê contração de 3% na economia global, queda que não é vista há 90 anos. No Brasil, essa redução é ainda mais forte: a estimativa é de 5,3%. No entanto, o FMI alerta que, assim como a evolução da pandemia no panorama mundial, a previsão é pautada por um cenário de incerteza geral. (Fonte: El País)

Além disso, o auxílio emergencial destinado para trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs já foi entregue para mais de 34 milhões de brasileiros e a ajuda de R$ 600,00 continua sendo distribuída para os beneficiados. Confira no nosso resumo do dia 09/04 quem pode receber o auxílio e como solicitar. (Fonte: Exame)

Dica para empreendedores

Ainda em período de Coronavírus, muitas instituições públicas e privadas estão produzindo conteúdos, cursos e transmissões ao vivo para ajudar empreendedores a driblar a crise da melhor forma para suas empresas.

Pensando em também fazer a diferença para os pequenos negócios, vamos usar esse espaço para reforçar e apresentar alguns sites e plataformas que estão disponibilizando conteúdos de forma gratuita: 

  • USP (Marketing e Vendas, Marketing Digital, Estrutura Jurídica e Financeira)
  • Unesp (Ambiente de trabalho, Psicologia da Educação, Filosofia Política)
  • CATE (Trabalho e Empreendedorismo, Gestão de Negócios, Economia Criativa, Marketing Digital)
  • FGV (Análise Introdutória de Crédito, Como Fazer Investimento)
  • Senai (Economia Circular, Empreendedorismo, Finanças)

(Fonte: UOL)

Como podemos ajudar mais?

Como uma empresa de crédito empresarial, queremos dar total apoio a todos os nossos clientes e empreendedores brasileiros neste período conturbado provocado pela crise da Covid-19. Por isso, ninguém melhor do que você, empreendedor, para nos contar como podemos te ajudar melhor. 

Deixamos por aqui sempre um convite e um espaço para você trocar com a gente as suas experiências e expor suas opiniões. Assim, conseguimos te ajudar melhor e quem sabe as suas ideia também podem fazer a diferença na empresa de outro empreendedor?

Por fim, se é de capital de giro que você precisa para se tranquilizar e manter a sua empresa funcionando na crise da Covid-19, você também pode contar com a Biz, sabia? Conheça mais sobre nosso empréstimo para empresas!

ver tudo sobre: dicas de gestão