22 out 2018

Empréstimo Online: Dicas de segurança para pedir um

leitura de 6 min
Empréstimo Online: Dicas de segurança para pedir um

Uma ótima alternativa para empresários que precisam de dinheiro rapidamente, o empréstimo online vêm ganhando visibilidade por serem seguros e bem mais vantajosos do que os tradicionais, feitos diretamente nas agências bancárias. Atraindo cada vez mais empreendedores, aqui vão dicas de segurança para melhorar sua experiência.

Seja para quitar pequenas dívidas, seja para usar como investimento ou capital de giro e impulsionar o negócio, seja para renovar estoques ou então para suprir uma necessidade urgente de aumentar a receita. Os motivos podem ser os mais diversos possíveis e, muitas vezes, na pressa de conseguir algo rápido e fácil, você pode acabar não prestando atenção e caindo em armadilhas.

Por isso, se é empresário e está interessado em aderir um empréstimo online, confira as dicas que daremos neste post e saiba como se prevenir contra as fraudes presentes na internet.

4 dicas para ter uma experiência segura envolvendo empréstimo online

Quanto mais fácil é o acesso ao empréstimo, maiores são as chances de ser um golpe. Alguns deles até utilizam nome e logo de instituições de crédito conhecidas e renomadas no mercado.

Para te ajudar a evitar casos como o que citamos no tópico anterior, separamos 4 dicas muito importantes. Veja abaixo:

Não divulgue o seu número de telefone em comentários de posts em redes sociais

Ao divulgar o número de telefone ou outros dados pessoais em comentários de posts as suas informações ficam expostas para quem passar por ali. Muitos fraudadores se utilizam disso para encontrar pessoas que se demonstraram interessadas em um empréstimo online e entram em contato para oferecer uma proposta supostamente muito atraente.

Não acredite em promessas incríveis

Os empréstimos online são realmente mais ágeis e facilitadores do que os convencionais, mas tome cuidado para não acreditar em promessas irreais. Por exemplo, muitos golpistas nem se preocupam em solicitar uma análise de crédito antes de aprovar o seu pedido. Mais uma vez: isso não existe!

O que mantém a empresa que irá te fornecer um empréstimo é justamente o valor das parcelas que você irá pagar. Assim, é comum e natural que sejam solicitados documentos que comprovem o seu histórico de crédito e a sua renda mensal.

Não realize nenhum tipo de pagamento ou depósito adiantado

Como já falamos aqui, pedidos de pagamentos adiantados com a finalidade de liberar o dinheiro do empréstimo são uma furada. Empresas sérias nunca fazem essa solicitação. Você só começa a pagar depois que tiver o valor recebido e qualquer taxa ou seguro já estará incluso no valor dessas parcelas.

Além disso, para facilitar o entendimento do cliente ao analisar as diferentes opções de crédito ofertadas por bancos e instituições financeiras, o Banco Central Brasileiro, através da resolução nº 3.517, estipulou a divulgação do Custo Efetivo Total (CET) no momento da contratação do empréstimo.

A CET é uma taxa que é calculada levando em conta todos os custos e encargos da operação de crédito, incluindo a taxa de juros, tarifas, seguros, tributos, custos relacionados a registro de contrato e outras despesas cobradas na operação, fazendo com que a taxa final aumente. Assim, quando considerados todos os outros custos envolvidos, a instituição com a menor taxa de juros nem sempre é mais vantajosa para a consumidor.

Consulte as avaliações da empresa no TrustPilot

O TrustPilot é um site muito confiável que, subdividindo por categorias, publica resenhas e avaliações dos consumidores de empresas online. Lá você tem acesso às notas e às experiências que cada usuário teve ao contar com os serviços daquela instituição. É uma excelente ferramenta para buscar o nome da empresa que você encontrou na internet e avaliar se ela é realmente segura ou não.

Clique aqui e confira as avaliações que os nossos clientes fazem da BizCapital!

Qual é a reclamação mais comum?

A maior inseguranças que podem estar relacionados a um empréstimo envolve o pagamento adiantado de uma taxa para a liberação do suposto empréstimo, que, na verdade, não existe.

Funciona assim: você encontra na internet um site oferecendo ótimas condições e solicita o empréstimo. A pessoa diz que você está aprovado, mas, para ter acesso ao dinheiro, precisa realizar o depósito de uma pequena quantia – a mesma pode receber alguns nomes para parecer confiável, como taxa de abertura de crédito, depósito de segurança, taxa de cartório, entre outros.

Mas a realidade é que isso não existe! Empréstimos sérios e confiáveis nunca, em hipótese alguma, irão pedir o pagamento de qualquer valor adiantado. Todas as taxas e seguros já estão embutidos no custo das parcelas que você irá pagar depois de receber o valor que solicitou.

Fique atento! Caso você se depare com alguma situação parecida com essa, não finalize o acordo e denuncie o fraudador.

Busque informações somente no site oficial da empresa

Como você viu, a atenção redobrada é essencial na hora de optar por um empréstimo online. Tenha certeza de que a empresa é séria e de que você não está em um site fraudulento.

Empréstimos confiáveis e sem garantia existem e estão se tornando cada vez mais comuns. Na grande maioria dos casos, sites honestos de correspondentes autorizadas pelo Banco Central possuem algumas características que te permitem detectar que não se trata de um golpe. Veja quais são elas:

  • Na barra de endereço do site, é possível encontrar o desenho de um cadeado. Ele garante que todas as informações compartilhadas por ali são transmitidas com segurança;
  • No rodapé do site você pode encontrar o nome do banco ao qual a fintech é correspondente bancária;
  • Depósitos e pagamentos antecipados NUNCA devem ser solicitados.

Por serem mais ágeis e bem menos burocráticos, os empréstimos online são uma boa opção para os micro e pequenos empreendedores que precisam de dinheiro rápido. Siga as orientações que passamos neste texto e garantimos que você terá uma ótima experiência com eles.

A BizCapital é especialista nesse assunto e pode te ajudar: em nossa Central de Dúvidas você encontra todas as informações que precisa!

E aí, gostou deste artigo? Nós, da BizCapital, estamos aqui para ajudar empresários que desejam ver o seu negócio decolar! Fique de olho em nosso blog e confira outras dicas sobre o mundo do empreendedorismo.

Conheça melhor a nossa empresa pelo site www.bizcapital.com.br e para solicitar um empréstimo sem garantias de maneira rápida e fácil, acesse: bizcapital.com.br/direto 🙂

ver tudo sobre: guia financeiro