24 nov 2016

Gestão de custos para empresas: saiba como recuperar suas finanças!

leitura de 4 min
Gestão de custos para empresas: saiba como recuperar suas finanças!

Realizar uma boa gestão de custos é fundamental para o sucesso financeiro de todo negócio. É essencial que o gestor conheça os processos da própria empresa para administrar e controlar os custos gerados em todas as etapas produtivas.

Quando os custos não são conhecidos ou mesmo se tornam de difícil identificação, fica impossível estabelecer um preço final justo e que realmente represente o quanto foi investido para que o produto ou serviço existisse.

Uma gestão de custos ineficiente leva o gestor a ficar de mãos “atadas” para realizar novos investimentos, potencializar as vendas e alcançar melhores resultados.

Para entender melhor sobre o assunto e saber como recuperar as finanças do seu negócio com uma boa gestão de custos, continue a leitura!

O que é gestão de custos?

A gestão de custos deve fazer parte da estratégia de toda empresa, não apenas como ações que visam cortar gastos, mas como um importante instrumento no processo de tomada de decisão, gerando informações úteis que possibilitem o conhecimento do desempenho de cada atividade e que auxiliem no controle, planejamento e desenvolvimento das operações.

Gerir os custos decorrentes das operações realizadas pela empresa não significa apenas estabelecer corte de gastos, mas identificar investimentos desnecessários que podem ser eliminados (ou reduzidos) ou mesmo potencializar outros que resultem em maior qualidade ou volume de vendas.

Como fazer uma boa gestão de custos?

Mantenha o registro de todos os gastos

Para uma gestão de custos eficiente, é primordial manter todos os gastos registrados. Mas muito além de manter o registro, é necessário realizar uma categorização entre os custos fixos e variáveis. Por exemplo: os custos fixos dizem respeito aos encargos e salários trabalhistas, aluguel, luz, água, etc. Já os gastos variáveis (aqueles que podem variar por mês) são multas, comissões, entre outros.

Sabendo dos gastos decorrentes do próprio negócio, fica mais fácil identificar aqueles que são desnecessários. Ou seja, o gestor poderá otimizar investimentos apenas onde realmente é necessário e cortar aqueles que não vão interferir na qualidade e nem no volume de vendas planejado.

Fique atento aos valores de estoque

Estoque parado, dinheiro parado. Dependendo do tipo de produto que uma empresa trabalha, o nível de estoque incorreto pode ser o fim do negócio. Além disso, níveis adequados de estoque impactam diretamente o giro de caixa e os custos.

Uma gestão correta de estoque reflete positivamente no financeiro da empresa. Por isso, leve em consideração:

  • lead time de entrega: qual o prazo que o fornecedor consegue entregar os produtos vendidos (ou se o caso for o cliente final, em quantos dias a entrega ao cliente poderá ser feita)? Tenha em mente que abarrotar o estoque com itens que não têm demanda representa maiores custos de armazenamento, mão de obra, etc. Em contrapartida, realizar vendas e não ter determinada mercadoria disponível leva à insatisfação dos clientes e, consequentemente, prejuízos. O fundamental é encontrar o equilíbrio entre as vendas e as compras para manter um estoque adequado;
  • previsão de demandas: com um inventário atualizado, é possível realizar previsões de vendas e, assim, trabalhar com um estoque mais enxuto – sem excessos e faltas.

Adote uma solução tecnológica

A utilização de softwares de controle financeiro é uma importante opção para o controle de custos de uma empresa. Muitos gestores ainda lidam com centenas de papéis e planilhas separadas, impossibilitando qualquer integração das informações geradas nos mais diversos setores.

Ao adotar um sistema de gestão, a empresa passa a saber, detalhadamente, o quanto recebeu, os valores a receber, o quanto investiu e gastou com contas e despesas, além do valor que gastará até o final do mês.

Ao fazer uso de um software de controle financeiro, o gestor terá uma visão geral dos lucros da empresa e poderá comparar, mês a mês, seus gastos e receitas. Assim, será possível saber se a empresa extrapolou o orçamento em um determinado mês e o quanto ela precisa economizar para voltar ao normal.

E aí, gostou do nosso post? Sua empresa mantém uma gestão de custos eficiente? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e ajude outros empresários a lidarem com seus gastos!

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão