02 abr 2020

Impactos do Coronavírus: as últimas notícias sobre a Covid-19

Resumo diário (02/04) das principais notícias e informações sobre a pandemia do Coronavírus e seus impactos para a economia e as pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Impactos do Coronavírus: as últimas notícias sobre a Covid-19

A crise causada pelos impactos do Coronavírus trouxe um cenário de instabilidade para as pequenas e médias empresas. Estar perto, comunicar, fidelizar e conseguir satisfazer os seus clientes em um período de isolamento social não é das tarefas mais fáceis.

Neste momento, é muito importante que o seu negócio esteja preparado para o que está por vir, para agarrar as melhores oportunidades e contornar as piores consequências o mais rápido possível. 

Por isso, compartilhamos conteúdos todos os dias aqui no nosso blog para te ajudar a sair melhor desta crise provocada pela Covid-19. Na nossa seção do Coronavírus, você pode conferir resumos sobre os principais acontecimentos e notícias relacionados ao vírus todos os dias. 

Empreender é também resistir aos cenários mais preocupantes e nós queremos te ajudar a estar atualizado com tudo o que está acontecendo no mundo, no Brasil e, principalmente, nos negócios. Nesse sentido, ter acesso a informação útil e de qualidade neste momento pode fazer a diferença para você preparar seu plano de ação com um bom conhecimento do contexto.

Então, vamos começar o nosso resumo? Confira tudo o que rolou sobre o vírus causador da Covid-19 no dia 02/04!

Coronavírus e seus impactos: perspectiva geral

Em todo o mundo, já há um milhão de casos infectados pelo vírus causador da Covid-19. No Brasil, já são registradas quase 300 mortes causadas pela complicação do novo Coronavírus e esse número vem crescendo cada vez mais todos os dias. Hoje, 02/04, tivemos um recorde com 58 mortes em 24 horas no território nacional. (Fonte: UOL)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) continua reforçando a importância do isolamento social como medida de prevenção à proliferação do novo Coronavírus, além de também apontar para atenção à medidas de higiene. Propôs que sejam construídas estações de higienes para regiões mais pobres e, ainda, reforçou a importância das redes de assistência social, para dar acesso à comida e outros itens essenciais durante esta crise. (Fonte: G1)

O Ministério da Saúde, no Brasil, convocou o registro obrigatório de 14 categorias da área de saúde para se disponibilizarem a  trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à Covid-19. As categorias convocadas, de acordo com portaria publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), deverão preencher este formulário e participar do curso de capacitação. (Fonte: G1)

Coronavírus e seus impactos: empreendedores e economia

Para os pequenos negócios e os trabalhadores informais, o momento ainda é tenso e envolve tentativas de se reinventar para manter a receita mesmo nas situações adversas provocadas pela Covid-19. Entregas de produtos em domicílio e o uso da presença online tem sido algumas das estratégias utilizadas, mas a esperança é que a proliferação do Coronavírus diminua para contribuir com a volta das atividades normais dessas empresas.

Como comentamos nos resumos dos últimos dias, algumas iniciativas foram tomadas pelo governo e instituições privadas para tentar apoiar a sobrevivência dos pequenos negócios no Brasil. Dentre elas, a de que trabalhadores informais receberam sanção de auxílio de R$600, como comentamos com mais detalhes no nosso resumo do dia 27/03.

Hoje, o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou o projeto aprovado pelo Congresso nesta quarta (01/04) para amenizar os efeitos do novo Coronavírus na economia. No entanto, o texto não se encontra no Diário Oficial da União e, por isso, ainda não está valendo. Quando questionado, o presidente afirmou estar aguardando uma Medida Provisória (MP) que garanta a legalidade do gasto extra e que o projeto deve sair em breve. (Fonte: G1)

Dicas para empreendedores

A nossa campanha #salveopequenonegocio está só começando e nós já conseguimos colocar algumas ações no ar: 

  • Demos carência de 2 meses para todos os nossos clientes adimplentes. Assim, poderão usar o caixa da empresa para o que realmente importa neste período de crise. 
  • Oferecemos dicas e ajuda para pequenos negócios em todas as nossas redes sociais. Confira o conteúdo no nosso Facebook, Instagram e Linkedin
  • Na próxima semana, vamos abrir o espaço do nosso Instagram para dar visibilidade para as pequenas empresas que participarem mandando fotos, marcando a BizCapital com a hashtag #salveopequenonegocio. Confira a ação nesta publicação!

Nos acompanhe em todas as redes sociais. Assim, você não vai perder a oportunidade de participar de nenhuma dessas iniciativas.

E nós queremos fazer muito mais por vocês. Nosso próximo passo será uma live, em parceria com a Assertiva sobre “Como evitar a inadimplência e garantir a fidelização do cliente nesse momento de crise?”. A transmissão acontecerá no Instagram da BizCapital na data e horário indicados:

  • Data (Ao Vivo):  8 Abril, 2020 – próxima quarta-feira.
  • Horário:  10:00 BRT

Junte-se a nós e tire suas dúvidas neste bate-papo. Daremos informações úteis sobre algumas iniciativas que sua empresa pode ter para contornar a crise do Coronavírus e seus impactos.

Então, curtiu a ideia? Quer receber um lembrete no dia da transmissão? É só se inscrever neste link

Como podemos te ajudar mais?

Reservamos este espaço em todos os nossos resumos para você contar pra gente como nós podemos ajudar mais a sua empresa a driblar a crise do Coronavírus e seus impactos. Vamos mudar o rumo desta história juntos e sair mais fortes?


Por fim, se precisar de crédito rápido, seguro e online para a sua empresa, conte com a Biz. Oferecemos até R$200 mil para ajudar no funcionamento saudável do seu negócio!

ver tudo sobre: dicas de gestão