05 set 2017

Índice de endividamento: conheça seu comprometimento financeiro

leitura de 6 min
Índice de endividamento: conheça seu comprometimento financeiro

Trabalhar com capital de terceiros para impulsionar o crescimento de uma empresa é uma prática comum, porém, quando mal controlada, pode ocasionar problemas na administração. Para evitar isso, é importante manter uma atenção constante ao índice de endividamento e ter certeza de que o comprometimento financeiro é aceitável.

A maioria dos empresários até conhece o valor total de suas dívidas com financiamentos e fornecedores, mas esse número não tem um significado palpável, já que não demonstra quanto do capital do empreendimento está comprometido. O valor total da dívida é apenas um dos indicadores financeiros que deve ser avaliado, assim como o índice.

Preparamos este indicador para esclarecer suas dúvidas em relação a este importante indicador empresarial. Continue a leitura!

Conheça o índice de endividamento

É possível diferenciar o quanto da atividade da empresa utiliza capital de terceiros e o quanto é financiada por capital pessoal? É aí que o índice de endividamento entra em cena! Quando explorado em série histórica, ele revela a fração de recursos externos que o empreendimento tem utilizado para guiar o negócio e fornece informações essenciais para a tomada de decisão.

O índice de endividamento é utilizado amplamente pelas empresas para discernir a extensão de ativos que o negócio possui, mas que estão custeados por recursos de terceiros, ou seja, por dívidas que devem ser liquidadas em data posterior.

Saiba se o índice de endividamento é preocupante ou não

Essencialmente, o índice de endividamento da empresa é um indicador de desempenho financeiro que tem como objetivo mostrar se o negócio precisa fazer dívidas para continuar operando.

O grau de endividamento da empresa considera vários períodos sucessivos para indicar como o empreendimento tem feito para conseguir receita. Por exemplo, ele averígua se a empresa precisa recorrer a complemento de capitais próximos para injetá-los em seu método de produção ou se ela necessita adquirir dívidas como empréstimos para pagar outros passivos.

O primeiro caso pode ser apontado como um nível de endividamento bom, uma vez que a empresa está emprestando de si mesma. No entanto, no segundo caso, existe uma grande possibilidade de o negócio chegar à falência, portanto é preciso ter muita cautela.

Aprenda a calcular o índice de endividamento

Para fazer isso, não é preciso ter habilidades específicas e muito menos pagar para obtê-lo. O índice é uma conta simples, cujos números básicos podem ser encontrados facilmente no balanço patrimonial. Confira como fazer essa conta de forma descomplicada e eficiente:

Com o balanço em mãos, encontre os valores do passivo circulante e não circulante. Eles demonstram a quantidade de capital de terceiros que está sendo utilizada na empresa a curto e longo prazo, respectivamente. Tenha em mãos também o valor do ativo total.

O índice de endividamento é o resultado da divisão da soma dos passivos pelo ativo. Para obter a porcentagem, basta multiplicar esse número por cem, da seguinte forma:

IE= (PASSIVO CIRCULANTE + PASSIVO NÃO CIRCULANTE) / (ATIVO TOTAL) X 100

Com essa fórmula, você obtém o valor percentual do endividamento da sua empresa. Obviamente, quanto maior ele for, pior a situação financeira em que você se encontra. Porém, não existe um valor padrão que indique um índice saudável de endividamento. Geralmente, a partir dos 70%, a dependência do capital de terceiros está excessiva.

Interprete os dados obtidos

Uma coisa interessante sobre os índices financeiros é a capacidade que eles têm de indicar caminhos e soluções. Com o índice de endividamento não é diferente.

Mesmo que o valor seja alto, ele só é um número preocupante se o comprometimento da empresa for feito para cobrir outras dívidas e obrigações, causando a tão conhecida “bola de neve”. Caso contrário, a porcentagem pode indicar que novos investimentos estão sendo feitos para impulsionar crescimento.

Até mesmo os juros de um financiamento bancário podem ser insignificantes perante o incremento no faturamento resultante da expansão do empreendimento. Ou seja, se a sua empresa estiver nesse cenário, não há com o que se preocupar.

Já quando o endividamento é causado por um grande número de obrigações, é preciso rever custos e, talvez, renegociar dívidas para melhorar o capital de giro e até analisar o balanço e o demonstrativo de resultados para encontrar exatamente o que está atrapalhando o desempenho da sua empresa.

Assim você tem mais chances de reduzir o montante de capital de terceiros na sua empresa, ganha fôlego no ativo e consegue melhorar seu poder de tomar decisões financeiras, dependendo menos dos empréstimos para manter o negócio forte e pujante.

Avalie a situação da empresa

Para classificar se os índices de endividamento de um negócio estão em níveis aceitáveis, não basta simplesmente possuir o valor presente. É preciso acompanhar o progresso histórico dos valores e fazer esse acompanhamento em apoios mensais, trimestrais e anuais. Dessa forma, quanto maior o tempo, maior será a assimilação do gestor.

Também é significativo que se faça determinadas comparações. Um valor de 25% é algo bom ou ruim? Isso vai depender do mercado em que uma certa empresa está inserida. Se todos os concorrentes tiverem índices em torno de 12% ou 18%, definitivamente 25% é um valor elevado. Em contrapartida, se eles possuírem valores maiores que 35%, aí 25% será um bom valor.

Essas quantias de concorrentes raramente vão estar disponíveis de modo direto para as empresas, visto que se trata de dados estratégicos e confidenciais dos empreendimentos. Porém, há maneiras de descobrir os índices de endividamento médios de um setor por meio de informações de sindicatos, conselhos ou associações que representam uma determinada atividade.

O índice de endividamento é um dos instrumentos para que um gestor consiga otimizar a saúde financeira de uma empresa, mas não é a única. Um índice ruim não significa o fim de tudo, já que deve ser averiguado com um conjunto de outras variantes. Do mesmo modo, um bom índice de endividamento isoladamente não retrata razão para celebrar.

Adote as recomendações

Uma vez feito o cálculo, chega a ocasião de utilizar a informação auferida ao favor da empresa. Com a ajuda de ferramentas específicas, vale analisar quais planos de ação podem ser estabelecidos. Então, é sempre bom contar com uma empresa especializada para auxiliar a entender, por exemplo, em que proporção os altos juros de financiamentos e empréstimos estão interferindo nos resultados dos negócios.

É altamente recomendado utilizar a ajuda técnica, pois ela tem valor estratégico para tomar decisões e manter a saúde financeira de uma empresa.

E aí, gostou no nosso post sobre índice de endividamento? Então, que tal conhecer agora 4 dicas para fazer planejamentos orçamentários em tempos de crise?

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão