05 maio 2020

Novidades sobre Coronavírus: últimas notícias da pandemia mundial

Resumo diário (05/05) das principais informações e novidades sobre Coronavírus e seus efeitos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 4 min
Novidades sobre Coronavírus: últimas notícias da pandemia mundial

Na crise da Covid-19, a população mundial tem esperado por um momento de fôlego. Com a avalanche de novidades sobre Coronavírus e foco dos noticiários de todos os continentes do mundo, a esperança pelo fim desse período é o principal pensamento de quem passa os dias em isolamento social. Enquanto isso, a necessidade de reinvenção dos nossos modos de vida já é uma realidade. Seja para os estudantes com suas aulas onlines, os trabalhadores com as novas relações de trabalho no home office ou os empreendedores lutando para manter as portas das empresas abertas.

Nesse cenário, é preciso planejar com cuidado soluções criativas para driblar esse momento difícil. Pensando em colocar isso em prática, junto com os empreendedores, criamos um espaço exclusivo para falar sobre a pandemia: a Seção Coronavírus. Nela, você pode encontrar resumos das principais notícias e dicas de gestão para enfrentar a crise.

Então, vamos ao nosso resumo diário (05/05)? Confira aqui as principais novidades sobre Coronavírus das últimas horas. 

Novidades sobre Coronavírus: perspectiva geral

No Brasil, as novidades sobre Coronavírus continuam sendo o principal foco da mídia. Ainda, os números de casos e vítimas fatais registradas se mostram cada vez maiores. Já são mais de 100.000 casos confirmados de pessoas contaminadas e mais de 7 mil mortos, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde nesta terça-feira. Nas últimas 24 horas, foram registradas 296 mortes causadas por complicações da doença Covid-19. (Fonte: Valor Investe)

Enquanto isso, as regiões e estados brasileiros têm tentado colocar em prática medidas para conter a proliferação do Coronavírus no território nacional. Nesta terça (05/05), por exemplo, começou a vigorar o bloqueio total de serviços considerados não essenciais na Região Metropolitana da capital do Maranhão, São Luís. (Fonte: G1)

Além disso, na capital de São Paulo, estado mais afetado pela pandemia de proporção mundial, a prefeitura ampliou bloqueios de avenidas pela cidade no horário da manhã, entre 6h e 10h. (Fonte: G1) No Rio de Janeiro, ainda, foi tomada a decisão de aumentar a fiscalização para punir quem não está respeitando as regras de isolamento social impostas no estado. O objetivo é fazer com que toda a população que consegue ficar dentro de casa, respeite o isolamento durante a quarentena. (Fonte: UOL)

Novidades sobre Coronavírus: economia e empreendedorismo

Quando olhamos para o panorama econômico, a situação ainda é incerta e tensa. Para as empresas que ainda estão com as portas abertas, todo dia é tempo de se reinventar e pensar em soluções para driblar a crise. Dessa vez, nem o dia das mães deve vir com tanta força para o comércio. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a previsão é que as vendas devem encolher quase 60% nessa data comemorativa tão lucrativa para os negócios, devido aos impactos do Coronavírus. (Fonte: Valor Investe)

Outra notícia que foi destaque é que, diferente do cenário de baixa da bolsa que vimos no nosso resumo de ontem (04/05), provocada pelo embate entre China e EUA, hoje foi possível observar um reaquecimento e os os índices de ações globais fecharam predominantemente no azul. Nesse cenário, o principal motivador foi o protagonismo dos preços do petróleo, diante da sensação de que há um abismo cada vez menor entre oferta e demanda no mercado. (Fonte: Valor Investe)

Além disso, de acordo com recentes dados apontados pela Boa Vista, a inadimplência das empresas brasileiras subiu 0,5% no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao trimestre anterior, o último de 2019. O estudo divulgado hoje (05/05) apresentou uma desaceleração do ritmo de queda da inadimplência empresarial. Como também vimos no nosso resumo de ontem, o endividamento parece ser uma das fortes consequências da proliferação do vírus. (Fonte: G1)

Por fim, para quem quer saber as novidades sobre o auxílio emergencial de R$600 que vem sendo distribuído pela Caixa para os beneficiados, não perca nenhum detalhe ou novidade nessa matéria do O Globo.

Como podemos te ajudar mais? 

O nosso espaço é feito e pensado para tornar a vida de todo empreendedor no mundo dos negócios mais fácil. Nosso objetivo aqui é compartilhar conteúdos que consideramos úteis para esse momento difícil e, assim, te oferecer o apoio que você precisa para enfrentar a crise provocada pelo Coronavírus.

Para isso, queremos te ouvir! Conta para a gente: como podemos ajudar ainda mais a sua empresa? 


Aliás, a sua empresa precisa de capital de giro para conseguir manter as portas abertas? A linha de crédito rápida, segura e online da BizCapital pode te ajudar. Entre no nosso site, simule seu empréstimo e conheça todos benefícios de ser cliente biz: https://bizcapital.com.br/

ver tudo sobre: dicas de gestão