26 jan 2022

Entenda o que é DRE e veja como fazer o seu

Entenda o que é DRE e veja como fazer o seu

O que é DRE

O que é DRE? O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que mostra toda a jornada que as despesas e receitas percorrem até chegar no lucro líquido do seu negócio. 

Em outras palavras, o DRE é uma importante ferramenta contábil para a administração de seu negócio. É através desse relatório que o empreendedor vai apurar se suas operações dão lucro ou prejuízo. Por isso, é indispensável acompanhá-lo, para fazer uma gestão estratégica mais proativa.

Veja a seguir como montar o DRE da sua empresa!

Estrutura de um DRE 

Um DRE pode possuir mais etapas ou menos. Quanto mais detalhado, melhor. Porém, uma estrutura básica já é um começo para que seu negócio esteja sempre de acordo com as melhores práticas contábeis

Vale lembrar que um DRE que cumpra toda a legislação deve ser feito com um contador, pois é necessário um profissional registrado no conselho de classe para assiná-lo. O DRE é uma exigência contábil e, com exceção dos MEIs, o relatório é obrigatório para todas as empresas e deve ser feito sempre ao fim de um exercício. 

Leia mais: Como fazer um planejamento orçamentário e financeiro

Como fazer DRE 

Antes de começar, criamos um modelo de DRE que vai ajudar sua empresa a fazer uma gestão estratégica eficiente. Para baixar grátis o modelo de relatório, é só se cadastrar aqui 👇

Para garantir o sucesso da montagem do DRE sob medida para seu negócio, separamos 9 dicas para te ajudar, olha só:

1) Reúna toda a receita de suas vendas e os serviços prestados;

2) Coloque no relatório as devoluções das vendas, os abatimentos e impostos;

3) Automaticamente, seu relatório vai informar a receita líquida;

4) Some todos os custos relacionados à venda de produto e insira no relatório;

5) Nesse momento, seu relatório deve calcular automaticamente o lucro bruto;

6) Reúna informações de despesas administrativas, financeiras e gerais da empresa;

7) Após lançar o passo anterior, seu relatório deve calcular o resultado operacional de seu negócio;

8) Informe no relatório os custo com IRPJ e CSLL;

9) Por fim, o empreendedor conseguirá saber se seu negócio é lucrativo ou se dá prejuízo.

De qualquer forma, nossa dica é que o empreendedor tenha um controle gerencial. Use esse modelo como base, faça adaptações que sejam pertinentes ao seu negócio e esteja no controle da sua empresa. Para isso, é necessário ter instrumentos que facilitem esse controle e não compliquem ainda mais o dia a dia. 

A conta PJ digital, por exemplo, possibilita resolver tudo pelo celular, dando mais liberdade e autonomia ao empreendedor, que não precisa mais se deslocar ou enfrentar filas.

A BizConta, conta PJ 100% digital da BizCapital, por exemplo, não tem taxa de abertura, mensalidade ou manutenção, e ainda oferece Pix sem custos para enviar ou receber, além de emissão de boletos e TED grátis ilimitados. Para abrir a sua BizConta, clique aqui:

E aí, entendeu o que é DRE e como ele pode te ajudar? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 😉

Leia mais: saiba como montar um planejamento financeiro empresarial eficiente

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube. Segue a Biz, vai

ver tudo sobre: guia financeiro