18 jan 2018

9 passos para resolver os problemas financeiros da sua empresa

leitura de 6 min
9 passos para resolver os problemas financeiros da sua empresa

‘Enquanto muitas empresas estão começando a sair da crise, para outras, a solução para os problemas financeiros parece estar muito distante. Dívidas, custo alto de produção e falta de preparo de colaboradores e gestores consomem a lucratividade e as horas de trabalho.

De fato, ainda que sobre muita paixão e vontade de vencer, muitas vezes, falta preparo e informação. Alguns empreendedores resolvem investir num novo negócio sem ter os conhecimentos necessários sobre gestão e finanças.

Por isso, superar os problemas financeiros pode ser uma missão difícil, mas não impossível. Se essa é a situação do seu negócio, acompanhe nossas dicas para sair do vermelho.

Continue a leitura para saber mais!

>>> Precisando de capital de giro para sua empresa? Peça uma proposta sem compromisso com a BizCapital clicando aqui!

Avalie o desempenho da empresa

Comece fazendo uma análise detalhada da situação atual da empresa. Para isso, verifique se os registros estão sendo feitos de forma adequada, como está o controle de estoque e quais os maiores gastos, e identifique a existência de dívidas. Nesse momento, qualquer detalhe pode comprometer os seus resultados.

Faça uma comparação do desempenho atual com indicadores de anos anteriores. Se ainda não puder fazer isso, trace um paralelo com outras empresas do mercado ou com a projeção realizada ainda no planejamento estratégico. O importante é conseguir ter uma ideia das causas para os problemas financeiros.

Preste atenção ao fluxo de caixa

É provável que o maior indicador para um problema nas finanças seja o fluxo de caixa, que é o montante de dinheiro recebido e gasto por uma empresa durante um determinado período de tempo. Afinal, é ele que mostra se as despesas estão maiores que a receita, se está saindo mais dinheiro do que entra. Assim, é fundamental ficar atento a toda a movimentação financeira do caixa da empresa.

Num momento de crise, deve-se registrar qualquer gasto, mesmo a compra de materiais para o escritório ou a conta do almoço com o cliente. Mesmo os menores valores podem representar um prejuízo quando somados.

Entenda os problemas financeiros

Depois de avaliar o desempenho e o fluxo de caixa, você já deve entender quais são os problemas que estão comprometendo seus resultados. Nessa hora, é necessário saber diferenciar um investimento, algo que pode trazer benefícios no longo prazo, de um prejuízo real.

Por exemplo, os valores aplicados no marketing e na formação dos colaboradores não podem ser vistos como fontes de problemas, se eles podem gerar aumento nas vendas e na eficiência no futuro. Por outro lado, alguns custos fixos desnecessários podem ser cortados ou reduzidos. Ou seja, é preciso ter muita paciência e analisar tudo com cuidado.

Reconsidere alguns custos fixos

Muitos empreendedores iniciantes acreditam que uma operação completa é mais eficiente. Mas isso nem sempre é verdade, principalmente para as pequenas e médias empresas. É bom lembrar que os custos fixos são os que mais comprometem o orçamento de modo geral.

Portanto, considere reduzir alguns custos fixos ou transformá-los em variáveis. Isso pode ser feito com a terceirização de alguns setores (como limpeza, segurança, contabilidade e logística), a contratação de mão de obra temporária, a troca de fornecedores, entre outras medidas adotadas conforme o seu modelo de negócio e modelo de fluxo de caixa. Avalie todas as suas contas e pense de que forma dá para gastar menos.

Invista na capacitação da equipe

Quando você só consegue pensar nos problemas financeiros, pode ser mais difícil pensar em investir. No entanto, capacitar os colaboradores pode ser uma das maneiras mais eficazes para aumentar a eficiência nos processos e a produtividade.

Além disso, é importante envolver a equipe na resolução dos problemas, uma vez que também é do interesse dela que a empresa saia de uma crise. Nesse sentido, deve-se conscientizá-la sobre a necessidade de mudanças e a adoção de novas práticas que reduzam custos e desperdícios. Isso pode ser feito por meio de palestras, seminários, dinâmicas, ou mesmo uma boa conversa.

Renegocie os prazos das dívidas

Caso perceba que seus problemas financeiros são provocados por conta de dívidas com cartões de crédito, financiamentos ou empréstimos de capital de giro, tente renegociar os prazos.

A verdade é que a maioria dos bancos e instituições financeiras prefere criar novos prazos, aumentar o número de parcelas, que facilitem o pagamento a ficar com uma dívida parada. Para a empresa, pode ser bem mais fácil pagar uma parcela menor por mais tempo, inclusive, com a possibilidade de fazer mais investimentos. Apenas tenha o cuidado de checar se a taxa de juros realmente valem a pena.

Mantenha as contas separadas

Um grande erro de muitos gestores, principalmente em dificuldade financeira, é separar as contas pessoais e da empresa, dificultando ainda mais o cont. Por mais que pareça a única solução num momento de aperto, isso pode virar uma bola de neve que compromete a saúde financeira de ambos.

Agora, se você já tem esse problema, o melhor é começar a repor o dinheiro de um lado ou de outro aos poucos. Não adianta tentar resolver tudo de uma vez, de modo que tanto a sua situação quanto a da empresa piorem.

Invista em tecnologias modernas

Mais uma vez, investir pode ser o que falta para resolver seus problemas financeiros. Assim, além da capacitação dos seus colaboradores, invista também em novos equipamentos e softwares mais modernos e que conferem mais agilidade e eficiência. Num curto prazo, o valor já pode ser recuperado pela redução de custos e o ganho de produtividade.

Um bom exemplo são os softwares de gestão integrada, que controlam toda a operação, desde o estoque até o fluxo de caixa e a rotina de trabalho. Eles também fornecem relatórios com indicadores sobre as movimentações da empresa, dando um panorama completo sobre os resultados.

Monitore os resultados de perto

Depois de aplicar essas medidas, é hora de pegar todos os números e indicadores e analisar os resultados. Isso precisa ser feito sempre, uma vez que as empresas estão sujeitas a sazonalidades o tempo todo.

O monitoramento é fundamental para se conhecer a eficácia das mudanças realizadas e apontar outros fatores que também podem ser alterados. O gestor precisa ter em mente que o planejamento financeiro é algo aberto e que precisa ser revisto constantemente.

Enfim, a superação dos problemas financeiros exige muita dedicação. Caso perceba que não conseguirá fazer isso sozinho, contrate uma consultoria ou um profissional especializado, que poderão indicar o melhor caminho.

Essas dicas foram úteis para você? Deseja saber mais sobre como melhorar a situação financeira do seu negócio? Então agora veja qual é o momento certo de fazer um empréstimo para sua empresa.

>>> Precisando de capital de giro para sua empresa? Peça uma proposta sem compromisso com a BizCapital clicando aqui!

ver tudo sobre: dicas de gestão