15 dez 2017

Como saber se as tarifas do meu banco não são abusivas?

leitura de 4 min
Como saber se as tarifas do meu banco não são abusivas?

Você sabe quanto gasta anualmente com tarifas do banco? Cobranças abusivas ou mesmo ilegais podem estar corroendo o seu patrimônio. Afinal, não é à toa que estas são as reclamações mais comuns de quem contrata serviços bancários.

Neste post, vamos ajudar você a entender melhor como funcionam as taxas de serviços dos bancos. Aprendendo a identificar cobranças indevidas, você poderá cortar custos desnecessários, além de fazer valer os seus direitos! Acompanhe!

Como identificar abuso na tarifa do banco?

Geralmente, o consumidor sequer sente o peso das tarifas bancárias. É um dinheiro que vai saindo aos poucos, sem que o usuário faça o controle de quanto está pagando e por quê.

Portanto, o principal fator que permite cobranças abusivas é o desconhecimento do cidadão sobre a lei e sobre seus direitos.

Tarifas abusivas costumam ser cobradas nas seguintes situações:

  • valores altos demais: compare os valores das taxas e os juros praticados entre bancos diferentes;
  • cobranças por serviços que você não utiliza: analise o contrato e verifique se o seu pacote de serviços está de acordo com o seu perfil e suas necessidades;
  • cobranças por serviços que deveriam ser gratuitos: observe o seu extrato com atenção e questione todas as taxas cobradas.

Em todos os casos, conte com a orientação de um advogado. O contrato do banco pode ser questionado a qualquer tempo, principalmente se houver alguma das irregularidades acima.

Quais serviços não podem ser cobrados?

O Banco Central, por intermédio das suas regulamentações, garante ao usuário uma série de serviços sem custos, que o banco é obrigado a oferecer. Confira!

Emissão de boletos bancários

Em nenhuma hipótese o banco pode cobrar taxas de emissão de boletos. Se você está pagando um financiamento, por exemplo, todos os custos operacionais já estão embutidos nas parcelas e nas taxas de juros.

Liquidação antecipada de financiamentos

Se você vai pagar antecipadamente um empréstimo ou financiamento, não é justo que o banco cobre uma taxa por isso, não é mesmo? Algumas instituições financeiras tentam compensar que não vão receber de juros, cobrando essa tarifa.

Segunda via do cartão de débito

É comum alguns bancos enviarem novos cartões sem a solicitação do cliente. Nesses casos, a cobrança de taxas é proibida. Em outras situações em que o usuário necessite e faça uma solicitação, o banco poderá cobrar um valor pelo serviço.

Taxa de serviço em conta inativa

Se você não movimenta a sua conta em um período de seis meses, caracteriza-se uma conta inativa. O banco é proibido de cobrar qualquer taxa nesse caso, pois não há nenhum serviço sendo prestado.

Taxa de manutenção em conta-salário

Se o usuário utiliza a conta apenas para receber o seu salário, o banco não pode cobrar nenhuma taxa. Existe um pacote básico para esse perfil de usuário, que o banco é obrigado a oferecer sem custos.

Tarifa maior do que o saldo da conta

O banco não pode deixar o seu saldo negativo por causa da cobrança de taxas. Ou seja, o valor da taxa não pode ser maior do que o seu saldo. Isso costuma acontecer quando o usuário mantém um valor mínimo na conta, apenas para mantê-la ativa.

Taxa de abertura de crédito

Quando você abre a sua conta, o banco pode cobrar uma taxa de crédito. Porém, o consumidor não deve pagar novamente essa tarifa toda vez que pedir um empréstimo ou financiamento.

Quais são os outros serviços bancários gratuitos?

Os bancos são obrigados a oferecer um pacote básico, com serviços cuja cobrança é proibida. São eles:

  • cartão de débito;
  • dez folhas de cheque mensais;
  • até quatro saques mensais;
  • até dois extratos mensais;
  • consultas ilimitadas pela internet;
  • duas transferências por mês;
  • compensação de cheques;
  • fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado com todas as tarifas.

Em muitos casos, uma conversa com o gerente é suficiente para reverter cobranças indevidas. Em outros, a questão deverá ser resolvida judicialmente.

O importante é que você questione as tarifas, já que muitas instituições só deixam de fazer cobranças indevidas quando o cliente toma providências.

E aí? O que achou desse post sobre as tarifas do banco? Quer saber mais? Siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook e no LinkedIn — e acompanhe nossos próximos conteúdos!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão