13 fev 2017

Você sabe o que são os KPIs para negócios? Entenda o essencial!

leitura de 4 min
Você sabe o que são os KPIs para negócios? Entenda o essencial!

Para saber como anda a saúde financeira de um empreendimento, é preciso acompanhar alguns dados de perto. Para isso, existem os KPIs. Eles são importantes aliados para te ajudar a identificar problemas e enxergar soluções.

Para entender melhor o que são KPIs para negócios e saber como eles podem te ajudar na gestão, continue a leitura!

Afinal, o que são KPIs para negócios?

KPI é a sigla em inglês para Indicadores Chave de Desempenho (Key Perfomance Indicators). Você pode utilizar os KPIs para negócios e medir o sucesso de seu empreendimento ou saber quais aspectos vão bem e em quais há espaço para melhorias.

Em suma, os KPIs vão fornecer uma visão mais acurada de seu negócio.

Médicos usam KPIs para mensurar nossa saúde e bem-estar. Nosso Índice de Massa Corporal (IMC), pressão arterial e níveis de colesterol são todos KPIs que têm um significado médico específico.

Da mesma forma, os KPIs para negócios carregam, também, conotações próprias. Indicadores de Estrutura de Capital, de Capacidade de Pagamento de Dívidas, de Rentabilidade, de Atividade Operacional, etc., são KPIs que possuem significados próprios num contexto empresarial.

Os KPIs, utilizados por empresas de todos os tamanhos, obviamente, são diferentes para cada negócio em particular, porém, o objetivo é o mesmo: mensurar com exatidão suas principais características.

Por exemplo, por si só, a leitura de sua pressão arterial não é suficiente para caracterizar seu estado de saúde. Mas, se combinada aos níveis de colesterol e IMC, será possível obter um quadro mais preciso de sua condição física.

Semelhantemente, os KPIs para negócios revelam uma pequena parte de sua realidade empresarial. Porém, ao conjugar os demais indicadores, você poderá obter exatamente aquilo que é imprescindível para tomar decisões estratégicas eficientes: visão de conjunto do seu negócio.

O que mensurar?

Pense com cuidado ao selecionar as áreas de seu negócio que serão mensuradas. Procure pelos conjuntos de métricas mais adequados às características de seu negócio.

Manter o foco das medições sobre as áreas certas lhe dará mais rapidamente a confirmação de sucesso ou alertas de potenciais problemas. Profissionais da área contábil podem ser de grande ajuda na hora de decidir quais KPIs são mais importantes para sua empresa.

Em geral, se considera:

  • Seu ramo de atividades.
  • Tamanho e localização da empresa.
  • Quais os objetivos e quando atingi-los.
  • Quaisquer especialidades que sua empresa tenha.
  • Nível de produtividade atual.

Como saber se os KPIs serão eficazes?

Como se baseiam na mensuração de índices empresariais, para serem eficazes os KPIs devem ser:

  • Relevantes. As melhores métricas são aquelas de maior impacto e devem se relacionar ao seu core business.
  • Equilibrados. Os KPIs devem se estruturar em torno de índices de curto, médio e longo prazo.
  • Compreensíveis. Todos os profissionais envolvidos em seu negócio devem saber o que são e para que servem os KPIs.
  • Compartilhados. Se restritos à equipe de gestão, os índices correm o risco de serem imprecisos ou incongruentes, portanto, todos devem estar bastante conscientes de sua importância.

Como diferenciar os tipos de KPIs?

Existem dois tipos principais de KPIs: “financeiros” e “não financeiros”. KPIs financeiros se originaram dos dados em seu sistema contábil.

Já os não financeiros se originaram em estruturas externas, tais como seu website e seu sistema de atendimento aos clientes.

Eis alguns exemplos do que você pode mensurar:

  • Dias de pagamento.
  • Margens médias.
  • Giro de estoques.
  • Rolamento de dívidas.
  • Percentuais de lucro líquido.
  • Gestão de custos.

À medida que se aprofundar e tornar os KPIs para negócios parte de sua prática empresarial, você terá condições de integrar seus resultados a todos os departamentos de sua empresa – fundamentando suas estratégias para que sejam cada vez mais eficientes.

Gostou do nosso post e deseja estar sempre atualizado? Então nos siga nas redes sociais!

 

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: guia financeiro