24 maio 2019

10 melhores livros para um empreendedor de sucesso

leitura de 3 min
10 melhores livros para um empreendedor de sucesso

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, são tantas as dificuldades e dúvidas no dia a dia que fica muito fácil se perder. Por isso, é muito bom contar com dados, dicas, estudos, pesquisas e por aí vai.

Pode ter certeza que a nossa dificuldade hoje, já foi a dificuldade de alguém. Pensando nisso, uma boa orientação para sair desse buraco, onde nos sentimos muito sozinhos, imersos em problemas e indecisões, é a busca por pessoas que contam experiências de suas trajetórias e nos mostram os exemplos vividos com cada situação. Afinal, gerir uma empresa é uma missão para lá de desafiadora.

Como uma boa literatura pode ajudar?

Fomos perguntar ao nosso sócio-fundador, Francisco Ferreira, quais boas opções de livros poderíamos indicar para vocês, que, assim como ele, estão nessa grande empreitada de empreender.

O desafio é grande, mas saber que existem boas referências que podem ajudar nos contratempos diários é muito bom, não é mesmo?

E vale lembrar que o Francisco tem grande experiência com empreendedorismo. A BizCapital é a terceira empresa fundada por ele e por seus sócios Cristiano Rocha e Daniel Orlean. Sua trajetória bem sucedida na gestão de empresas sempre foi marcada por constantes leituras e trocas de experiências. Segundo ele, o livro sempre foi sua companhia diária.

Então, anota tudo e comece a embarcar nessa aventura da literatura voltada para gestão e empreendedorismo e dê início a essa jornada hoje mesmo.

Vamos lá!

1 – Feitas para Durar  de Jim Collins

Essa é A bíblia de gestão. Relata as características mais presentes nas empresas vencedoras. Ótima dica para você que deseja motivação!

2 – Startup Enxuta de Eric Ries

Traz todo o modelo de trabalho lean e como isso pode agilizar a inovação e a criação de negócios que crescem exponencialmente. Boa pedida para quem quer começar a empreender e ainda não sabe qual o melhor caminho.

3 – O lado difícil das situações difíceis de Ben Horowitz

Detalha as dificuldades enfrentadas pelo empreendedor e como gerenciar uma empresa para superá-las. Super válido para quem está passando por momentos atribulados no negócio.

4 – Como o Google Funciona de Eric Schmidt

Um olhar sobre o modus operandi do Google e os segredos do seu sucesso. Nada como uma empresa relevante para nos inspirar, né?

5 – High Output management de Andy Grove

Uma visão pragmática sobre gestão com várias técnicas de um dos maiores “gurus” do Silicon Valley. Excelente livro para gerentes e empreendedores.

6 – O dilema da inovação de Clayton Christensen

Apresenta um modelo fantástico sobre as dificuldades de se inovar.

7 –  A Vaca Roxa de Seth Godin

Um livro divertido sobre como tornar seu negócio em algo realmente diferenciado.

8 – A Arte do Começo de Guy Kawasaki

Um guia de como criar uma empresa, escrito pelo evangelista que levou a Apple para o mundo.

9 – A Estratégia do Oceano Azul de W. Kim e Renée Mauborgne

Uma estratégia inovadora para criar vantagens competitivas e negócios diferenciados.

10 – Business Model Generation de Alexander Oserwalder

Um guia prático para criar modelos de negócios inovadores.

Como começar?

A partir da dica dos 10 melhores livros para um empreendedor de sucesso, você já pode criar seu roteiro de leitura!

Vale ficar atento que um importante passo para ser um empresário bem sucedido é ter um propósito bem definido e manter sua empresa sempre organizada.

Se você gostou deste conteúdo, então acompanhe nossas publicações aqui no blog e não esqueça de compartilhar esse artigo com aquele seu amigo empreendedor que precisa de um bom livro de empreendedorismo! 🙂

Veja como a BizCapital pode ajudar você!

ver tudo sobre: dicas de gestão