30 nov 2017

16 dicas imprescindíveis de segurança em transações comerciais online

leitura de 6 min
16 dicas imprescindíveis de segurança em transações comerciais online

As fraudes bancárias movimentam milhões de reais por ano no Brasil. Por isso, os empresários devem ficar atentos à segurança em transações comerciais realizadas em plataformas online.

Muitas ações criminosas no ambiente virtual são resultado da malícia dos fraudadores, enquanto outras ganham a ajuda dos próprios usuários — que ignoram as orientações de segurança fornecidas pelos bancos e por outras instituições que coletam dados financeiros.

Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura!

A importância da segurança em transações comerciais online

Assim como em nossas casas, onde temos de trancar as portas e janelas, no ambiente virtual também precisamos nos resguardar quanto à segurança em transações comerciais. É necessário proteger as operações online de ocorrências como:

  • clonagem do site;
  • acesso a informações sigilosas trocadas entre o visitante e o site;
  • furto de senhas, entre outras.

São comuns os furtos de senha por meio da engenharia social, em que o cibercriminoso envia e-mails ou faz chamadas se passando por um colaborador de banco. Muitas vezes, o infrator possui até mesmo alguns dados pessoais do cliente.

No universo dos fraudadores, utiliza-se a rede social em que as vítimas se relacionam para captar dados de forma muito rápida. Isso faz com que uma enorme quantidade de pessoas caia nas armadilhas.

As quadrilhas se especializam cada vez mais. E os crimes cibernéticos estão ligados a vantagens, ganhos fáceis ou assuntos do momento, como:

  • problemas na declaração do imposto de renda ou com a conta bancária;
  • verificação de saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço;
  • revisão da Previdência Social;
  • uso de senhas sem atualização periódica.

Os fraudadores usam práticas inerentes à vida bancária de pessoas e empresas para se aproveitarem dos recursos financeiros alheios. É comum lançarem milhões de e-mails com mensagens nesse sentido para captar dados de pessoas de boa fé.

Por isso, fique atento, se proteja e, sempre que desconfiar de alguma solicitação ou operação, entre em contato com o seu banco imediatamente.

Como manter a segurança em transações comerciais online

1. Mantenha o antivírus original instalado no computador

Manter o antivírus atualizado no computador da empresa é importante para acessar sites de bancos e outros que necessitem de dados bancários. Isso faz com que a invasão seja dificultada ou mesmo anulada.

2. Tenha certeza de que está no site correto

Quando for fazer pagamentos ou outras transações financeiras, você deve ter certeza de que está no site correto, seja do banco ou outro qualquer. Para isso, clique sobre o cadeado e/ou a chave de segurança, que fica no canto superior esquerdo do browser.

3. Troque as senhas

Troque com frequência a senha de acesso ao internet banking. Isso dificulta a ação dos fraudadores.

4. Só utilize equipamentos da empresa

Jamais realize operações em máquinas públicas, desconhecidas ou que não tenham programas de antivírus atualizados. Evite usar os serviços de Lan Houses para fazer transações, pois seus dados passam pelo servidor desse prestador de serviço e podem ser expostos a desconhecidos.

5. Use Wi-Fi de redes seguras

Jamais utilize redes wireless (Wi-Fi) desconhecidas ou em locais públicos — como restaurantes e shoppings — para efetuar transações em bancos.

6. Fique atento à senha do Wi-Fi

Na empresa, mantenha sempre sua rede Wi-Fi protegida por senha e troque-a frequentemente.

7. Utilize somente o equipamento da companhia

Não utilize telefones de pessoas estranhas para realizar transações bancárias ou fazer ligações para o banco.

8. Não empreste equipamentos

Não empreste o smartphone da empresa caso ele seja utilizado para efetuar transações online.

9. Comunique perdas ou roubos

Ao ter equipamentos roubados ou perdidos, informe ao banco imediatamente.

10. Baixe somente aplicativos confiáveis

Fique atento ao acessar a loja de aplicativos do smartphone da empresa. Evite baixar aqueles de origem desconhecida.

11. Não faça transações nem abra arquivos de remetentes desconhecidos

Eles podem conter vírus, que permanecem ocultos para o usuário e permitem a ação de criminosos que usam a conta da empresa a partir de informações obtidas por meio da digitação no teclado.

12. Utilize apenas provedores confiáveis

A escolha de um provedor de internet deve considerar suas políticas de segurança, seus mecanismos e a confiabilidade da companhia.

13. Nunca navegue em sites de conteúdo pouco confiável

Nunca navegue em sites poucos confiáveis. Além disso, só baixe conteúdos (transferência de arquivos para o seu computador) de endereços com referência e que você tenha certeza de que sejam seguros.

14. Use programas originais

Faça uso de programas de navegação originais e atualizados. Eles incorporam melhor os mecanismos de segurança.

15. Digite no browser o endereço eletrônico do banco

Nunca acesse o site dos bancos redirecionado por outros sites, como Google e Bing.

16. Acompanhe com frequência os lançamentos nas contas da empresa

Acompanhe com frequência os lançamentos nas contas da companhia e, caso suspeite de qualquer movimentação irregular, notifique o banco imediatamente.

A certificação digital como solução

A certificação digital no Brasil tem estatísticas de fraudes próximas a 0,008% (quase nulas, portanto). Além disso, o certificado é válido juridicamente para todos os atos praticados por esse sistema. O usuário precisa ter certeza de que está fazendo a transação online no site correto — e não em um endereço clonado.

Para isso, temos o processo de certificação, em que as organizações conhecidas como autoridades certificadoras executam um papel próximo ao do cartório de registro. Elas validarão a identidade do servidor, garantindo aos visitantes do site que ele é realmente o que diz ser.

Existe um processo complexo de troca de chaves públicas e privadas que envolve a certificação, mas o que você enxerga é um selo que garante a identidade do endereço e assegura que se está trocando informações com a empresa correta. Ao clicar sobre ele, é possível verificar se os dados do certificado coincidem com os do site visitado, como o nome da companhia, a URL e o endereço completo.

A certificação digital é, nos dias de hoje, uma das mais seguras ferramentas, podendo, portanto, ser utilizada por pessoas físicas e jurídicas para assegurar a autenticidade de uma identidade. As operações se tornam absolutamente seguras, tornando inviável qualquer tipo de fraude.

E você? O que achou de nossas dicas de segurança em transações comerciais online? Deixe seu comentário!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão