Quando abrimos um negócio, tendemos a ter muitas expectativas: seja dominar o mercado ou conseguir estabelecer-se como um dos melhores prestadores daquele serviço ou produto. Mas o que nem todos esperam é precisar lidar com diversos dados de finanças, como saber a previsão da receita da empresa.
O ideal é que o crescimento do negócio seja constante, mas são necessárias diversas ações para que esse cenário seja possível. Ações essas que vão desde o marketing até complexos planejamentos estratégicos diante das variantes de mercado.
Onde a previsão da receita entra aí? Bem, é um dado que, quando bem elaborado, fornece diversas informações a respeito da saúde do negócio. Com isso, o seu time consegue saber mais precisamente quais atitudes executar para melhorar as prospecções de vendas.
Se você quer saber tudo sobre esse assunto e a sua importância para o negócio, continue a leitura!
O que é a previsão da receita de uma empresa?
A previsão da receita da empresa – também conhecida como planejamento de vendas ou projeção de faturamento – é um dado que teoriza algumas variáveis como “quanto”, “o quê” e “quando” um negócio venderá em um espaço de tempo.
Para se ter essa prospecção, é necessário não só analisar o histórico das finanças, como entender o comportamento dos clientes. Com esse conhecimento e projeção determinados, o empresário será capaz de estabelecer metas e estratégias de venda realmente eficazes.
Apesar de constantemente ignorado pelos empreendedores, esse é um dado de vital importância. Quando bem utilizado, pode ser um ótimo parâmetro para embasar a tomada de decisão de uma empresa e definir o planejamento financeiro.
A importância da previsão da receita para uma empresa
Como ressaltado acima, a previsão da receita é um dado estratégico para a tomada de decisão. E, assim, pode ser imprescindível para que o negócio não sofra prejuízos e consiga sua sustentabilidade financeira com o tempo.
Podemos usar uma loja de roupas como exemplo da importância deste dado. Veja, durante o período do natal, as vendas de praticamente todos os segmentos tendem a aumentar. Nesse caso, é importante investir em estoques maiores e mais colaboradores a fim de dar conta da demanda gerada pela sazonalidade. Isso faz com que não aconteçam prejuízos nem para o empresário, que espera vender, nem para os clientes, que esperam ser bem atendidos e encontrar o produto que procuram.
Confira também outros aspectos que a projeção de faturamento pode influenciar:
Otimização de recursos
Nesse caso, o empresário toma uma decisão estratégica e otimiza seus recursos para atender uma demanda pontual. É o termo técnico para descrever o exemplo que tratamos acima, com o aumento do estoque e colaboradores.
A melhor gestão de estoque também está enquadrada nesse âmbito, assim evita-se a perda de produtos com uma compra maior do que a real demanda de mercado.
Fornecer informações para a equipe de vendas
Fazer a previsão da receita de uma empresa também ajuda a fornecer informações valiosas para a sua equipe de vendas. Nunca subestime o poder da informação enquanto gestor de um negócio, afinal, é a sua equipe que irá se esforçar, junto a você, para manter as metas e objetivos predeterminados para a empresa. É preciso, portanto, que estejam preparados para lidar com qualquer tipo de situação.
Informações para publicidade
Não há para onde correr, todo negócio de sucesso hoje em dia tem uma boa equipe de marketing. Se você já sabe que em determinado período é esperado uma queda nas vendas, é possível, através de ações de publicidade, tentar reverter esse cenário, gerando engajamento e fidelização de clientes.
O planejamento de vendas, assim como faz com a equipe de vendas, dá informações que ajudam a definir os próximos passos das ações do time de marketing.
Atrair investidores
Todo empresário sonha em ver a sua empresa crescendo. Contudo, o lucro nem sempre é o suficiente para conseguir reinvestir nas mudanças necessárias para que a empresa continue avançando.
Quando as taxas cobradas pelos bancos são demasiadas abusivas, a melhor saída é encontrar um investidor. Para convencê-lo a investir capital em seu empreendimento, você necessita ter, além do poder de persuasão, dados igualmente persuasivos. A melhor maneira de demonstrar a prosperidade do seu negócio é com uma previsão de receita.
Independente do seu negócio, ter uma previsão da receita bem formulada é mais do que somente um dado avulso. É uma informação de extrema importância para a tomada de decisão frente ao mercado consumidor cada vez mais competitivo.
Nesse sentido, deve-se manter em mente que suas estratégias devem estar intimamente ligadas com questões muito mais complexas do que o fluxo de caixa atual. A previsão da receita pode colocar o seu negócio na frente de muitos que não fazem o uso apropriado das informações que têm em mãos.
Gostou desse texto? Acha que faltou algum aspecto importante que a prospecção de vendas pode ajudar a afinar para o bom funcionamento do seu negócio? Deixe um comentário ou entre em contato para que possamos te ajudar com suas dúvidas.
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