Marketing digital para pequenas empresas: como conquistar clientes online?

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Você tem ideia da importância do marketing digital para pequenas empresas? Pois saiba que ele pode significar a diferença entre conquistar mais clientes ou ficar estagnado com vários produtos nas prateleiras. Não, não é exagero.

Continue lendo e saiba por qual motivo você precisa dessa nova estratégia em seu negócio o quanto antes:

Por que investir no marketing digital?

Ter uma empresa de pequeno porte no Brasil é complicado. Muitos impostos e poucos incentivos dificultam bastante o crescimento dos negócios, que muitas vezes são mantidos pelos seus donos graças a uma boa dose de trabalho extra e pouco tempo de sono.

Apesar das turbulências econômicas do país, as coisas melhoraram bastante para empresários que decidiram fazer um bom investimento em marketing digital. E não se engane: quando se fala em “bom investimento”, não há referência a grandes quantias, mas sim a um emprego estratégico de recursos.

Como assim?

Por enquanto, vamos conversar sobre 3 grandes vantagens do marketing digital em propagandas:

  • é possível veicular propagandas a um baixo custo;
  • os materiais podem ser exibidos diretamente para o público-alvo do negócio;
  • o retorno do investimento pode ser calculado detalhadamente.

Vamos ilustrar esses itens com um exemplo bem simples. Talvez você nunca tenha lido algo sobre, mas com certeza já viu uma propaganda no Facebook ou dentro de banners que aparecem em diversos sites e blogs.

Criar esses anúncios para a sua empresa é algo parecido com comprar o espaço em um outdoor, mas com vantagens exclusivas da internet. O dono de um pequeno empreendimento de turismo, por exemplo, pode:

  • configurar os anúncios para que eles apareçam apenas em sites que falem sobre viagens;
  • escolher quais tipos de pessoas podem ver o conteúdo, baseado em características como idade e localização;
  • saber quantas pessoas clicaram no anúncio e quantos desses cliques geraram compra (ou ação que pode levar a uma compra, como um pedido de orçamento).

Essa foi apenas uma ilustração bem básica das vantagens das propagandas online. A questão é que a internet também traz outros benefícios para as empresas que decidem investir nela…

Por que sua empresa precisa estar na internet?

O comportamento do consumidor mudou. 9 entre cada 10 brasileiros com acesso à internet fazem pesquisas para decidir se vão comprar um produto ou contratar um serviço.

Como você já percebeu, empresas que não estão na internet perdem grandes oportunidades de vendas, mas isso não é tudo. Companhias que ESTÃO na internet e não têm o devido destaque TAMBÉM perdem vendas.

É aqui que entra a presença online. O seu empreendimento precisa ser percebido, e isso não vai acontecer apenas com a ajuda de uma página de Facebook ou daquele site que foi criado sem nenhuma estratégia de marketing digital.

E o que pode ser feito para que uma marca seja notada na internet, então? Há duas formas de atrair clientes no meio online:

  • tráfego pago: quando você paga para que alguém encontre aquilo que está sendo ofertado ou destacado;
  • tráfego orgânico: quando a pessoa lhe encontra na internet sem que você precise pagar para receber algum tipo de destaque.

Cada um dos itens acima conta com diversas estratégias, que podem até mesmo ser usadas em conjunto. Veja algumas delas:

Produção de conteúdo

O número de blogs e canais de empresas no YouTube cresceu bastante nos últi’mos anos. E o motivo é bem simples: se as pessoas estão procurando por informações e razões para comprar algo, por que a própria marca não as disponibiliza para elas?

Academias, por exemplo, tiraram proveito disso para criar blogs que falam sobre saúde, geralmente focando em alimentação e exercícios. O intuito é conseguir atrair a atenção daqueles que procuram saber mais sobre estilos de vida saudáveis.

Pode até ser que a pessoa nunca tenha ouvido falar da academia, mas agora, graças a um texto informativo, ela sabe que o estabelecimento existe. Outra vantagem da produção de conteúdo é que essa ação não serve apenas para a atração de possíveis clientes.

A fidelização do público também é algo a ser obtido por meio dessa estratégia, visto que é possível dar dicas valiosas para quem que já usufrui de seus produtos ou serviços, fazendo com que esses indivíduos tenham mais motivos para gostar da sua marca.

Redes sociais

O grande problema com relação às redes sociais é que muitas empresas as tratam apenas como um outdoor online de seus negócios. Mas elas são muito mais do que isso.

Atualmente, as mídias sociais são os melhores canais de atendimento ao consumidor que você pode oferecer. Sabe por quê? A pessoa que já está na rede social não quer sair de lá para ligar ou mandar e-mail para a sua companhia com alguma dúvida.

O público quer algo rápido, menos formal e de fácil acesso. A prova disso é que plataformas como o Facebook, o Twitter e o Instagram estão sempre adicionando novos recursos para melhorar o atendimento e o poder de comunicação das empresas.

Não use esses canais apenas para a divulgação de ofertas. Mostre que você está disponível para responder clientes por lá e aproveite para compartilhar informações úteis ao público, como os conteúdos do seu blog.

E-mail marketing

O e-mail marketing, ao contrário do que muitos pensam, não está morto. Sabia que dá para personalizar o tipo de mensagem que será enviado para cada pessoa da sua lista de acordo com o comportamento dela dentro das suas plataformas na internet?

Digamos, por exemplo, que alguém selecionou um produto em sua loja online e não finalizou a compra. Esse indivíduo, caso esteja cadastrado, pode receber um e-mail com um lembrete ou até mesmo uma oferta especial para completar o processo da próxima vez.

Outra prática recomendada, que está ganhando mais espaço agora, é o envio de materiais gratuitos (como e-books e infográficos) ou simplesmente de links para conteúdos da sua empresa que estejam relacionados ao interesse que o internauta demonstrou ao entrar na lista.

Como você viu, a internet oferece várias possibilidades para o crescimento de um negócio. Todas elas, no entanto, precisam da elaboração de uma estratégia e de certos conhecimentos técnicos para serem tocadas. Mas com um pouco de estudo e a ajuda certa, o seu empreendimento pode obter ótimos resultados.

Gostou de saber mais sobre o marketing digital para pequenas empresas? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

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