08 ago 2017

Mix de marketing: entenda o que é preciso para melhorá-lo

leitura de 6 min
Mix de marketing: entenda o que é preciso para melhorá-lo

O número de empresas cresce em todo o Brasil. Apesar das diferenças entre si, esses empreendimentos possuem algo em comum: precisam vender mais. Para que isso seja possível, é fundamental conhecer conceitos básicos de publicidade, como o mix de marketing.

A falta de conhecimento sobre os conceitos básicos de comunicação pode levar a decisões equivocadas, deixar de vender e gerar sérios problemas de gestão. Saber o básico sobre marketing pode ajudar a desenvolver estratégias melhores e fazer sua empresa crescer.

O que é mix de marketing?

Afinal de contas, o que é mix de marketing? Tratam-se de ações que visam gerar o desejo de compra no seu possível cliente, tudo isso por meio do famoso 4P. Essas quatro letras representam as iniciais de um conceito essencial e a base para qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Esses são os pilares para qualquer estratégia que você precisa montar para sua empresa aumentar o faturamento e a competitividade.

O que são esses 4Ps?

Produto é tudo aquilo que você tem a oferecer para seus clientes, quais as soluções você pode ofertar para quem precisa resolver um problema. Quando você oferece algo, cobra um preço, um pagamento pelos seus serviços. Isso representa o segundo “P”.

Onde seus clientes podem comprar seus produtos ou contratar seus serviços? No mix de marketing, isso se chama praça, o local da sua venda. A forma com que seus possíveis clientes chegam para comprar é por meio do quarto P, a promoção.

Muitos ignoram a promoção, mas isso é algo vital para uma empresa: a forma com que o público encontra seu negócio. Divulgar é tão importante quanto o produto, o preço ou a praça, acredite nisso.

Como usar os 4Ps para alcançar o sucesso?

Se estivéssemos em um programa de TV, certamente essa seria a pergunta com maior valor de premiação. Muita gente procura essa informação, mas a resposta pode ser resumida com uma palavra bem simples: conhecimento.

Isso mesmo, ao refletir sobre os 4Ps do mix de marketing, você conseguirá pensar em estratégias para vender mais. Com isso, os quatro elementos podem ser combinados para atingir o público ideal para a sua empresa.

Algumas dicas podem ajudar a melhorar a lucratividade da sua empresa e usar o mix de marketing para vender mais. Confira alguns conselhos que separamos para você:

Pense no seu produto

O que você oferece aos seus clientes é fundamental para fazer a sua empresa crescer. Ofertar um produto de qualidade é muito importante para projetar uma boa imagem do seu negócio. Pense em como atingir a demanda dos seus consumidores, resolver seus problemas e atender seus anseios.

É sempre ideal conhecer o seu produto, aquilo que você tem a oferecer. Reflita sobre como seus serviços podem satisfazer as necessidades dos clientes e de que forma isso precisa acontecer.

Analise qual é a forma de apresentação do seu produto: cores, tamanhos ou estilos. Se é um serviço, pense nas formas de apresentação ao vender, na qualidade dos processos e na satisfação de quem mais importa para o seu negócio: o cliente.

Dê atenção ao preço

Não adianta ter o melhor produto ou serviço do mundo se o preço não é compatível com o que você tem a oferecer. Esse é um fator-chave para alguém escolher entre sua empresa ou os concorrentes.

Esse ponto é decisivo e influencia diretamente no futuro da sua empresa. Com esse resultado, você pagará contas, funcionários, matéria-prima, divulgação e, ainda, garantir sua remuneração pessoal. Por isso, cuidado!

Nesse caso, a dica de ouro é pensar muito além das cifras e do quanto você pode faturar. Analise como seus clientes reagem ao valor cobrado e o que seus concorrentes praticam. Caso seja necessário, não pense duas vezes: altere o preço ou crie promoções para suavizar reações negativas.

Reflita sobre a praça

Muita gente pensa que a praça só pode ser um local físico, mas não é bem assim. O terceiro “P” do mix de marketing se trata do modo com que seus possíveis clientes podem encontrar a sua empresa. Por isso, é importante pensar nos canais de distribuição do seu negócio.

O segredo é encontrar o formato em que seus clientes preferem comprar seus produtos ou contratar seus serviços. Estão no meio digital? Fortaleça a presença online. Preferem um local físico? Pense em uma loja e em toda a estrutura física necessária para vender mais.

Para atingir seu cliente e escolher a praça correta, o importante é investigar. Faça pesquisas para entender qual o perfil do seu cliente e, com isso, tome uma atitude imediatamente — antes que seu concorrente faça isso!

Comece a promover

Você conhece seus produtos, definiu o preço e a praça adequados, mas ainda não consegue vender mais? Possivelmente, o problema está relacionado com o último “P” do mix de marketing: promoção.

Promover seus produtos não pode ser algo que fique em segundo plano — muito pelo contrário, essa é uma forma de vender mais. Investir em marketing e publicidade torna sua empresa maior, mais competitiva e com uma imagem consolidada no mercado.

No caso das pequenas e médias empresas, o marketing digital também é a melhor solução, pois é eficiente e possui melhor custo-benefício. Trata-se de uma forma de promover produtos e potencializar o volume de vendas.

Por que usar o marketing digital?

Quando o assunto é investir em marketing, muitos empreendedores, principalmente de pequenas e médias empresas, torcem o nariz. O motivo é o seu preço, mas isso é um mito.

O investimento em marketing digital é baixo e o retorno é alto — isso porque as propagandas atingem um grande número de clientes que estão nas redes sociais e no meio digital. Muitas vezes, isso não tem custo algum: basta um pouco de pesquisa e empenho.

Marketing digital ajuda a tornar sua empresa grande, sem altos investimentos. É uma forma de se aproximar dos seus clientes, especialmente por meio das redes sociais. Pense nisso!

O mix de marketing é um método importante para planejar as ações da sua empresa. Mais importante do que conceitos ou siglas de gestão, você precisa pensar nos seus clientes, nas suas necessidades e nos comportamentos que levam a um negócio fechado.

Pensar com empatia não é algo secundário. Isso ajuda você a vender mais e dar um longo passo rumo ao crescimento do seu negócio.

Agora que você já conhece o mix de marketing e como aplicá-lo para melhorar seu negócio, que tal compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais?

 

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