Antes de começar a leitura deste texto, pare alguns segundos e tente imaginar como seria viver no mundo de hoje sem a tecnologia. Pense que não existe Google para tirar alguma dúvida do dia a dia, não existem redes sociais para se conectar com seus amigos e nem internet para fazer tudo isso com um simples toque do celular. Difícil, não é mesmo?
Pois bem, somos cada vez mais influenciados pelo mundo digital e isso acaba atingindo diversas áreas das nossas vidas. Um exemplo muito claro e que será essencial para compreender as dicas que daremos neste artigo são as relações de compra e venda.
De acordo com os dados divulgados pelo estudo Digital in 2018, uma parceria da We Are Social com a Hootsuit, no início do ano passado, 62% dos brasileiros já eram usuários das redes sociais e passavam, em média, 3h 39m por dia navegando por elas.
Tais números são muito significativos e nos mostram como o Facebook, Instagram, Youtube e muitas outras plataformas já fazem parte da nossa rotina. Por isso, é de extrema importância que a sua empresa marque presença digitalmente e, mais do que isso, utilize essas ferramentas para faturar ainda mais.
Mas como escolher a melhor rede social para o seu negócio? É preciso estar em todas ao mesmo tempo? Quais estratégias de venda podem ser utilizadas? Continue lendo este post, confira todas as nossas dicas sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas!
Por que o seu negócio precisa ter uma página nas redes sociais?
A popularização da tecnologia e também das redes sociais proporciona a qualquer pessoa uma facilidade em consumir e produzir diferentes tipos de conteúdo. E com as marcas não é diferente.
Além de ser um excelente espaço para ser visto e permitir que a sua empresa se torne referência no ramo no qual atua, a internet dá aos empreendedores a chance de estar presente no dia a dia e de conhecer mais de perto o comportamento do seu público-alvo.
Cada vez mais é possível notar uma transformação no processo de compra e venda. Hoje, as opções são muitas e estão a apenas um clique de distância. Por isso, a concorrência também acaba sendo maior e a competição para conquistar atenção e o interesse do cliente, mais acirrada.
Assim, estar presente no mundo online é muito importante e produzir conteúdos que engajem seus clientes é praticamente uma obrigação. Para que você possa entender melhor do que estamos falando, separamos abaixo alguns dos principais motivos pelos quais o seu negócio precisa ter uma página nas redes sociais. Confira as dicas da Larissa Lemos, do time de marketing aqui da Biz!
Maior divulgação dos seus produtos ou serviços
Texto, imagem ou vídeo: todos esses formatos podem ser utilizados para divulgar os seus produtos ou serviços nas redes sociais. Unindo criatividade e conteúdo interessante com foco no público-alvo é possível alavancar as suas vendas e lucrar ainda mais.
Interação direta com o seu público-alvo
Quando o assunto é relacionamento e proximidade com o cliente, as redes sociais são o espaço ideal. Isso porque, com certeza, o seu consumidor estará presente em pelo menos uma delas.
Além disso, as pessoas já estão acostumadas com a troca ágil de mensagens e com a oportunidade de expor as suas impressões, proporcionando um retorno muito mais rápido para as empresas.
Alternativa mais barata de divulgação
Criar uma conta nas redes sociais e publicar seus conteúdos são coisas que não exigem nenhum investimento. Mas ainda que exista a opção de patrocinar os seus anúncios, esse modelo de divulgação é bem mais barato do que outras estratégias mais tradicionais de marketing. Nesse caso, é o próprio empresário – ou responsável – que vai definir o valor que será disponibilizado para cada uma das campanhas.
Fortalecimento da marca perante o mercado
Criar uma identidade e uma comunicação para o seu negócio são coisas muito importantes e fazem com que os seus clientes se identifiquem com ela. Esse trabalho de fortalecimento da marca perante o mercado, geralmente, exige bastante tempo e esforço.
Com as redes sociais, esse caminho pode se tornar mais rápido, uma vez que a produção de conteúdo relevante e a interação com o público-alvo fazem com que você se torne referência no seu ramo de atuação.
Quais são as principais redes sociais e como usá-las da melhor maneira
O primeiro passo para quem deseja começar a utilizar as redes sociais para impulsionar os resultados da sua empresa é escolher a que mais combina com o seu tipo de negócio e, consequentemente, com o seu cliente. Melhor dizendo: é preciso descobrir onde o seu público está e pelo que ele pode se interessar.
Vale lembrar que você não precisa estar em todas ao mesmo tempo. É mais interessante escolher uma ou duas e se dedicar para produzir o melhor conteúdo possível para elas. Se tentamos abraçar todas de uma vez, pode ser que nenhuma tenha o resultado que esperamos.
Neste tópico, vamos falar um pouco sobre as principais redes sociais, o que você vai encontrar em cada uma delas e como utilizá-las da melhor forma.
Todo mundo está no Facebook. Por isso, a sua empresa também precisa estar. E o melhor disso é o fato de ser uma plataforma abrangente e que possibilita diversos formatos de conteúdo – texto, vídeos, imagens.
Para conseguir entender o melhor horário de engajamento com relação ao que você pretende postar, o ideal é fazer alguns testes A/B para medir a aceitação do seu público.
Esse também é um ótimo espaço para interagir de maneira mais descontraída com os seus clientes, usando memes, fazendo perguntas, pedindo a opinião dos mesmos nos comentários, entre outras coisas.
Se quiser saber mais sobre o marketing no Facebook, clique aqui e leia o nosso artigo sobre isso!
O grande queridinho dos últimos anos com certeza é o Instagram. Por ser uma rede social ilustrativa e dinâmica, conquistou rapidamente milhares e milhares de usuários em todo o mundo.
Principalmente se a sua empresa trabalha com um produto ou serviço que tenha forte apelo visual, estratégias de marketing que utilizam o Instagram podem ser muito efetivas.
Aqui, vale muito a pena investir em uma identidade com a cara do seu negócio e que faça as pessoas associarem logo de cara. Um feed bonito e convidativo, em conjunto com o uso correto das hashtags e dos stories, pode fazer com que a sua marca se torne referência nesse quesito.
Se quiser saber mais sobre o marketing, novidades, atualizações e práticas recomendadas no Instagram, clique aqui !
Conhecido como a rede social dos negócios, o LinkedIn é muito importante não só para o recrutamento de novos colaboradores, mas também para criar uma imagem de autoridade e criar uma rede de network.
Diferentemente das que falamos anteriormente, nesse caso a comunicação deve ser mais formal e corporativa, mas não dura e engessada.
Bons conteúdos para o LinkedIn podem envolver dados e informações sobre a sua empresa, resultados alcançados, novidades do dia a dia ou levantamento de questões atuais do mercado de trabalho que podem fomentar discussões saudáveis entre os seus seguidores.
Se quiser se manter atualizado sobre novidades e práticas recomendadas no Linkedin, acesse aqui !
Com mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para o contato direto com os seus clientes.
Além de permitir o envio de mídias, como fotos e vídeos para anunciar novidades, descontos e promoções, também é muito útil para o agendamento de horários, consultas e até mesmo compras direto com o vendedor. Através dele é possível oferecer um atendimento personalizado e manter um relacionamento pós-venda.
Mais recentemente foi lançado o Whatsapp Business, que possuí funcionalidades muito úteis para utilização do aplicativo em negócios.
YouTube
De alguns anos pra cá o YouTube começou a ganhar uma proporção tão grande que, para uma parte das pessoas, chega a substituir até a televisão e os canais por assinatura.
Por isso, ter um canal com muitas visualizações pode gerar autoridade e aumentar o reconhecimento da sua marca perante o mercado. Através de testes, você pode descobrir a dinâmica de vídeos que mais funciona para os seus espectadores.
Também é importante produzir conteúdos que visam responder às dúvidas dos usuários, uma vez que essa rede social funcionada como um mecanismo de busca, semelhante ao Google.
Você sabia que o Pinterest foi a rede social que mais cresceu em 2018? Foram mais de 250 milhões de pessoas acessando todos os meses. Taí um bom motivo para o seu negócio investir nela também.
Além de permitir que a sua empresa crie painéis com imagens que agradem ao estilo de vida do seu público-alvo, também é possível linkar essas mesmas fotos com um artigo do seu blog, por exemplo.
Se o seu negócio tem a ver com moda ou decoração, não há como escapar: o Pinterest será o seu grande aliado para ser referência no mercado.
4 Dicas para se sair bem e virar referência
Depois de conhecer um pouco das principais redes sociais e como elas podem ser utilizadas da melhor maneira, é possível saber qual delas você pode começar a usar no seu negócio.
Neste tópico separamos algumas dicas que vão te ajudar a se destacar e impulsionar ainda mais as suas vendas. Veja abaixo:
Capriche nas imagens
Pelo fato de serem acessadas do computador, tablet ou celular, independentemente de qual das redes sociais que falamos acima for escolhida por você, todas elas possuem um certo apelo visual. Assim, é muito importante cuidar e caprichar nas suas imagens.
Em primeiro lugar, tenha uma identidade visual bem definida. Com isso, seus seguidores poderão identificar quando se depararem com alguma publicação da sua empresa.
Para quem ainda não pode contar com o trabalho de uma agência ou uma equipe de designers, uma boa dica é utilizar o Canva, ferramenta gratuita para criar capas, banners, artes para posts e muito mais.
Publique conteúdos que possam ser compartilhados
Fomentar o engajamento dos usuários é a chave para ter uma página de sucesso nas redes sociais. Isso porque os seguidores passam a agir também como embaixadores da sua marca, divulgando a mesma em seus perfis pessoais.
Por isso, sempre que possível, publique conteúdos que possam ser compartilhados. Isso vale tanto para os memes, quanto para posts mais profundos com informações interessantes e relevantes para quem está lendo.
A dica é estar sempre atualizado e de olho no que está acontecendo no seu nicho de mercado e no mundo todo.
Invista nos anúncios pagos
Como já falamos anteriormente, criar uma conta e postar nas redes sociais não exige nenhum investimento financeiro. Porém, alguns algoritmos, principalmente no Facebook e Instagram, fazem com que nem todas as pessoas possam ver os conteúdos que você publica.
Assim, uma dica é realizar um planejamento estratégico que inclua, também, a utilização de anúncios pagos. Com eles, é possível atingir o público ideal para o seu negócio, com base em informações como idade, sexo, localização e interesses pessoais.
A principal vantagem está em atingir um grande número de usuários gastando bem menos do que outras campanhas de marketing off-line, por exemplo.
Comece agora mesmo!
O mais importante de tudo é começar de algum ponto. Não fique parado esperando pela imagem perfeita ou pelo investimento que ainda não foi liberado pelo financeiro.
Faça uma breve pesquisa sobre os assuntos que podem ser interessantes para o seu público-alvo e dê uma olhada nas páginas dos seus concorrentes para saber sobre o que eles estão falando. Use inspirações, busque referências e comece publicar os seus próprios conteúdos.
Não tenha medo de arriscar e nem de cometer alguns equívocos no começo. Pode parecer complicado, mas com o tempo e a partir do envolvimento dos seus seguidores, você vai conseguir entender o que funciona e o que não funciona, o que está fazendo de errado e o que está fazendo certo.
Por isso, a nossa última dica, mas não menos importante é esta: comece agora mesmo!
E aí, gostou das dicas deste artigo? Nós, da BizCapital, estamos aqui para ajudar empresários que desejam ver o seu negócio decolar! Para conferir outras dicas sobre o mundo do empreendedorismo, siga as nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.
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