11 nov 2022

Como aumentar a produtividade no trabalho

leitura de 6 min
Como aumentar a produtividade no trabalho

Parece que seus dias têm menos de 24 horas porque nunca consegue fazer tudo o que era preciso ser feito? Fique tranquilo, isso é mais comum do que você imagina. Além de ser comum, é importante saber que tem solução. Pensando nisso, trouxemos dicas valiosas que vão te mostrar como aumentar a produtividade e fugir dos labirintos irresistíveis da procrastinação.

Como aumentar a produtividade com 5 dicas infalíveis

A rotina do empreendedor não é fácil, mas a gestão de tempo pode ajudar e muito! É essencial organizar seu dia, listar o que precisa ser feito, priorizar as tarefas e contar com ferramentas que auxiliem, como checklists e lembretes. 

Para isso, separamos 5 dicas que, com certeza, vão aumentar a sua produtividade.

Planeje as suas tarefas 

Parece óbvio, e é mesmo. Porém, é essencial: você precisa determinar o que precisa ser feito.

Pouco tempo depois de chegar ao trabalho, você já conferiu o resultado da mega sena, já fez aquele Pix que precisava, leu as notícias do dia e até olhou o seu horóscopo. 

Mas, já parou para se pensar se é isso mesmo que precisa ser feito nas primeiras horas do dia?

Por isso, anote tudo o que você precisa fazer no dia. Crie a sua lista de tarefas como uma checklist, pode ser em caderno, em um bloco de notas digital ou até em aplicativos voltados para isso, como o Microsoft To do.

Se você lembrar de mais alguma coisa durante o dia, acrescente à lista. DICA: Lembrou de alguma tarefa que toma menos de dois minutos do seu tempo? Então, faça na mesma hora. 

E, ao longo do trabalho, vá marcando o que foi feito. Você vai ver como é prazeroso ter todas as tarefas concluídas no fim do dia.

Entender tudo o que precisa ser feito é o primeiro e talvez um dos pontos mais importantes quando o objetivo é saber como aumentar a produtividade.

Seu tempo vale muito! Aprenda a fazer uma gestão de tempo mais eficiente

Faça uma lista de prioridades

Agora que você já sabe o que precisa ser feito, é muito importante saber por onde começar. 

Eu tenho certeza que você já se pegou fazendo uma tarefa cuja a data de entrega é para a semana seguinte, no lugar de um outro trabalho cujo prazo de entrega é mais curto.

Não se culpe, talvez você tenha um bom motivo para ter invertido a ordem de prioridade e existe uma razão nisso tudo. 

Certamente você optou pela tarefa mais fácil ou pela que você mais gosta de fazer. Mas esse pode não ser o melhor caminho para a produtividade. 

No entanto, não se preocupe. Existem formas para te ajudar a saber priorizar. Duas técnicas que podem ajudar são as matrizes de Eisenhower e RACI.

Veja abaixo exemplos:

Então, fique atento! A inversão de prioridades é grande inimiga da produtividade. Para aumentar a produtividade, é preciso fazer uma lista de prioridades e segui-la com determinação.

Faça pausas

Nós precisamos fazer pausas regulares depois de cumpridas algumas exigências pessoais ou do próprio ambiente corporativo. Isso é essencial para manter o bom funcionamento do seu cérebro, sem desgaste mental.

Por isso, vamos te apresentar uma técnica consagrada que vai ajudar a trabalhar muito mais fazendo as chamadas pausas regulares: o Método Pomodoro.

Você deverá trabalhar por 25 minutos de forma ininterrupta. Mesmo! Foque, deixe o celular de lado e não disperse sua atenção. DICA: ponha um alarme para tocar depois de 25 minutos.

Passado esse período, permita-se descansar por cerca de 5 minutos. Vale por o alarme aqui também.

Você deve fazer o mesmo procedimento por 4 vezes em sequência para depois pegar uma pausa maior, de cerca de 15 a 20 minutos.

É muito provável que isso aumente a sua produtividade.

Não seja multitarefas 

Fazer tudo ao mesmo tempo não é um grande negócio. Só as mães conseguem ser assim. Mas, no trabalho, não é uma boa opção.

Por mais que fazer diversas coisas ao mesmo tempo transmita alguma sensação de produtividade, não se engane.

Isso pode confundir o seu cérebro e o resultado líquido de trabalho após uma hora imerso em muitas tarefas simultâneas, certamente, será menor do que se você tivesse optado por dividir e criar uma ordem de prioridades. O Método Pomodoro também ajuda nesse sentido.

Existem diversos estudos que mostram que o nosso cérebro trabalha melhor quando damos foco a uma tarefa específica. Pois é, quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo, não faz nada bem feito.

Pense nisso.

Conheça os melhores investimentos para pessoa jurídica

Comece pelas tarefas mais difíceis 

Deixar as tarefas mais difíceis para depois não é um bom negócio. Isso transmite uma mensagem clara de estarmos sob o domínio da famosa procrastinação. 

A exceção aqui são aquelas tarefas fáceis e com prazo curto, como o exemplo das tarefas de menos de 2 minutos que demos acima.

Por isso, comece pelo mais difícil. Afinal, se uma tarefa exige muito de você, é melhor que coloque a “mão na massa” com a cabeça “descansada”, pronto para riscá-la da sua lista de tarefas do dia.

Fala a verdade, poucas coisas são tão boas quanto ir riscando as tarefas que já foram realizadas ao longo do dia, não é mesmo?!

Pois, bem, aproveite esse prazer para tirar da sua frente aquilo que te aflige, mesmo que de forma inconsciente.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade, chegou a hora de colocar tudo em prática e fazer seu dia render mais. 

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. 

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube.

ver tudo sobre: dicas de gestão