13 dez 2022

Conheça a planilha de orçamento que seu negócio precisa

Prepare-se com o calendário 2023!
leitura de 6 min
Conheça a planilha de orçamento que seu negócio precisa

Pois é… um novo ano se aproxima e, com ele, as empresas precisam de um novo planejamento. Por isso, preparamos para você uma planilha de orçamento simples e completa que seu negócio precisa para se preparar para 2023. Assim, você pode acompanhar os valores de receitas e gastos previstos versus realizados e medir se as metas do negócio estão sendo atingidas. Caso contrário, avalie o que precisa ser ajustado para alcançá-las.

Leia mais: como vender mais no fim do ano!

Acompanhe as datas importantes do ano para iniciar a planilha de orçamento do seu negócio

A planilha de orçamento da sua empresa para 2023 depende de vários fatores importantes que precisam ser levados em consideração. Entre eles, estão feriados, datas comemorativas, datas do varejo e eventos importantes do calendário para o próximo ano. Por isso, é essencial que você tenha clareza dos eventos do ano para planejar melhor tanto as receitas extras quanto os gastos adicionais, como estoque, campanhas, contratação, etc. que possam ocorrer para impulsionar ainda mais os resultados do seu negócio. 

Assim, para se preparar para ocasionais aumentos de gastos, conte com o BizCred: até R$500mil no crédito PJ, para garantir seu capital de giro e investir na sua empresa.

peça BizCred

Confira o calendário 2023

Separamos abaixo as principais datas, os feriados e eventos nacionais do calendário de 2023:

  • 21 de fevereiro, terça-feira: Carnaval
  • 08 de março, quarta-feira: Dia Internacional da Mulher
  • 09 de abril, domingo: Páscoa
  • 21 de abril, sexta-feira: Tiradentes
  • 01 de maio, segunda-feira: Dia do Trabalho
  • 14 de maio, domingo: Dia das Mães
  • 12 de junho, segunda-feira: Dia dos Namorados
  • 24 de junho, sábado: Dia de São João
  • 13 de agosto, domingo: Dia dos Pais
  • 07 de setembro, quinta-feira: Dia da Independência do Brasil 
  • 12 de outubro, quinta-feira: Dia das Crianças
  • 15 de outubro, domingo: Dia do Professor
  • 31 de outubro, terça-feira: Dia das Bruxas (Halloween)
  • 02 de novembro, quinta-feira: Finados
  • 15 de novembro, quarta-feira: Proclamação da República
  • 20 de novembro, segunda-feira: Dia Nacional da Consciência Negra
  • 24 de novembro, sexta-feira: Black Friday
  • 27 de novembro, segunda-feira: Cyber Monday
  • 24 de dezembro, domingo: Véspera de Natal
  • 25 de dezembro, segunda-feira: Natal
  • 31 de dezembro, domingo: Véspera de Ano-Novo

Leia mais: dicas para aumentar as vendas no início do ano.

Em complemento, antes de baixar a sua planilha, aproveite também o calendário grátis que criamos com as datas mais importantes para o varejo e dicas mensais para melhorar ainda mais os resultados mensais do seu negócio.

Além de pensar em campanhas, vendas, receitas e despesas, não se esqueça de considerar antecipadamente as possíveis ausências de funcionários, como férias e pontos facultativos, que afetam horários de atendimento ao público. Para isso, acompanhe também o calendário local e esteja atento aos feriados municipais ou estaduais que podem alterar a dinâmica do negócio. 

E, agora, com as datas comemorativas anotadas, podemos começar a desenvolver a planilha orçamentária da sua empresa.

Como usar a sua planilha de orçamento grátis

Então, é hora de começar a preparar o seu negócio para o ano de 2023. Para isso, criamos uma planilha de orçamento gratuita para sua empresa.

Ela foi preparada para auxiliar a elaborar de maneira simples e prática o orçamento anual de sua empresa, além de possibilitar a comparação do que já foi executado, seja em vendas ou gastos. Preencha rigorosamente e acompanhe os números do seu negócio.

Na planilha, você verá duas abas:

1.  Orçamento Anual (Orçado x Real): 

Nesta aba, você verá o resultado de cada mês ao longo do ano;

2. Resumo Anual (Orçado x Real): 

Nesta aba, você verá os valores resumidos em duas estruturas, a de vendas e a de gastos. É possível ver também o percentual atingido do orçamento.

IMPORTANTE: não preencher a guia “Resumo Anual (Orçado x Real)”, pois ela será alimentada automaticamente. Os dados devem ser inseridos apenas na aba “Orçamento Anual (Orçado x Real)”.

O preenchimento da planilha é super simples. Basta incluir os valores no campo de cada mês. Se for receita, deve ser com o sinal positivo (+). Se for imposto, custo, despesa ou outro gasto, o sinal deve ser negativo (-). Você pode alterar ou personalizar as categorias de vendas ou gastos sempre que precisar.  Inclusive, isso está indicado no arquivo. 

Quanto mais personalizado, melhor será para seu controle. Inclua isso na sua rotina e garanta melhores resultados.

Conheça todos os materiais gratuitos que criamos para ajudar na gestão financeira da sua empresa.

Quer simplificar ainda mais a gestão financeira da sua empresa? Baixe agora gratuitamente o app da Biz.

baixe grátis

E aí, preparado para planejar 2023? Então, mãos à obra!

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro