25 nov 2022

Quer ideias para vender muito no Natal? A Biz ajuda!

4 dicas práticas para vender muito.
leitura de 7 min
Quer ideias para vender muito no Natal? A Biz ajuda!

Como o Natal é o feriado mais importante para o comércio brasileiro, separamos algumas ideias para você vender muito. Para muitas empresas, as vendas de Natal são de longe as maiores do ano. Assim, funcionam como uma renda adicional que compensa muitos outros meses – especialmente no começo do ano, quando chegam diversas contas a pagar. Por isso, é essencial planejar estratégias para vender muito no Natal.

Venda no Natal também de forma online

E, agora, com a disseminação das compras online, a data se torna ainda mais importante e cheia de oportunidades. Para se ter uma dimensão, de acordo com pesquisa da Nielsen, o comércio virtual cresceu 21% no Natal de 2021 em comparação ao Natal de 2020. O faturamento do setor alcançou a cifra de R$4,5 bilhões. Complementarmente, as vendas nos shoppings no Natal de 2021 foi de R$204 bilhões, 58% maior que o Natal de 2020.

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Quer saber como vender mais no natal e aproveitar essa época do ano? Então, veja as três ideias para vender mais no fim do ano separamos para você!

1) Ideias de campanhas direcionadas para vender no Natal

O primeiro passo para elevar as suas vendas de Natal é comunicar aos seus clientes. Selecione produtos de destaque e divulgue muito, seja por anúncios, e-mails, redes sociais ou como preferir. Faça seu cliente saber o que você está vendendo e conhecer as suas ofertas natalinas.

Mas, atenção! Não basta somente comunicar de maneira direta. É fundamental pensar em uma campanha especial de Natal e, claro, uma ambientação especial para esse período. 

Por isso, solte a criatividade, crie promoções, descontos ou vantagens para a campanha. Isso pode tornar ainda mais efetiva a sua estratégia de aumentar as vendas de Natal. Fuja do lugar comum e do óbvio – até por que isso todo mundo já faz e você quer se destacar.

Além disso, adote uma decoração específica, coloque sua marca no clima natalino e comunique-se de maneira coerente com os seus clientes. Afinal, quem não adora entrar em uma loja linda e toda decorada.

Confira algumas ideias para você aplicar desde já!

Descontos progressivos:

Um ótimo incentivo para comprar mais. Essa estratégia facilita a vida do cliente que não precisará ir em outras lojas para adquirir todos os presentes ou mercadorias que deseja e, principalmente, aumenta muito as suas vendas.

Ofertas exclusivas:

Ideias de promoções especiais para seus clientes regulares, além de serem um ótimo incentivo, funcionam também como uma ótima maneira de fidelizar os melhores clientes da sua marca e vender ainda mais no Natal.

Promoção relâmpago:

Outra ideia que ajuda as vendas durante o Natal é gerar a sensação de escassez, um motivador poderoso para o seu cliente. Portanto, criar promoções relâmpago irresistíveis e que fomentem nos seus clientes o desejo de não perder a oportunidade pode impulsionar, e muito, suas vendas.

Cartão-presente:

Muitas pessoas têm receio de comprar produtos como roupas, calçados e objetos de decoração para dar de presente, por medo de não agradar e até mesmo por insegurança de não ter certeza sobre as medidas certas do presenteado. Nesse caso, um cartão presente pode ser uma estratégia interessante para vender mais e ainda divulgar sua marca para novos clientes.

É hora de botar as ideias em prática pra vender mais no Natal!

Com o BizCred, crédito PJ da Biz, você tem até R$500mil para aplicar essas ideias no seu negócio e aumentar muito as vendas da sua empresa neste Natal.

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2) Atendimento acolhedor e efetivo neste Natal

O atendimento pode ser um diferencial competitivo importante para ajudar a alavancar as suas vendas de natal. Muitos clientes atribuem o mau atendimento como causa de insatisfação com as empresas. Por isso, evite problemas por algo tão trivial. Garanta um bom atendimento aos seus clientes, com simpatia, proximidade e respeito.

Saiba o que pode ajudar nesse período:

Persuasão:

Em primeiro lugar, entenda bem a necessidade do seu cliente e construa os argumentos certos para convencê-lo de que a sua oferta (produto ou serviço) é a melhor solução.

Empatia:

Coloque-se no lugar do seu cliente. Se ele procurou suporte, possui alguma dúvida, dificuldade ou problema, ele provavelmente já está irritado ou insatisfeito. Evite maiores problemas, seja claro e transparente durante o atendimento.

Escuta ativa:

Além do que foi dito anteriormente, parte importante de demonstrar empatia é a escuta. Por isso, garanta que seu cliente se sinta ouvido, seja de maneira virtual ou presencial, digital ou física.

Disponibilidade:

Por fim, esteja disponível e se mostre presente. Se o cliente tiver dificuldade para chegar até você, isso pode agravar ainda mais o desconforto e deixar uma impressão de descuido ou desleixo. Ferramentas virtuais, como chatbots, podem ajudar.

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3) Frete mais acessível é uma ótima ideia para vender mais no Natal

Essa dica é pensada especialmente para empresas que vendem online. Então, se você tem um e-commerce, preste atenção!

O alto valor do frete pode fazer com que os clientes desistam de fazer negócio e busquem seus concorrentes. Isso acontece, pois, do ponto de vista do cliente, o frete faz parte do preço final que ele vai pagar. Quer ver um exemplo? Se o produto custa R$50, mas o frete é de R$25, o cliente considera que vai pagar R$75.

Saiba como garantir melhores fretes:

Para garantir fretes mais acessíveis, evite cálculos muito simplistas. Na maioria das vezes, a forma de transporte mais simples por não ser a melhor. Por isso, adote ferramentas que permitirão um cálculo mais efetivo do frete, considerando peso e dimensões do produto, distância e localização, áreas de risco, dentre outros fatores. 

Afinal, essas variáveis podem permitir que você adote estratégias chamadas de multimodal. Isso porque elas são nada mais, nada menos do que adotar vários modos de transporte durante o trajeto do produto, para tornar mais rápido e eficaz o transporte de suas mercadorias. E, muitas vezes, até ajuda a baratear significativamente o seu frete. Bom para você, para sua empresa e para o seu cliente!

Viu só? Então, agora que você já sabe como vender mais no natal, é a sua vez de colocar essas ideias em prática e aumentar as vendas nesse final de ano!

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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