16 ago 2022

Como criar um site para minha empresa gastando pouco?

Como criar um site para minha empresa gastando pouco?

Afinal, como criar um site para minha empresa? Considerando que o e-commerce cresceu 27% em 2021, ter um site profissional para a sua empresa é fundamental para a venda dos seus produtos e serviços. Sem contar que nesse espaço digital as pessoas poderão conhecer melhor a história do seu negócio e, dessa forma, se conectar com ela de alguma maneira. 

Além disso, você poderá personalizar esse espaço de acordo com as suas preferências e terá liberdade para gerenciar o conteúdo de qualquer lugar.

A criação de um site é mais simples do que se imagina. Vamos mostrar todos os detalhes sobre como desenvolver sua loja digital da empresa e ter mais sucesso nas suas vendas gastando pouco. 

Continue lendo para saber como!

Como criar um site para minha empresa gastando pouco?

Existem algumas etapas que envolvem a criação de um site, mas elas podem ser executadas sem muita dificuldade e de uma forma bastante rápida. 

Algumas delas devem vir em primeiro plano, para que os passos seguintes funcionem corretamente. Confira abaixo!

Um dos passos mais importantes para que todo o resto funcione bem. Portanto, você precisa saber de que forma esse espaço ajudará e trará benefícios para o seu negócio. 

Saiba qual é o objetivo do seu site

Ele pode ter o intuito de fortalecer a credibilidade da empresa, torná-la mais conhecida no mercado, adquirir leads de venda ou propriamente vender o produto.

Com esse objetivo bem definido, fica mais fácil avaliar qual modelo de site irá oferecer os recursos que você precisa. 

Afinal, a escolha da melhor plataforma depende também da realidade da empresa. Por isso, avalie com calma e identifique de forma estratégica o perfil do seu empreendimento.

Planeje o que o site deve conter

O próximo passo é identificar qual o objetivo estratégico do projeto. Você, como gestor, deve analisar a necessidade do cliente que a página precisa resolver e, assim, determinar os tipos de conteúdo contidos no site.

Se você deseja criar um site institucional para melhorar a imagem do seu negócio, mas também quer atrair tráfego orgânico, precisará de conteúdos relevantes para engajar o público. 

Ou seja, além de informações básicas sobre a empresa, o site deverá conter uma seção de blog, que demandará a produção de conteúdo regular. Veja as opções de site de acordo com o objetivo ao final do post.

Leia mais: como fazer registro de marca

Defina o nome do site

Definir o nome do site, ou domínio é outro passo importante quando você for criar um site para a sua empresa. Ele funcionará como um endereço eletrônico, que poderá ser encontrado e acessado na internet por qualquer pessoa. 

É possível comprar um domínio próprio, ou escolher uma versão gratuita para montar o espaço digital.

A opção que irá gerar maior peso para o site é a compra de um domínio próprio (.com ou o .com.br.), mas ela terá um pequeno custo financeiro anual. As principais lojas de domínios são: GoDaddy, Locaweb, Uol Host e Registro Br.  

A alternativa gratuita não oferece tanta credibilidade, mas também pode ser bem utilizada, principalmente se você não quiser abraçar mais uma despesa. 

Contratar uma plataforma

O serviço de hospedagem é o responsável por colocar e manter o seu site funcionando. Quando você contrata esse serviço, está reservando um espaço para o seu site dentro de um servidor. 

Nesse caso, existem também as versões gratuitas e as versões pagas do serviço.

As versões que são pagas irão oferecer maior estabilidade e proteção para o site, com a garantia que ele permanecerá sempre disponível. 

Os mais utilizados no mercado são Hostgator, Kinghost, Hostinger, Wix e Shopfy. Já nas opções gratuitas, você pode não ter tanta estabilidade e ficar à mercê do sistema. 

Definir o construtor de sites

Você deverá buscar um construtor de site para que possa colocar esse projeto em prática de forma eficaz

Existe a opção de contratar o construtor do próprio serviço de hospedagem que você escolheu antes. Ele geralmente funciona de forma intuitiva e não requer conhecimentos de HTML. 

Em contrapartida, se você busca uma opção gratuita, há inúmeras opções confiáveis. Existem tanto as que oferecem um período grátis para testar, quanto as versões que são totalmente gratuitas. 

Dentre as mais populares estão Weebly, Strikingly e GoDaddy, por exemplo.

Escolher um template

Se você nunca participou da criação de um site, essa etapa é uma das mais divertidas e interessantes. O template será a representação visual de como se dará o design e a organização do site. 

Uma dica é sempre investir em um template responsivo, ou seja, capaz de adaptar o site à tela do celular.

Para seguir esse passo há duas opções: contratar um profissional de design ou utilizar os templates pré-definidos do construtor de sites que você escolheu. 

Em ambos os casos você deverá buscar coerência entre o estilo do site e a sua empresa, para que eles andem lado a lado. 

Procure um bom equipamento para gerenciar o site

Agora, o que você deve fazer é procurar uma boa ferramenta para conseguir desenvolver e gerenciar o seu site. 

Um computador de qualidade é essencial para que não haja imprevistos e também para tornar a manutenção desse site muito mais produtiva.

Existem muitos equipamentos com um ótimo custo benefício no mercado. É totalmente possível encontrar um modelo que tenha ótimas especificações e não possua um valor tão elevado. 

Se você quer saber quais são as melhores opções com preço baixo, conheça os Melhores Notebooks com Bom Custo-Benefício.

Conheça plataformas gratuitas

As principais plataformas de criação de sites da atualidade oferecem vários recursos para personalização. Isso é o que, basicamente, as tornam capazes de prestar qualquer tipo de serviço para quem quer utilizá-las. 

Confira a seguir algumas plataformas totalmente gratuitas e como elas funcionam.

WordPress

Esse é, provavelmente, o principal serviço de blog gratuito de todo o mundo, tendo em vista que WordPress oferece inúmeros recursos. 

Ele é ideal para quem quer controle completo não só do conteúdo que posta em seu site, mas também das estatísticas de acesso, personalização avançada, comentários e muito mais. 

O WordPress disponibiliza ferramentas avançadas para tudo o que você quiser fazer, seja apenas para postar conteúdos ou vender produtos. 

Portanto, se você quer uma plataforma para usar e abusar das possibilidades e enriquecer o seu site sem gastar nada, essa é uma das melhores opções. 

Google Sites

Levando em conta que os gastos para desenvolver um site e mantê-lo são um desafio para as empresas, essa opção é uma grande vantagem. 

O Google Sites é uma plataforma excelente e acessível para diferentes tipos de empresas. Antes de tudo, é muito rápido começar, pois o processo de criação não é burocrático.

Essa plataforma também oferece bastante agilidade na hora da criação, proporcionando às empresas um melhor desempenho no funcionamento. 

Sem contar que os sites criados são responsivos, ou seja, otimizam a experiência dos usuários, pois se adaptam a diferentes tamanhos de tela. 

Joomla

A plataforma Joomla é conhecida como a principal rival do WordPress. Isso porque também oferece uma série de recursos interessantes para criar uma interface amigável e responsiva. 

Com suas inúmeras funcionalidades, você poderá oferecer toda a credibilidade que o seu site precisa.

Uma opção fácil de usar, que pode ser utilizada para construir diferentes formatos de sites e blogs de acordo com a preferência do usuário. 

Além disso, a plataforma também é excelente para a criação de espaços de e-commerce, não deixando a desejar em nenhum aspecto da comercialização. 

Veja os tipos de sites para sua empresa

Você já viu anteriormente que precisa escolher qual formato o seu site irá seguir, seja uma linha institucional, blog, rede social ou E-commerce. 

Para entender de forma mais detalhada as características e os objetivos de cada uma dessas categorias, leia os tópicos a seguir. 

Site institucional

Um site institucional é um espaço para a sua empresa na web, ou seja, um espaço virtual. Através de páginas virtuais, você irá apresentar a sua empresa, informar os seus serviços e promover a sua marca. 

Lá você deve usar todas as informações relevantes, como a data da fundação, como a empresa surgiu e quem é o líder dela. 

Mesmo com as redes sociais, o site institucional é geralmente o primeiro canal que o usuário irá se informar sobre a sua empresa. 

Portanto é muito importante que ele seja bem estruturado e coerente com a marca, mostrando missão, valores e todos os serviços e/ou produtos que a empresa oferece.

Leia mais: como definir o público-alvo da sua empresa

Blog

O blog é o tipo de site que permite que você escreva conteúdos longos sobre qualquer assunto. Eles consistem, em sua maioria, em artigos e imagens, geralmente abordando um assunto específico. 

Com eles você pode criar uma linha de conteúdos direcionados aos produtos ou serviços que sua empresa vende.

Eles cresceram muito nos últimos anos, oferecendo uma boa visibilidade para empresas e pessoas, resultando em um ótimo retorno financeiro

Tudo isso se deve ao fato de ser muito simples criar um blog, assim como postar conteúdos e produtos nesse formato.

Redes sociais

Outro meio de manter um espaço virtual atualizado e bem organizado para a sua empresa é o modelo de rede social. 

Como é um ambiente tecnológico muito simples de se utilizar, você não terá problema algum em encontrar material para gerar conteúdo.

As redes sociais são plataformas ideais para as empresas que querem desenvolver um relacionamento mais direto com seus clientes

Nelas é possível se conectar com eles por meio de vídeos, fotos e postagens, tudo realizado em tempo real. Além disso, existem os chats online, que possibilitam a troca de informação de forma muito eficiente. 

E-commerce

Os sites de e-commerce ou lojas online permitem que você venda produtos de forma totalmente online. Esses sites quase sempre incluem seções que permitem exibir seus produtos, bem como recursos de carrinho de compras e checkout. 

Esse tipo de sites é o mais indicado para pessoas que desejam ganhar dinheiro online. Você pode utilizar um e-commerce se tiver seus próprios produtos para vender ou pode iniciar o dropshipping, o que permite vender itens ou serviços de terceiros e obter bons lucros.

Dicas de gerenciamento de sites

A gestão de sites é muito importante para uma série de soluções que tornam uma página relevante na internet. O que obviamente aumenta a sua popularidade e o seu fluxo diante das inúmeras páginas existentes no meio virtual. 

Veja abaixo como garantir esses benefícios através de um bom gerenciamento. 

Tenha um bom dispositivo para trabalhar com marketing digital

Um dos fatores que garante o fluxo e um bom gerenciamento do seu site são equipamentos adequados, como notebooks e celulares. 

Até mesmo porque você irá precisar atualizar o seu espaço virtual de forma constante, seja com novos produtos ou postagens com informações. 

Se você quiser um aparelho completo, que permita uma melhor navegação e dê acesso a várias funcionalidades, o melhor é escolher um notebook. No link Melhores Notebooks de 2022, você encontra as melhores opções.

Sempre passe o briefing do seu site

Briefing é um documento que contém a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.

De forma simples, um briefing é como um mapa. Seu propósito é nortear ações, para que as melhores estratégias sejam tomadas. 

Um briefing mal construído pode causar resultados fora do esperado, problemas na comunicação e bastante estresse. 

Por isso, preparar bem essa etapa, com todas as informações necessárias é de extrema importância para que o site da sua empresa seja desenvolvido e gerenciado com um plano estratégico. 

Faça com que os clientes achem o seu site

Algumas etapas que citamos anteriormente, como criar o domínio do seu site, são muito importantes para colocá-lo nas pesquisas online. 

Contudo, há várias outras ações muito eficazes para fazer com que o seu site seja encontrado com mais facilidade, passando a ter mais acessos e compras.

Você pode focar em prospecção de clientes. Para isso, para quem tem um site, investir em marketing é uma obrigação. Esteja sempre buscando melhorar o seu marketing de conteúdo, SEO e CRO, por exemplo. 

Além disso, cadastrar seu site em plataformas como o Google My Business é uma ótima ação. 

Monitore o site e faça testes

Esse é um ponto importantíssimo do gerenciamento de sites. Monitorar e realizar testes de forma periódica e organizada no seu espaço virtual é de suma importância para que ele cresça e atinja metas. 

Esse controle vai permitir que você identifique problemas e melhorias, podendo resolvê-las com êxito.

Quando você testa aspectos como funcionalidade, compatibilidade, responsividade e conteúdo, é possível entender exatamente o que melhor funciona. 

Dessa forma, o seu site vai se tornar muito mais intuitivo e conseguirá captar mais pessoas, o que acaba se transformando em mais rentabilidade.

Neste artigo você pode ver como criar o site da sua empresa do zero de forma prática e sem precisar gastar muito. Além disso, foi possível entender melhor como escolher uma boa plataforma, conhecer os tipos de sites que você pode escolher e como colocar a sua empresa no mapa digital.

Lembre-se que uma das etapas mais importantes para a criação do seu site é montar o briefing da empresa. Dessa forma você vai tornar esse projeto muito mais estratégico, acertando os pontos ideais para o sucesso desse espaço. 

Esperamos que você aproveite bem todas essas informações e tenha êxito nas suas vendas e divulgações. Até a próxima!

Este artigo foi produzido pelo Portal Vida Livre. 

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