31 jan 2023

O que é e para que serve o sistema PDV?

O que é e para que serve o sistema PDV?

Já ouviu falar em sistema PDV? Ele é essencial para o sucesso das vendas, controle financeiro e fiscal da empresa. 

Certamente você já teve que aguardar na fila por muito tempo para pagar suas compras. Essa é uma péssima experiência para o cliente. Então, como empresário, você precisa contar com um sistema eficiente para o fechamento de suas vendas.

Além de evitar as filas, um bom sistema frente de caixa incorpora todos os setores da empresa, facilitando sua gestão e a satisfação do consumidor final.

O software PDV tem como objetivo principal realizar as vendas de forma ágil, mas ele faz muito mais do que isso.

Como esse sistema integrado ao seu sistema ERP, todas as transações registradas no PDV são repassadas automaticamente ao financeiro e ao estoque, permitindo uma gestão otimizada e completa.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse sistema e como a frente de caixa pode auxiliar no crescimento dos seus negócios.

Como o sistema PDV funciona?

Sistema PDV, também conhecido como ponto de venda ou frente de caixa, é o software responsável pelo fechamento das vendas de um negócio.

De modo geral, ele refere-se a todos os sistemas e equipamentos utilizados para a conclusão da cadeia logística, uma vez que todos os processos anteriores têm como objetivo esse momento.

Por isso, tanto para o lojista quanto para o cliente é desejável que tudo ocorra de maneira eficiente, com rapidez, qualidade e sem frustrações.

Uma vez que todo negócio quer e precisa vender seus produtos e serviços, é preciso um sistema que facilite essa etapa final.

Por meio do sistema PDV é possível selecionar o item comprado pelo consumidor, a quantidade, preço, descontos, método de pagamento e finalizar a venda, tudo em poucos cliques.

O melhor de tudo é ter esse módulo de PDV integrado em seu software de gestão empresarial, o que facilita muito o controle dos processos.

Assim, na hora da venda, o PDV integrado busca no sistema as informações do produto e quantidade. Simultaneamente, retira os itens vendidos do estoque e calcula a comissão para o vendedor, caso seja preciso.

Leia mais: saiba como contratar a equipe ideal para a sua empresa.

Além disso, já faz o cálculo dos impostos, emite o cupom fiscal e gera relatórios de toda a movimentação. Tudo isso não seria possível com um terminal de vendas comum, aqueles em que tudo é feito de forma manual.

O sistema PDV otimiza as vendas, oferece um bom atendimento e um gerenciamento fácil e rápido.

Como a chegada do Pix influencia no seu sistema de PDV

Se você tem uma loja, posso apostar que já ouviu (e muito!) a pergunta “aceita Pix?”. Pois é, o Pix revolucionou os pagamentos no Brasil e passou a ser muito adotado pelos consumidores. Afinal, é um meio de pagamento mais rápido, simples e prático.

Mas será que para a loja é seguro?

Com o crescimento acelerado do Pix, surgiram e continuam surgindo golpes cada vez mais elaborados. Desde comprovante falso até o agendamento cancelado, empreendedores vêm sofrendo com diversos tipos de fraude.

Contudo, nós da Biz reforçamos nosso propósito de criar soluções para facilitar o dia a dia do empreendedor brasileiro. E, por isso mesmo, lançamos uma solução para os golpes do Pix.

O Quem Pagou é solução antifraude gratuita e exclusiva para clientes da Biz, que funciona como um extrato que atualiza, em tempo real, todos os recebimentos por Pix. Você pode cadastrar em qualquer aparelho, seja no caixa do PDV ou no celular do delivery.

Veja como é simples, seguro e totalmente gratuito.

Dessa forma, você e seus funcionários acompanham em tempo real todos os recebimentos por Pix, sem precisar acessar a conta. Assim, você protege os dados sensíveis da conta da sua empresa. E o melhor, é totalmente de graça!

Francisco Ferreira, fundador e CEO da Biz, deu algumas dicas de como o Quem Pagou pode facilitar o dia a dia das empresas. Dá só uma olhada:

Sabia tudo sobre o Quem Pagou aqui!

Curtiu? Comece agora a receber por Pix de forma gratuita e 100% segura com Quem Pagou.

baixe grátis sua conta digital PJ gratuita

Frente de caixa e gestão empresarial

De modo geral, o sistema PDV contribui não só para agilizar o processo de compra, mas também, para a automação e eficiente gestão empresarial. 

Ele possibilita um controle eficiente do estoque e uma melhor visualização das entradas e saídas de mercadorias, tudo em tempo real.

Para quem tem mais de uma loja, esses terminais de venda podem funcionar acoplados a um mesmo banco de dados, integrando as informações entre os estabelecimentos.

Dessa forma, o departamento de compras pode prever o consumo e estipular o estoque mínimo para cada mercadoria.

As informações fidedignas das vendas efetivadas também melhoram o fluxo do caixa e consequentemente toda a gestão.

Tipos de sistema PDV 

Embora funcionem de modo semelhante, existem diferentes tipos de sistema frente de caixa. A escolha correta de qual usar pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. Saiba como escolher o sistema frente de caixa para sua empresa:

Sistema PDV fixo

O PDV fixo geralmente é utilizado por grandes redes corporativas, já que exige investimentos mais altos e a aquisição de mais equipamentos.

Geralmente, essa não é a opção mais viável para quem está iniciando ou que possui uma empresa de pequeno e médio porte.

Sistema PDV online

O PDV online ou móvel é um software que facilita os processos e otimiza a gestão de pequenas e médias empresas. 

Ele conta com todos os recursos necessários para uma boa frente de caixa e fechamento das vendas com a vantagem de ter o custo reduzido.

Outra facilidade desse tipo de sistema é que seu acesso é remoto. Assim, mesmo que esteja longe da sua loja é possível acessar as informações, basta ter acesso à internet.

Leia mais: como reduzir custos na sua empresa.

Maior controle, economia e satisfação

O sistema PDV permite realizar vendas facilmente e oferecer atendimento ágil aos clientes. Quando interligado com um software de gestão, se torna um componente completo para atender todo tipo de empresa.

De onde estiver você poderá acompanhar o andamento das vendas e demais informações cruciais para sua loja em tempo real.

Como o sistema PDV ajuda na gestão financeira

Além disso, todas as transações são vinculadas aos outros setores como financeiro, de vendas e de estoque. Dessa forma, contará com um controle completo das atividades, facilitando a gestão de todos os processos.

Criamos uma planilha de gestão financeira exclusiva para ajudar no planejamento das finanças do seu negócio. Para baixar grátis, é só se cadastrar aqui 👇

Optar por um sistema PDV online é uma forma eficiente de ter maior controle, economia e satisfação dos clientes.

Esteja você começando sua trajetória como empreendedor ou que esteja há anos no mercado, sempre vale a pena conferir as inovações tecnológicas que estão disponíveis para otimizar seu negócio. Dessa forma, você se mantém sempre à frente da concorrência.

Aqui na BizCapital, gostamos de trazer dicas de empreendedorismo para você gerir melhor o seu negócio. Nosso papo é de empreendedor para empreendedor e estamos aqui para oferecer os recursos financeiros necessários para a sua empresa decolar! Então, já sabe: se precisar de capital para investir no seu negócio, conte com o BizCred, crédito PJ da Biz. Para solicitar até meio milhão de reais, clique no botão abaixo:

peça BizCred no app da Biz

E aí, entendeu para que serve o sistema PDV? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

Clique aqui e simplifique a gestão financeira da sua empresa com o app da Biz.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no InstagramFacebookLinkedinYoutube. Segue a Biz, vai 💛

*Esse texto foi escrito em parceria com o time da GestãoClick, originalmente publicado em 13/11/2020.


ver tudo sobre: guia financeiro