16 jan 2023

Já pensou em usar a inovação tecnológica a favor do seu negócio?

Descubra como a tecnologia pode melhorar os seus resultados.
leitura de 7 min
Já pensou em usar a inovação tecnológica a favor do seu negócio?

Muito se fala em inovação tecnológica, mas para muitas empresas isso ainda é um tema bastante complexo ou até um tabu.

Esses dias, o ChatGPT ganhou muita visibilidade. Ele é uma inteligência artificial de alta precisão que mostra o poder da tecnologia para responder (quase) tudo o que você perguntar, vale fazer o teste!

Francisco Ferreira, empreendedor e CEO da BizCapital fez um artigo usando a própria ferramenta para falar de todas as suas possibilidades. Venha conferir aqui: Quem quer ser bilionário sozinho?

Com o tema em alta, preparamos este artigo para desmistificar esse assunto e sanar algumas dúvidas mais comuns, como a diferença entre inovação tecnológica de outros tipos de inovação e como implementar uma inovação tecnológica a favor de sua empresa. Elas podem melhorar muito seus resultados.

Preparado? Vamos aprender a usar a tecnologia na sua empresa!

O que é inovação tecnológica

Inovação, pensando na etimologia da palavra, é toda nova ação executada dentro de um novo contexto. Ela pode estar relacionada a produtos ou serviços, processos, modelos de negócios e, além disso, pode fazer uso de tecnologia. Quando ela faz uso de alguma tecnologia, usamos o termo “inovação tecnológica”. 

Pode parecer estranho, mas, como você pode ver, nem toda inovação necessariamente faz uso de tecnologia. Existem inovações que são pautadas em mudanças de tarefas, de processos, de maneiras de lançar um produto ou serviço, de embalagens ou até de comunicação, dentre outras coisas.

Se essas inovações fizerem uso de uma nova tecnologia, ou seja, de alguma nova ferramenta, seja ela física ou virtual, podemos dizer que se trata de uma inovação tecnológica. É o exemplo da inteligência artificial usada por diversas empresas que se enquadram no chamado empreendedorismo criativo.

Como a Biz, por exemplo, que usou a inovação para criar uma inteligência que permite você solicitar seu crédito PJ direto pelo app de uma forma única e ter a resposta em minutos! Além, claro, de simplificar a sua gestão financeira com funcionalidades exclusivas, conta PJ gratuita e Pix sem custo.

baixe grátis

Qual a importância da inovação tecnológica?

Cada dia se torna mais importante a presença da tecnologia das empresas. Atualmente, fala-se muito em colaboração. Apesar disso, as empresas naturalmente estão concorrendo por diversos pontos, como clientes, mercado, menores preços, melhores margens de lucro e por quem atinge tudo isso em um ritmo mais veloz que as demais empresas do setor. 

É nesse contexto que o uso de tecnologias passa a se difundir. Elas visam elevar a produtividade, reduzir custos e, consequentemente, melhorar os resultados das empresas. Com o tempo, a busca por novas tecnologias que possam acelerar ainda mais os ganhos das empresas também entra na lista de tarefas dos colaboradores para obter diferencial competitivo. 

Ainda pensando em agilizar o ritmo da sua empresa e melhorar a sua gestão financeira, criamos uma calculadora exclusiva de lucro e prejuízo. Passe a utilizar agora mesmo e analise de forma ainda mais efetiva os seus resultados:

Vantagens e desvantagens da inovação tecnológica

Nem sempre é fácil ou vantajoso adotar uma inovação tecnológica. Existem diversos exemplos para esse casos. Um deles é a já conhecida história da Blockbuster e da Netflix. Em 1999, a Netflix era uma pequena empresa que buscava maneiras de melhorar a experiência de consumo de filmes e séries.

A Blockbuster, que era uma gigante na época, subestimou a capacidade de inovação da Netflix e o restante da história a gente já conhece. A Blockbuster fechou as portas e a Netflix é líder global em streaming de filmes e séries. Portanto, quem não adota uma inovação tecnológica pode desaparecer (como é o caso da Blockbuster) ou perder uma importante fatia de mercado (como foi o caso da Kodak).

Um caso de insucesso

Mas, o outro lado da moeda é adotar muito rapidamente uma inovação tecnológica. O Concorde foi um avião supersônico produzido entre 1965 e 1978. Ele atingia a incrível velocidade de 2.200km/h. Contudo, após os primeiros voos testes, ocorreu uma série de cancelamentos por parte de companhias aéreas que haviam solicitado o avião, porém desistiram da compra. 

Isso ocorreu devido a fatores como a crise do petróleo dos anos 1970, já que o consumo da aeronave era muito alto. Além disso, também houve dificuldades financeiras de parceiros das companhias aéreas e problemas ambientais, como o elevado ruído ao ultrapassar a barreira do som e poluição atmosférica.

Ou seja, não adianta correr para liderar uma inovação tecnológica  sem verificar sua relevância e a capacidade do mercado e do consumidor de absorver essa inovação. É fundamental estar atento à conjuntura para não desperdiçar esforços, investimentos, tempo e “morrer na praia”.

Um caso de sucesso

O Pix foi uma das maiores inovações tecnológicas recentes, não apenas no Brasil, mas se tornou referência no mundo todo. Ele é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil com a finalidade de diminuir o uso de dinheiro físico e facilitar as transferências entre contas, tanto para pessoas físicas como jurídicas.

Mas, logo após a sua criação, também começaram a surgir diversos formatos de golpes do Pix. Por isso, a Biz criou uma inovação que veio para combater esse risco para as empresas.

O Quem Pagou é uma solução antifraude que funciona como um extrato em tempo real dos recebimentos por Pix. Ele permite que o empreendedor e seus funcionários façam a conferência através de qualquer aparelho, garantindo que o pagamento foi feito. Sem riscos de comprovantes falsos e, o melhor, sem precisar acessar a conta! Cadastre agora e receba por Pix de forma gratuita e segura.

baixe grátis

Como implementar uma inovação tecnológica em sua empresa

Para adotar uma inovação tecnológica, há dois caminhos: esforços internos ou externos.

Externamente:

1. Definir o escopo do projeto e o desafio a ser solucionado com a inovação tecnológica;

2. Buscar parceiros que possuam a inovação tecnológica;

3. Fazer diversos testes;

4. Avaliar os resultados;

5. Decidir por adotar a inovação tecnológica ou recomeçar o processo.

Internamente:

1. De modo semelhante, defina o escopo do projeto e o desafio;

2. Recrute uma equipe para fazer pesquisa e desenvolvimento (P&D);

3. Conduza muitas pesquisas;

4. Desenvolva protótipos;

5. Daqui em diante, siga os passos 3, 4 e 5 do formato externo.

Você já sabe como a inovação pode impactar seu negócio, então, é hora de fazer acontecer e inovar. Agora é com você e sua equipe, vá em frente!

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: tecnologia