12 dez 2022

As novas regras do Pix vão te surpreender

Ainda mais oportunidades para a sua empresa.
As novas regras do Pix vão te surpreender

É indiscutível, o Pix é um fenômeno nacional. O aumento do número de clientes, das transações e do volume de dinheiro demonstram isso. Mas, como esse meio de pagamento está sempre evoluindo, fique atento às novas regras do Pix para 2023.

Apesar disso, o crescimento até aqui é só o começo de uma revolução digital. Pois é com as novidades e novas regras do Pix que surgem ainda mais possibilidades para beneficiar o seu negócio.

Então, se você quer aumentar suas vendas com as novas regras do Pix, é hora de mergulhar de cabeça nesse artigo. Vem com a gente!

Afinal, qual o status das novas regras do Pix desde que foi lançado?

A revolução em meio de pagamentos digitais veio para resolver diversos problemas que a população já estava cansada de enfrentar. O Pix foi implementado em 2020 e, nesses dois anos de operação, vários marcos importantes para facilitar as transações dos brasileiros já foram atingidos. Até novembro de 2022, o Pix contava com:

  • 787 instituições participantes do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI);
  • mais de 536 milhões de chaves registradas, sendo aproximadamente 24,5 milhões de chaves de pessoas jurídicas;
  • mais de 140 milhões de usuários cadastrados, sendo 10,7 milhões de pessoas jurídicas;
  • mais de 366 milhões de contas cadastradas, das quais 18,1 milhões são de pessoas jurídicas;
  • mais de 2,1 bilhões de transações registradas no SPI;
  • quase R$1 trilhão em transações registradas no SPI;
  • por fim, mais de 4 mil transações de Pix Troco e mais de 426 mil transações de Pix Saque.

São números impressionantes que mostram o sucesso que o Pix alcançou, tornando-se até referência internacional para outros países. A princípio, o Banco Central tem conversas avançadas com Colômbia e Canadá, mas já iniciou um grupo de trabalho conjunto com os EUA, que optou por desenvolver seu próprio sistema de pagamentos chamado FedNow.

Leia mais: entenda se o Pix é seguro.

Relembre as vantagens desse meio de pagamento:

Na Biz, o Pix é gratuito, mas pode ser cobrado em outras instituições, variando de acordo com a quantidade de operações e com o tipo de empresa. Além disso, é rápido, ou seja, um meio de pagamento instantâneo, pois o dinheiro troca de titularidade em poucos segundos. Ademais, ele funciona 24 horas por dia e sete dias por semana e permite o relacionamento entre bancos sem nenhuma distinção. Para finalizar, apesar do vazamento de algumas chaves (vamos falar sobre isso mais à frente), é um mecanismo bastante seguro.

Novas funcionalidades do Pix anunciadas em 2022 

Antes de falarmos sobre as novas regras do Pix definidas para 2023, vamos entender o que foi começou a ser desenvolvido em 2022. Além de lançar os chamados Pix saque e Pix troco, a autoridade monetária brasileira divulgou outras modalidades, para facilitar ainda mais a vida de consumidores e empreendedores.

Leia mais: saiba tudo sobre Pix saque e Pix troco.

1) Pagamentos offline

Dentre as novidades, foi lançado o pagamento offline. Neste caso, basta que apenas um dos envolvidos na operação tenha internet. Ou seja, é possível realizar transações instantâneas mesmo sem ter internet no celular, contanto que a outra parte tenha.

2) Pix débito automático

Além dos pagamentos “sem internet”, o Banco Central também estuda a implantação do Pix débito automático, que permite cadastrar fornecedores para pagamento automático com Pix. O novo produto vai atender a pagamentos recorrentes, como serviços públicos e outras contas que exijam pagamentos periódicos (escolas, academias, assinaturas, serviços de streamings, entre outros). A função será similar ao que ocorre no débito em conta atualmente, mas sem depender de convênios bilaterais, com uma experiência de uso padronizada e aprimorada, utilizando todos os benefícios do Pix.

3) Pix garantido

Outra grande novidade, que já está em fase experimental, é o chamado Pix garantido. Com ele, os usuários podem usar o Pix para fazer compras parceladas. O projeto foi prometido para 2022 e pode ser lançado a qualquer momento, mas, por enquanto, sem novidades.

4) Pix aproximação

Já o Pix aproximação, como o próprio nome diz, permitirá ao consumidor pagar as suas compras apenas aproximando o celular da maquininha de cartão ou terminal de pagamento. A expectativa é que este sistema esteja à disposição em breve.

5) Pix internacional

Por último, mas não menos importante e ainda sem data definida, tem o Pix internacional que promete facilidade e agilidade em transações internacionais. Institucionalmente, a implementação do Pix Internacional deve ocorrer apenas em 2024 ou 2025, disse Breno Lobo, consultor no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central (BC). Apesar disso, já podemos ver iniciativas individuais de lojistas de diversos países que estão aceitando o instrumento de pagamento instantâneo brasileiro.

Quer ficar sempre atento às atualizações do Pix e todas as novidades que impactam a vida das PMEs? Cadastre-se abaixo.

Leia mais: conheça as vantagens do Pix para empresas.

Mas, e o vazamento de dados? 

Desde que o Pix começou a funcionar, em novembro de 2020, ocorreram episódios em que as chaves de clientes foram expostas. Ataques hackers trouxeram a público algumas informações usadas nas transações digitais que estão diretamente ligadas ao novo método de transferências de recursos financeiros.

Em agosto do ano passado, cerca de 44 mil chaves – números aleatórios, endereços de e-mail, números de CPF, CNPJ e telefones – que servem como registro das contas – vieram a público. Em dezembro de 2021, mais 160mil chaves foram expostas. E no final de janeiro de 2022, cerca de 2 mil chaves vieram a público.

Leia mais: saiba como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) afeta sua empresa.

E importante ressaltar que, além dos dados vazados não serem sensíveis e não terem causado prejuízos financeiros aos usuários afetados, o presidente do Banco Central disse que a instituição está preparada para impor medidas enérgicas contra novos vazamentos.

Ou seja, não precisa se preocupar. O Pix é um meio de pagamento totalmente seguro, que pode continuar a ser usado sem problemas. 

Golpe do Pix: o que fazer?

Desde o início do ano, as notícias sobre o golpe do Pix estão cada vez mais presentes no noticiário. Tanto consumidores como empreendedores vêm sofrendo com golpistas que fingem ter feito a transferência, forjam comprovantes, alegam falha no sistema e outros tipos de golpes, cada vez mais sofisticados.

O Pix em si é um meio de pagamento seguro e verificado pelo Banco Central. Mas existem meios de se proteger dos golpistas e não cair no golpe do Pix

Foi exatamente para isso que a Biz criou uma solução para sua empresa receber por Pix de forma gratuita e segura. Conheça o Quem Pagou!

Nosso CEO, Francisco Ferreira, explica a nova funcionalidade e dá dicas de como melhorar ainda mais seus recebimentos por Pix.

Cadastre o Quem Pagou e receba por Pix de forma gratuita e segura.

Como evitar golpes e fraudes do Pix em 2023

Apesar do sucesso do Pix, foram muitas notícias relacionadas a golpes e fraudes aplicadas por meio do Pix.  Entre golpes mais aplicados, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), estão: 

  • Golpe do comprovante falso: o cliente envia um comprovante alterado simulando o pagamento da compra, que, na verdade, não foi feito.

  • Golpe da clonagem do Whatsapp: consiste em enviar uma mensagem de whatsapp para a vítima, simulando uma empresa em que a pessoa tem cadastro, para solicitar os dados da vítima e instalar o WhatsApp da vítima no celular do criminoso;

  • Golpe de engenharia social com WhatsApp: aqui, em vez de “clonar” o Whatsapp, os criminosos simplesmente criam uma conta nova com a foto de vítima e simulam que são a vítima para pessoas próximas, como amigos e familiares, e, assim, conseguir dinheiro;

  • Golpe do falso funcionário de banco e das falsas centrais telefônicas: nesse golpe, os criminosos entram em contato via telefone, email ou mensagem, simulando funcionários do banco onde a vítima tem conta, para solicitar informações com o argumento de que é necessário ‘cadastrar’ ou regularizar as chaves do Pix;

  • Golpe do bug no Pix: por fim, um dos golpes mais realizados pelos criminosos consiste em informar à vítima que há um erro (bug) no Pix e, assim, basta transferir um valor que a vítima receberá o dobro – mas não passa de “fake news”.

Leia mais: como evitar golpes do Pix.

Perceba que são golpes simples, sem grande sofisticação, pautados principalmente no desconhecimento das pessoas sobre dados, sistemas, tecnologias ou até falta de atenção sobre o verdadeiro remetente da mensagem. 

As instituições financeiras classificam esses tipos de golpes como “phishing”, ou seja, crimes cibernéticos em que as vítimas fornecem informações sigilosas a partir de falsas solicitações via email, mensagens no WhatsApp, links enganosos ou até mesmo por telefonemas de call centers.

Mas é importante lembrar que o Pix é um meio de pagamento seguro, verificado pelo Banco Central e constantemente atualizado. Por isso, não há motivos para preocupação, mas existem meios de se proteger dos golpistas e não cair no golpe do Pix.

Evite fraudes e receba por Pix de forma gratuita e segura com o Quem Pagou! Comece a aproveitar:

baixe grátis

Novidades nas regras do Pix para 2023

O Banco Central publicou ainda mais novidades no Pix por meio da Instrução Normativa nº 331, de 1 de dezembro de 2022. Dentre as novas regras do Pix que passarão a valer a partir de 2 de janeiro de 2023, estão: 

1) Limite diário:

As instituições financeiras não terão mais a obrigatoriedade de limitar o valor por transação no Pix. Somente será necessário determinar um limite por período de tempo. Para as pessoas jurídicas, a definição de limites para transações via Pix ficará a critério de cada instituição.

2) Horário noturno:

Passará a ser opcional oferecer um horário diferenciado para o cliente solicitar um limite menor para as transações.

3) Pix Saque e Pix Troco:

Foi determinado um aumento no valor do limite atual definido para retirada de dinheiro pelo Pix Saque e Pix Troco. Durante o dia, os valores passam de R$500 para R$3mil e, durante a noite, de R$100 para R$1mil.

3) Cobrança pelo Pix:

Como muitos de vocês devem estar se perguntando, não houve mudança na regra sobre cobrança de Pix, cabendo à cada instituição financeira determinar o valor cobrado por Pix para empresas. Lembrando que, na Biz, o Pix é totalmente gratuito para sua empresa. Você pode enviar ou receber transações sem nenhum custo.

Além dessas novas regras do Pix implementadas por meio da IN 331, o Banco Central também publicou no dia 1º de dezembro as resoluções nº 269 e nº 270. Ambas buscam aperfeiçoamentos operacionais, facilitam o recebimento de recursos por correspondentes bancários e viabilizam o pagamento de salários, aposentadorias e pensões pelo Tesouro Nacional.

Apesar das novas regras já contarem a partir de 2 de janeiro de 2023, a disponibilidade da funcionalidade de gestão dos limites para os clientes por meio de aplicativo ou canal digital das instituições só passa a valer efetivamente a partir de 3 de julho de 2023.

Para aproveitar todos esses benefícios e as novas regras do Pix, basta ter conta em algum banco que ofereça o serviço. Na BizConta, conta PJ digital da BizCapital, você faz e recebe Pix de forma totalmente gratuita, além de diversas outras vantagens, como mensalidade grátis e acesso gratuito ao Quem Pagou, solução antifraude que funciona como um extrato em tempo real para seus funcionários acompanharem os recebimentos por Pix sem precisar acessar a conta da empresa. Conheça mais aqui!

Saiba mais sobre a BizConta e baixe grátis agora mesmo:

Como aproveitar o pagamento com Pix em seu negócio? 

O Pix trouxe diversas facilidades para empresas que o utilizam como meio de pagamento. Oferecer pagamento via Pix é prático, barato e seguro. Veja só:

Facilidade no pagamento

Acima de tudo, o Pix facilita o pagamento, dá agilidade à sua operação e permite que até aquele cliente que nunca anda com dinheiro ou esqueceu a carteira em casa possa consumir seus produtos ou serviços;

Melhor controle do fluxo de caixa com as novas regras do Pix

Com o Pix cobrança, também chamado de Pix boleto, você não precisa esperar por dias ou horas até a compensação do pagamento. O dinheiro cai mais rápido na conta da sua empresa e você pode agilizar as entregas aos seus clientes. Além disso, seu negócio também ganha em termos de planejamento financeiro. Por ser um pagamento instantâneo, torna mais facilitada a gestão do fluxo de caixa.

Falando nisso, para ajudar na organização financeira da sua empresa, criamos uma planilha exclusiva para você controlar as finanças do seu negócio de forma simples.

Baixe grátis aqui 👇

Redução de custos

O Pix pode ser também uma oportunidade de economizar dinheiro. Normalmente, os bancos cobram taxas de empresas que usam o Pix para fazer transações. No caso da BizConta, conta PJ digital da Biz, você pode usar o Pix à vontade, com zero custos para o seu negócio. 
Isso sem falar nas taxas da maquininha de cartão de crédito que você economiza a cada recebimento por Pix.

Saiba como baixar a BizConta de forma fácil e rápida:

Mais segurança nas transações 

O Pix traz segurança. A rapidez com que se finaliza uma operação permite que você e sua empresa fujam de antigos golpes feitos por outros meios de pagamentos.

Possibilidade de oferecer desconto

Com taxas reduzidas e agilidade no recebimento do valor pago pela compra, é possível cobrir o desconto que pode ser oferecido a quem escolher pagamento com Pix. Sem dúvida, isso não apenas torna seus preços mais atrativos, como também é uma maneira de incentivar o uso do Pix para e-commerce e, consequentemente, contar com todas as vantagens do meio de pagamento instantâneo na comparação com as demais modalidades.

Leia mais: conheça as principais formas de pagamento online

E aí, percebeu como as novas regras do Pix beneficiam sua empresa? Então, compartilhe essa informação com sua rede de contatos e bons negócios para você 😉

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

*Texto originalmente publicado em 15 de julho de 2022.

ver tudo sobre: tecnologia