17 ago 2021

Saiba como precificar um produto ou serviço

Saiba como precificar um produto ou serviço

Se em algum momento você já teve dúvidas sobre como precificar um produto ou serviço oferecido por sua empresa, parabéns! Isso significa que você faz parte de uma parcela de micro e pequenos empreendedores que se preocupa em oferecer preços adequados aos seus clientes. 

Nesse artigo, preparamos um guia com os pontos essenciais que você precisa saber sobre como fazer uma precificação lucrativa para o seu negócio.

Quer saber por onde começar? Então, vem com a gente!

O que é precificação

A precificação é o processo que sua empresa terá que percorrer para decidir o preço de seus produtos e serviços. Por ser um processo, você precisa realizar atualizações constantes, já que o preço de alguns elementos que fazem parte disso tudo podem variar de tempos em tempos.

Os principais componentes dos preços que podem contribuir para essas variações são as despesas e os custos conhecidos como variáveis, por exemplo.

Vale lembrar que você deve levar a precificação muito a sério, pois esse processo é essencial para que sua empresa tenha lucro, financie seu capital de giro e possa realizar novos investimentos.

Saber como precificar um produto corretamente permite que você pratique um preço justo para seus clientes, se destaque entre os concorrentes, mantenha a saúde financeira do seu negócio e alcance eficiência em suas atividades.

Qual a importância de uma boa precificação?

Você sabia que a maioria das empresas não traçam estratégias de precificação adequadas dos bens e serviços oferecidos por elas?

É comum que alguns empresários determinem o preço de um produto a partir da multiplicação do custo por 2, como “regra de bolso”, ou aplicação de um determinado percentual fixo sobre o custo de todos os produtos. O motivo? Simplicidade. 

O que eles podem não perceber, no entanto, é que este tipo de solução não leva em consideração o desembolso com despesas ou contribui para que o empresário alcance seus objetivos a longo prazo. Iniciativas como essas podem fazê-lo vender produtos com prejuízo.

Atribuir o preço correto aos bens oferecido te ajudará de diversas formas, dentre as quais destacamos:

  • Alcançar seus objetivos de longo prazo;
  • Realizar investimentos;
  • Obter o lucro desejado;
  • Ser competitivo;
  • Ter clareza do funcionamento do seu negócio.

Leia também: saiba como calcular margem de lucro

Diferença entre precificação de produtos e serviços

A precificação de produtos segue uma lógica que deixa as coisas relativamente mais intuitivas, se compararmos com a precificação de serviços. Isso acontece porque costumamos conhecer bem o preço de um insumo, uma matéria prima ou um produto.

Se você tem uma padaria e sabe bem os custos e despesas necessários para produzir uma fornada de pães, você só precisa entender o melhor método para precificar a sua produção.

Agora, se o seu negócio está no ramo de serviços, a chance de cometer erros aumenta de forma substancial. Um dos principais motivos para que estes erros ocorram é o desconhecimento do custo da sua hora de trabalho.

Neste caso, o empresário acaba desconsiderando a própria remuneração ou até mesmo desvalorizando o custo da própria mão de obra. Logo, é indispensável estimar corretamente o valor da sua hora de trabalho. Só desta forma, a precificação poderá ser benéfica para a empresa.

Métodos de precificação

Agora que você já sabe a importância de uma precificação correta, apresentamos a seguir três métodos que vão te ajudar nesse processo.

Precificação com base em markup

O markup é um método muito eficaz de precificação. Nele, o empreendedor atribui um multiplicador suficiente para cobrir as despesas fixas e variáveis, e ainda entregar o lucro desejado pela empresa.

Vamos ver isso na prática?

Suponha que você tenha adquirido um produto cujo custo é de R$10,00, e que as despesas fixas (DF) e as despesas variáveis (DV), sejam de 5% e 10% sobre o valor de custo deste bem, respectivamente.

Em um cenário onde o lucro pretendido seja de 30%, temos:

Markup = 100/[100 – (DF + DV + LP)]

Markup = 100/[100 – (5 + 10 + 30)]

Markup = 100/55

Markup = 1,82

O resultado acima indica que o produto deve ser multiplicado por 1,82 para que se chegue ao preço ideal de venda. 

Se comprarmos o bem por R$10,00, seu preço de venda, baseado no exercício acima, deve ser de R$18,20, uma vez que R$10,00 x 1,82 = R$18,20.

O markup é, em essência, um índice pelo qual você deverá multiplicar o custo das suas mercadorias para saber o preço mais adequado a ser aplicado.

Lembre-se que um markup aplicado igualmente para todos os tipos de produtos ou serviços pode esconder prejuízos ou lhe trazer margens menores. As despesas fixas e variáveis podem sofrer alterações entre os tipos de bens ou serviços oferecidos pela sua empresa e devem sempre ser consideradas.

Precificação estratégica (baseado na concorrência)

Esse tipo de precificação, baseada na concorrência, pode ser um caminho mais curto para que você chegue ao preço de venda dos seus produtos, mas não necessariamente trata-se do método mais eficaz.

Aqui, o maior trabalho será mapear a concorrência e identificar os preços praticados pelas demais empresas do seu segmento.

Suponha que você tenha um escritório de contabilidade e que não sabe ao certo quanto cobrar pelos seus serviços. Nesse caso, você vai precisar saber quanto os seus concorrentes cobram pelos mesmos serviços de contabilidade.

O risco de adotar este tipo de estratégia está na diferença entre as estruturas de custo das empresas. Então, como podemos assumir o preço de venda do nosso concorrente se os nossos custos podem ser maiores ou menores que o deles?

Por isso, essa estratégia pode ser uma importante aliada, mas apenas para que você tenha uma base dos preços praticados. A partir dessa informação, analise sua estrutura de custos e despesas e tome as suas próprias decisões.

Precificação por margem de contribuição

Na precificação por margem de contribuição, você aplicará um percentual sobre a soma dos custos e despesas de um determinado bem ou serviço.

Suponha que você ofereça qualquer tipo de serviço, cujo custo e despesa somem R$50,00, e que você queira receber, pelo menos, 40% de lucro sobre cada um dos serviços que você entregar.

Primeira etapa: utilize o inverso da margem de lucro pretendida. Para fazer essa conta, você precisa descontar a margem pretendida da totalidade, ou seja, dos 100%. Assim, 100% – 40% = 60%.

Se a margem pretendida fosse de 80%, o número que estaríamos buscando seria os 20%, afinal, 100% – 80% = 20%.

Segunda etapa: transforme este número em um indicador que você possa fazer a divisão em relação ao custo do seu serviço. Você deverá dividir este inverso por 100%, ou seja, 60%/100% = 0,6.

Terceira etapa: divida o somatório de custos e despesas (R$50,00) pelo seu indicador de margem de contribuição, que neste caso é de 0,6.

Então, teremos R$50,00/0,6 = 83,33. Esse é o preço para cobrir seus custos e te entregar a margem de lucro pretendida. Veja só:

83,33 – 50,00 = 33,33

(33,33/83,33)*100 = 40%

Desta forma, a margem de contribuição foi respeitada, sendo 40% do seu faturamento total.

Leia mais: como vender mais em datas comemorativas

Como expandir seu negócio

Agora que você já sabe as etapas da precificação, chegou a hora de colocar tudo isso em prática e guiar sua empresa para voos mais altos. Se expansão está nos planos, o crédito PJ pode ser uma ótima alternativa para seu negócio.

Hoje, já é possível ter acesso ao recurso em apenas algumas horas. As fintechs, por exemplo, realizam uma análise personalizada do cliente, levando em consideração o histórico de cada negócio e suas necessidades, a estabilidade financeira, o tempo de mercado e o faturamento médio mensal. Assim, elas conseguem estabelecer condições e taxas de juros mais atrativas ao empreendedor, respeitando o momento atual do negócio. 

No BizCred, crédito PJ online da BizCapital, você pode solicitar até R$400mil para investir na compra de estoque, contratar, expandir, reformar e muito mais. Para fazer uma simulação agora, basta clicar no botão abaixo:

E aí, aprendeu como precificar um produto ou serviço? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

ver tudo sobre: dicas de gestão