08 jul 2021

Como se proteger de golpes financeiros

Como se proteger de golpes financeiros

Os últimos anos foram marcados por um aumento expressivo de golpes financeiros. Cada vez mais, cibercriminosos criam novas armadilhas e estratégias para atrair vítimas na internet. E no contexto empresarial não é diferente.  O golpe do empréstimo PJ, por exemplo, vem sendo utilizado como isca para enganar pequenos e médios empreendedores, principalmente nas redes sociais

Segundo o Instituto de Segurança Pública, os ataques virtuais cresceram 200% só no Rio de Janeiro no ano passado, quando comparado com 2019.  Além disso, uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos aponta para o risco crescente do phishing, técnica de engenharia social usada para enganar usuários por meio de perfis falsos e obter dados confidenciais.

Veja agora como identificar e se proteger contra golpes financeiros. Vamos lá?

Golpe do empréstimo PJ

Após passar por um ano bastante conturbado devido à pandemia de Covid-19, os micro e pequenos negócios começaram a dar sinais de sua retomada. Não à toa, o número de empréstimos concedidos para empresas aumentou 16% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2020, segundo um estudo da BizCapital.

Percebendo esta tendência, os golpistas começaram a se passar por instituições financeiras ou fintechs conhecidas no mercado para abordar pessoas, principalmente nas redes sociais, como Instagram e Facebook, com o objetivo de oferecer falsos empréstimos PJ. 

“Para que o suposto crédito seja liberado, é solicitado um pagamento antecipado ao empreendedor que, sem desconfiar de que se trata de um golpe, realiza o depósito. No fim, além de não ter o empréstimo prometido, a vítima ainda leva um grande prejuízo financeiro”, explica Bruno Israel, head de marketing da BizCapital.

Leia mais: pedido de empréstimo para pequenas empresas cresce 16%

6 dicas para se proteger de golpes financeiros

Para te ajudar, Israel separou 6 dicas de segurança digital para que você não caia em golpes financeiros. 

Não faça pagamentos antecipados

Quando a empresa pede depósito antecipado, cuidado! Esse é um grande sinal de que você está prestes a cair em um golpe. Não é usual que instituições financeiras idôneas trabalhem com pagamentos antecipados para a liberação de crédito PJ. Além de não fazer transações de valores antecipados, você também não deve fornecer a sua documentação antes de decidir concretizar o empréstimo empresarial

Jamais divulgue dados sigilosos

Não compartilhe dados pessoais ou bancários, senhas, tokens e códigos de segurança para outras pessoas. Com essas informações, criminosos podem clonar documentos, realizar compras em seu nome e até aplicar golpes em outras pessoas se passando por você.

Desconfie de abordagens suspeitas, links e taxas abaixo do normal

Os golpistas entram em contato com suas potenciais vítimas para oferecer vantagens, benefícios e taxas de juros abaixo do praticado no mercado. Além disso, grande parte dos golpes são compartilhados por meio de links falsos em redes sociais e mensageiros, como o WhatsApp. Antes de clicar em qualquer link ou aceitar ofertas muito vantajosas, desconfie e procure saber se aquela proposta é realmente verdadeira.

Denuncie perfis falsos

É importante que você denuncie qualquer perfil que pareça suspeito ou esteja se passando por uma empresa. As redes sociais, por exemplo, têm caminhos bem simples para denunciar e bloquear perfis. Além disso, é importante que você alerte as empresas que estão sendo usadas como isca para golpes. Assim, elas também podem tomar medidas legais contra a prática criminosa e reduzir o risco para o consumidor.

Antes de fechar negócio, pesquise o que outras pessoas falam da empresa

Ao escolher seu crédito empresarial, pesquise se a instituição financeira ou fintech tem casos de reclamações graves ou até mesmo indicações de clientes que já foram lesados. O Google, as redes sociais, o Trustpilot e os sites de proteção ao consumidor, como Reclame Aqui e Procon, são ótimas ferramentas para encontrar o site da instituição, avaliações e comentários de clientes.

Para conferir avaliações sobre a BizCapital na TrustPilot, basta clicar aqui.

Peça crédito PJ no lugar certo

Você precisa ter muito cuidado ao escolher uma instituição financeira ou fintech para obter empréstimo PJ. Procure sempre por empresas com boa reputação no mercado e que sejam autorizadas pelo Banco Central. Para fazer essa consulta, basta acessar o site do Banco Central e buscar a opção “Encontre uma Instituição” ou pelo telefone 145. 

Leia também: a BizCapital é confiável?

BizCred: empréstimo empresarial online da BizCapital

Como você viu, é importante estar atento para ter certeza que está fazendo negócio com uma fintech de confiança. A confiabilidade da BizCapital, por exemplo, é garantida pelo Banco Central, que regula o mercado financeiro e monitora as atividades das fintechs e correspondentes bancários. Ou seja, as empresas precisam seguir regras rígidas para oferecer seus produtos à população.

Por isso, o BizCred, empréstimo PJ online da BizCapital, pode ser uma ótima alternativa para o seu negócio. Você faz o seu pedido em apenas quatro passos e totalmente online. As condições do empréstimo PJ online são calculadas individualmente de acordo com o perfil de cada empresa, contando com um processo rápido e seguro. 

Se você tem dúvidas sobre como funciona o BizCred e como serão as taxas de juros e parcelas, você pode usar o simulador de crédito para entender se a solicitação faz sentido no momento atual dos seus negócios. Para simular um empréstimo, basta clicar aqui ou no botão abaixo:

E aí, aprendeu a se proteger do golpe financeiros? Então, compartilhe essa informação com sua rede de contatos e bons negócios para você 😉

ver tudo sobre: tecnologia