19 mar 2021

Pedido de empréstimo para pequenas empresas cresce 16%

Pedido de empréstimo para pequenas empresas cresce 16%

Se você é dono de um pequeno ou médio negócio, então sabe que a pandemia da Covid-19 acabou se transformando em um balde de água fria nas expectativas das empresas para o ano de 2020. Mas este ano promete ser diferente. É o que revela um levantamento realizado pela BizCapital, que aponta um crescimento de 16% nos pedidos de empréstimo para pequenas empresas no Brasil em janeiro de 2021, quando comparado com o período imediatamente anterior. A região Sul do país  lidera o ranking, representando 30,4% do total das solicitações realizadas.

Micro e pequenas empresas em crescimento

Ainda de acordo com o estudo, os três setores que mais cresceram durante o período foram: serviços de pintura (35,5%), fabricação de produtos de padaria e confeitaria (32,5%), e serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure (31,2%). O capital de giro é a principal razão para as micro e pequenas empresas solicitarem empréstimos empresariais

“O capital de giro garante a saúde financeira das empresas, contribuindo com o seu crescimento de maneira sustentável. Apesar de muitos setores terem sido altamente impactados pela pandemia, muitas organizações estão apostando suas fichas na recuperação do negócio no primeiro semestre deste ano. O início da vacinação, juntamente com o retorno gradual do comércio, acaba refletindo neste aumento”, explica Francisco Ferreira, CEO e cofundador da BizCapital. 

Em relação às regiões do país, o Sul lidera o percentual de solicitações de empréstimo para pequenas empresas, seguido do sudeste (17,8%), norte (11,9%), nordeste (9,2%) e, por último, o centro-oeste (0,9%). Já com referência aos estados, o Amazonas, Piauí e Santa Catarina registraram o maior índice de aumento nas solicitações de empréstimos em janeiro, chegando a 56,1%, 45,5% e 40,9% respectivamente.

Expectativa é de aumento nos pedidos de crédito para micro e pequenas empresas

Segundo Ferreira, a expectativa é que esse aumento nas solicitações de crédito para micro e pequenas empresas continue como uma forte tendência para os próximos meses. “Após passarmos pelo olho do furacão trazido pela pandemia no ano passado, 2021 começa a trazer um alívio para o pequeno e médio empreendedor, que procura crédito no mercado para conseguir os recursos necessários para voltar a crescer”, aponta o CEO.

Você sabia que o empréstimo PJ pode ser uma ótima alternativa quando bem planejado?  Seja para expandir o portfólio de produtos, comprar estoque ou pagar débitos pendentes,  o crédito pode ser o ingrediente que faltava para o seu negócio começar a crescer de maneira saudável a médio e longo prazo.

Principais momentos para a solicitação de empréstimo para pequenas empresas

Antes de decidir se sua empresa está no momento mais favorável para pedir crédito, você deve estar atento, principalmente, à fase atual do seu negócio. “O crédito deve ser visto sempre como um facilitador de crescimento para a empresa, desde que seja sempre bem planejado e estruturado para caber nas contas. Afinal, a ideia é que ele ajude os negócios a lucrar, não a se endividar ainda mais”, pontua Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital.

Leia mais: vantagens de ter um CNPJ

Apesar de existirem algumas razões específicas que levam a solicitação de empréstimo, no fim das contas, o que vale mesmo é o bom senso e planejamento do empreendedor, que deve entender a fundo as necessidades e objetivos do negócio. 

No geral, as situações mais frequentes que levam às pequenas e médias empresas a pedirem crédito são:

Capital de giro

Campeão da lista, o capital de giro garante que a sua empresa mantenha o pleno funcionamento no dia a dia e arque com as principais despesas, garantindo uma boa saúde financeira. 

Renovação de estoque

Ter um bom gerenciamento de estoque é essencial para garantir que o seu negócio consiga suprir todas as demandas e necessidades dos clientes, principalmente em altas temporadas, como feriados e datas comemorativas.

Expansão

A ampliação de portfólio de produtos e serviços pode ser uma ótima oportunidade para recorrer ao crédito como forma de crescimento. 

Reformas

Precisa realizar reformas no espaço físico da sua empresa ou até investir em novas filiais? Então, o crédito PJ também pode ser interessante para você. 

Investimento para aumentar vendas

Já ouviu aquele ditado que a “propaganda é a alma do negócio”? Pois bem, investir em estratégias de marketing pode gerar valor de mercado para a sua empresa, além de alavancar as suas vendas e lucro no fim do dia. 

Leia também: conheça as vantagens do Pix para empresas

Como fazer empréstimo online urgente 

Fazer uma solicitação de crédito deixou de ser um bicho de sete cabeças. Isso porque, agora, é possível fazer o pedido de forma fácil, rápida e sem sair de casa. Na BizCapital, por exemplo, você pode solicitar até R$400mil de empréstimo, com taxas de juros a partir de 1,99% ao mês e parcelamento em até 24x. A resposta do pedido sai em poucos minutos e todo o processo é feito pelo computador ou celular. Para fazer sua solicitação agora, é só clicar aqui ou no botão abaixo.

ver tudo sobre: guia financeiro