03 set 2020

Pix para empresas: quais são as vantagens para a sua?

Veja como o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central pode ser fundamental para o seu negócio!
leitura de 6 min
Pix para empresas: quais são as vantagens para a sua?

O Pix chegou para mudar a forma como enxergamos os meios de pagamento. Afinal, poder realizar pagamentos durante os 365 dias do ano, a qualquer hora do dia e receber o dinheiro instantaneamente parecia um sonho. No entanto, a partir de novembro, segundo o Banco Central, isso será uma realidade no Brasil. Pensando nisso, nós resolvemos dedicar um pouco mais de tempo para falar sobre este assunto e contar como será o Pix para empresas e suas principais vantagens.

Afinal, nosso canal é com você, empreendedor! Nós queremos ajudar a sua empresa a estar cada vez mais organizada e com a gestão em dia.

Dentre as vantagens para o seu negócio, um ponto importante é que todas as transferências do Pix irão ocorrer diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor do valor, sem a necessidade de intermediários. 

Além disso, a rapidez do sistema acontece também por conta de uma simplificação nas informações necessárias, que as tornam mais favoráveis. Atualmente, uma transferência eletrônica demanda que o usuário passe várias informações sobre quem vai receber o valor, como agência, conta, e cnpj.

Vamos relembrar os principais pontos sobre o Pix?

Aqui no nosso blog, você pode conferir tudo sobre o novo sistema de pagamentos do Banco Central. Quer saber mais detalhes? Então, confira o nosso texto PIX: o que é e como funciona o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central?

Mas, por aqui, vamos relembrar os principais pontos e te contar como o Pix pode beneficiar a vida financeira da sua empresa:

  • O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos, operacionalizado pelo Banco Central;
  • Pessoas físicas e jurídicas vão poder realizar transferências e pagamentos em tempo real todos os dias do ano, em qualquer horário e para qualquer instituição financeira;
  • Você vai fazer o Pix através da sua própria instituição financeira, não terá que abrir uma conta separada ou baixar um app específico;
  • Os pagadores poderão realizar pagamentos por pelo menos três formas diferentes:
  1. Com a utilização de chaves ou apelidos para a identificação da conta transacional, como o número do telefone celular, o CPF, o CNPJ ou um endereço de e-mail;
  2. Por meio de QR Code (estático ou dinâmico);
  3. Através de tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação. 
  • No caso de PF, o Pix deve ser gratuito. Já para pessoas jurídicas, os valores ainda não foram definidos. É esperado que este custo para as PJs seja mais baixo do que as taxas atuais de TED, DOC e boletos.

Pix para empresas: vantagens para o seu negócio!

Esperar para receber o dinheiro só no próximo dia útil ou pagar taxas altas para a utilização de um meio de pagamento, como boletos, por exemplo, são dores muito comuns para as empresas na hora das transações financeiras. E o Pix promete resolver esse problema.

Pix para empresas:

PJs terão mais uma opção para receber pagamentos além de dinheiro físico, boleto, maquininhas de cartão de débito ou crédito e transferências bancárias como DOC ou TED. Assim, a ideia do Pix é que uma transferência seja tão rápida, fácil e mais barata quanto pagar com dinheiro vivo.

Uma outra vantagem bem relevante é a segurança. Afinal, o empreendedor não precisa levar dinheiro vivo até o banco para fazer seu depósito. Assim, tudo isso deve facilitar muito os negócios brasileiros como um todo.

  • Os pagamentos vão ser diretos entre pagador e recebedor – sem intermediários que podem tornar as transações mais caras e demoradas;
  • O dinheiro vai entrar na hora direto na conta bancária PJ;
  • É possível utilizar o sistema 24 horas por dia, todos os dias do ano;
  • Os custos das transações serão mais baixos do que de outros meios de pagamento;
  • Empresas também vão poder usar o Pix para pagar fornecedores, salários de funcionários e tributos.

No entanto, sem dúvidas, poder pagar muito menos por uma transação financeira e ter a possibilidade de ter o dinheiro na conta PJ sem burocracia são vantagens que vão impactar positivamente as empresas no Brasil.

Então, para facilitar o entendimento, preparamos uma tabela explicando as principais diferenças entre o Pix para empresas, pessoas físicas e as outras formas de pagamento atuais. Confira abaixo!

Tabelinha de transação financeira – Principais diferenças entre o Pix x TED x DOC x Boletos x Cartão


PixTEDDOCBoletosCartão
recebedorrecebe na horarecebe na hora se for dia útil e dentro do horáriorecebe no próximo dia útil se feito dentro do horáriorecebe no próximo dia útil ao pagamento do boleto, custo de emissão pago pelo recebedorem média 2 dias para receber no débito e 28 dias para o crédito
pagadorsó precisa da chave –  CPF, número do celular ou email ou QR codeprecisa dos dados do recebedor – banco, número da agência e da conta e CPF ou CNPJ. Pagador paga o custo de transferência.precisa dos dados do recebedor – banco, número da agência e da conta e CPF ou CNPJ. Pagador paga o custo de transferência.com leitura automática ou digitalização do código de barrasnecessita do cartão físico ou cartões virtuais para compras online
utilizaçãoa princípio, todos os valores são permitidos, sem restriçõesvalores maiores do que R$ 5 milvalores até R$ 4.999,99seu uso é mais limitado, com regras mais específicaso recebedor precisa de maquininha 
disponibilidadetodos os dias e horários
dias uteis, de 6h às 17h30dias uteis, de 6h às 17h30somente em dias úteistodos os dias e horários desde que tenha o “intermediário”
notificaçãousuários são avisados quando o Pix é feito ou nãonão há avisos sobre a transferência realizadanão há avisos sobre a transferência realizadanão há avisos sobre o pagamento realizadousuários podem ser avisados de compras

A prática do dia a dia vai acabar tornando esse meio de pagamento usual e fazer um Pix para empresas será comum. No entanto, essas diferenças ajudam a entender como a velocidade e a facilidade vão ajudar os empreendedores a realizarem e receberem pagamentos.

Dessa forma, para enfatizar, todos os empreendimentos, entidades, empresas e PFs poderão fazer e receber um Pix.

Ficou alguma dúvida? 

Compartilhe essa informação e ajude sua rede de contatos a saber mais sobre o Pix e como ele vai ajudar a revolucionar a sua vida e os negócios do Brasil.

Nós da BizCapital estamos atentos a toda inovação do mercado financeiro e prontos para ajudar a todos os empreendedores brasileiros!

Então, conheça mais sobre a Biz: bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão