19 out 2020

O que é CNPJ?

Confira todos os detalhes sobre como funciona o CNPJ, como é feita a consulta ao CNPJ e muito mais. Tire todas as suas dúvidas agora!
O que é CNPJ?

O CNPJ ou o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é basicamente o CPF de uma empresa. Ou seja, é o registro de identificação e regularização do negócio. Ele comprova que ela existe e que pode operar normalmente, cumprindo todas as obrigações exigidas pela Receita Federal.

E por falar em Receita Federal, é através do CNPJ da empresa, que o órgão pode acompanhar as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e verificar se elas estão pagando todos tributos da forma correta.

Dessa forma, ter um CNPJ ativo é o primeiro passo para se ter um negócio relevante e legal!

Agora que já entendemos o que é CNPJ e por que ele é importante para um negócio existir, vamos descobrir quais são as vantagens de manter a empresa regularizada!

Principais vantagens de ter um CNPJ regularizado

O CNPJ é o registro que define a existência do negócio. Só por esse motivo, todo empreendedor que gostaria de decolar com sua empresa, deveria realizar a abertura do cadastro.

Mas, você sabe qual é a real necessidade da sua empresa ter um regularizado, para além de um questão burocrática?

1 – Abrir conta bancária PJ

Como a sua empresa vai poder ter uma conta PJ ou conta bancária para pessoa jurídica se não possuir um CNPJ? Dessa forma, as contas da empresa nunca poderão ser separadas da pessoa física.

E já vimos aqui que esse é um erro que não se pode cometer, né? Afinal, uma empresa de sucesso tem números organizados e uma gestão administrativa eficiente. Passo número 1 para isso? Ter uma conta PJ dedicada ao negócio, totalmente separada da conta pessoal.

2 – Emissão de Nota Fiscal para clientes e fornecedores

Parece bobo, mas não é. Afinal, atender as demandas dos clientes e fornecedores são fundamentais para a vida longa e próspera da empresa.

E toda relação comercial pede Nota Fiscal e comprovantes financeiros. As empresas só conseguem emitir Notas Fiscais se elas existirem.

Operações legais geram confiança no consumidor e com certeza o negócio ganha um ar profissional e responsável. 

3 – Acesso ao crédito PJ

Outro ponto muito importante para um negócio escalável é ter acesso ao crédito empresarial. Afinal, empréstimos para empresas costumam ter condições mais vantajosas, como taxas de juros mais competitivas e processos mais simplificados. 

Se você quiser saber mais informações sobre como obter um empréstimo PJ, veja este artigo que preparamos.

Mas, voltando ao assunto, a sua empresa só conseguirá conferir essas condições especiais de financiamento se possuir um CNPJ ativo.

4 – Não ter medo de fiscalizações

Quem formaliza e regulariza o CNPJ e está cumprindo todos os requisitos legais não corre o risco de encontrar problemas de fiscalização.

Uma das maneiras de manter tudo sob controle é buscar ajuda de profissionais especializados ou softwares e plataformas do mercado. Existem várias de contabilidade, por exemplo, disponíveis e de fácil acesso. Tudo que possa auxiliar uma empresa a se manter em dia com as obrigações devidas e sempre dentro da legalidade exigida.

5 – Consulta de CNPJ

Sim, você pode consultar o CNPJ dos seus clientes e também poderá ter seu CNPJ consultado. E você pode estar se perguntando por que consultar o CNPJ é importante, certo? Bem, vamos lá:

  • Evitar possíveis calotes;
  • Ter dados confiáveis sobre seus clientes ou fornecedores, ou seja, conhecer melhor com quem sua empresa se relaciona;
  • Negociar com mais confiança e segurança;
  • Evitar inadimplência.

Existem empresas especializadas em consulta ao CNPJ. Você pode fazer sua pesquisa na internet e encontrar a que mais se enquadra no perfil do seu negócio.

6 – CNPJ em dia e regularizado

Como já falamos acima, o CNPJ é expedido pela Receita Federal. Logo, a sua regularização também é feita pelo órgão. Inicialmente, você precisará fornecer documentos pessoais e também de identificação da empresa. Também precisará fazer o levantamento de débitos com a Prefeitura, com o Estado e com o Governo Federal.

Dependendo do tempo em que a empresa ficou exercendo a atividade de maneira irregular, esse processo pode ser mais complicado. Então, o ideal é contar com um bom profissional de contabilidade que, além de ajudar a reduzir a burocracia, irá te orientar sobre tudo o que deve ser feito.

Evitar problemas de sonegação de impostos e dor de cabeça com o Fisco vai ajudar na rotina tranquila da empresa. Afinal, o foco é desenvolver o negócio e mantê-lo rodando sem grandes problemas.

O CNPJ é o primeiro passo para o sucesso

Nós, da BizCapital, estamos aqui para orientar e ajudar os empreendedores em todos os passos do desenvolvimento de seus negócios. Afinal, nosso papo é e sempre foi de empreendedor para empreendedor. Indo além, queremos impactar positivamente o máximo de vidas possível.

Se a sua empresa já está no momento de pedir crédito para crescer, pois tem um novo desafio, nosso crédito empresarial está disponível para o seu pedido! Vamos juntos?

→ Faça seu pedido

ver tudo sobre: dicas de gestão