11 fev 2021

Para que serve o CNPJ e quais são suas vantagens

Para que serve o CNPJ e quais são suas vantagens

Deixa eu adivinhar: se você chegou nessa matéria, é porque provavelmente pensa em começar ou formalizar um negócio, acertei? 🙂 Se esse for o caso, então você já deve ter esbarrado na sigla do CNPJ por aí. Antes de mais nada, é preciso dizer que ele é indispensável para iniciar qualquer empreendimento. Quer saber por que? Então vem com a gente e descubra para que serve o CNPJ e quais são suas vantagens.

O que é CNPJ?

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é o registro de identificação e regularização do seu negócio. Sabe o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que todo cidadão deve ter? Pois é, o CNPJ é como um CPF, só que voltado para as empresas. Ele comprova que um negócio existe e que pode operar legalmente, cumprindo todas as obrigações exigidas pela Receita Federal.

Falando na Receita Federal, é por meio do CNPJ que o órgão pode acompanhar as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e verificar se elas estão pagando todos os tributos da forma correta. 

Além das empresas, o CNPJ também é requisito obrigatório para formalizar qualquer organização que precisa estar cadastrada como PJ para receber dinheiro, como associações, sindicatos e ONGs, por exemplo. 

Agora que você já sabe o que significa CNPJ, chegou a hora de entender como o cadastro funciona e para que serve o CNPJ na prática.

 Para que serve o CNPJ?

Simples: CNPJ é o registro que define a existência do negócio. E só por esse motivo, todo empreendedor que quer fazer sua empresa decolar no mercado deveria realizar a abertura do cadastro. É fundamental você saber que somente quem mantém o CNPJ regularizado pode aproveitar ferramentas indispensáveis para o bom funcionamento do negócio, como:

Abertura de conta PJ (pessoa jurídica)

Uma dica superimportante para qualquer empreendedor de sucesso é manter o controle do seu negócio, separando as finanças da empresa das pessoais. Afinal, uma empresa de sucesso tem números organizados e uma gestão administrativa eficiente. E é aí que a conta PJ entra. 

Um bom caminho é apostar numa planilha de gestão financeira para ajudar no planejamento das finanças do seu negócio. Para baixar grátis, é só se cadastrar aqui 👇

Leia mais: 7 motivos para sua empresa ter uma conta digital PJ

Você sabe o que é conta PJ? Ela permite manter a gestão e o controle financeiro do seu negócio, além de oferecer taxas e serviços mais acessíveis. A BizConta, por exemplo, conta PJ 100% digital da BizCapital, é fácil de abrir e usar, não tem taxas de mensalidade ou manutenção, e ainda oferece Pix e TED grátis para sempre. Para conhecer a BizConta, é só acessar o botão abaixo:

Emissão de Nota Fiscal

Pode parecer bobo, mas não é. Afinal de contas, atender as demandas dos clientes e fornecedores é fundamental para garantir o crescimento sustentável da empresa. 

Você sabe que toda relação comercial dentro da lei requer Nota Fiscal e comprovantes financeiros, certo? E, para emitir comprovantes fiscais, sua empresa precisa existir no CNPJ. As operações legais geram confiança nos clientes e tornam o negócio mais profissional e responsável. 

Acesso ao empréstimo com CNPJ (o famoso crédito PJ)

Outro ponto muito importante para desenvolver um negócio escalável é a possibilidade do acesso ao empréstimo empresarial. Os empréstimos para empresas, especialmente os de fintechs, costumam ter condições mais vantajosas, como taxas de juros mais competitivas e processos menos burocráticos. 

E sabia que tem como fazer empréstimo online? Na BizCapital, por exemplo, você pode solicitar um empréstimo empresarial de até meio milhão de reais pela internet. Na palma da mão (celular ou tablet) ou pelo computador, você faz o pedido de forma rápida e fácil. E a resposta sai em poucos minutos. Para saber mais, é só acessar aqui ou clicar no botão abaixo.

Leia também: tudo sobre empréstimo para empresas

Sem problemas com fiscalizações

Quem regulariza o CNPJ e está cumprindo todos os requisitos legais, não corre o risco de encontrar problemas de fiscalização.

Uma das maneiras de manter a gestão do negócio sob controle é buscar ajuda de profissionais ou softwares especializados no mercado. Existem diversas opções disponíveis e de fácil acesso na internet, como as plataformas de contabilidade, que dispõem de recursos para organizar as finanças da sua empresa, além de auxiliá-la a se manter em dia com as obrigações devidas e dentro da legalidade exigida.

Contratar fornecedores e funcionários CLT

Por último, mas não menos importante: sua empresa só poderá contratar fornecedores e funcionários registrados pela CLT se ela tiver um CNPJ ativo e regularizado. Vale ressaltar, também, que muitas empresas só contratam fornecedores PJ, ou seja, que tenham registro no CNPJ. Se o seu negócio fornece insumos e materiais para outras empresas, a regularização do cadastro é simplesmente fundamental. 

Consulta de CNPJ

Sim, você pode consultar o CNPJ dos seus clientes e também poderá ter seu cadastro consultado. A consulta do CNPJ pode: 

  • Evitar calotes e inadimplência
  • Fornecer dados confiáveis sobre seus clientes ou fornecedores, para que você conheça exatamente com quem sua empresa está se relacionando
  • Permitir negociar com mais confiança e segurança

Se você quer saber como pesquisar um CNPJ, basta acessar o site da Receita Federal e seguir as orientações da página. 

Como regularizar seu CNPJ

O CNPJ é expedido pela Receita Federal. Logo, a sua regularização também é feita pelo órgão. Inicialmente, você precisará fornecer documentos pessoais e de identificação da empresa. É preciso, ainda, realizar um levantamento de débitos com a Prefeitura, com o Estado e com o Governo Federal para se certificar de que não existe nenhuma pendência aberta no nome do negócio.

Dependendo do tempo que a sua empresa exerceu a atividade de maneira irregular, esse processo pode ser mais complicado. Então, o ideal é contar com um bom profissional de contabilidade que, além de ajudar a reduzir a burocracia, irá orientar sobre tudo o que deve ser feito. Evitar problemas de sonegação de impostos e dor de cabeça com o Fisco vai ajudar a crescer seu negócio e mantê-lo rodando de maneira sustentável. Sem falar que conta muitos e muitos pontos positivos para a reputação da sua marca.

O CNPJ é apenas o primeiro passo para o sucesso

A BizCapital está aqui para orientar e ajudar os empreendedores em todos os passos do desenvolvimento de seus negócios. Afinal, nosso papo sempre foi e sempre será  de empreendedor para empreendedor. Se a sua empresa está no momento de pedir crédito para crescer, nosso empréstimo empresarial pode ser a solução. Vamos juntos?

Confira: como funciona o Pix para empresas e quais são suas vantagens

E aí, entendeu para que serve o CNPJ? Então, compartilhe essa informação e ajude sua rede de contatos a saber para que serve o CNPJ e como ele ajuda a formalizar o seu negócio.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai 💛

ver tudo sobre: dicas de gestão