11 fev 2021

Descubra para que serve o CNPJ

Confira todos os detalhes sobre como funciona o CNPJ, como é feita a consulta ao CNPJ e muito mais. Tire todas as suas dúvidas agora!
Descubra para que serve o CNPJ

Deixa eu adivinhar: se você chegou nessa matéria, é porque provavelmente pensa em começar ou formalizar um negócio, acertei? 🙂 Se esse for o caso, então você já deve ter esbarrado na sigla do CNPJ por aí. Antes de mais nada, é preciso dizer que ele é indispensável para iniciar qualquer empreendimento. Quer saber por que? Então vem com a gente e descubra para que serve o CNPJ e quais são suas vantagens.

O que é CNPJ?

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é o registro de identificação e regularização do seu negócio. Sabe o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que todo cidadão deve ter? Pois é, o CNPJ é como um CPF, só que voltado para as empresas. Ele comprova que um negócio existe e que pode operar legalmente, cumprindo todas as obrigações exigidas pela Receita Federal.

Falando na Receita Federal, é por meio do CNPJ que o órgão pode acompanhar as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e verificar se elas estão pagando todos os tributos da forma correta. 

Além das empresas, o CNPJ também é requisito obrigatório para formalizar qualquer organização que precisa estar cadastrada como PJ para receber dinheiro, como associações, sindicatos e ONGs, por exemplo. 

Agora que você já sabe o que significa CNPJ, chegou a hora de entender como o cadastro funciona e para que serve o CNPJ na prática.

 Para que serve o CNPJ?

Simples: CNPJ é o registro que define a existência do negócio. E só por esse motivo, todo empreendedor que quer fazer sua empresa decolar no mercado deveria realizar a abertura do cadastro. É fundamental você saber que somente quem mantém o CNPJ regularizado pode aproveitar ferramentas indispensáveis para o bom funcionamento do negócio, como:

Abertura de conta PJ (pessoa jurídica)

Uma dica superimportante para qualquer empreendedor de sucesso é manter o controle do seu negócio, separando as finanças da empresa das pessoais. Afinal, uma empresa de sucesso tem números organizados e uma gestão administrativa eficiente. E é aí que a conta PJ entra. 

Leia mais: 7 motivos para sua empresa ter uma conta digital PJ

Você sabe o que é conta PJ? Ela permite manter a gestão e o controle financeiro do seu negócio, além de oferecer taxas e serviços mais acessíveis. A BizConta, por exemplo, conta PJ 100% digital da BizCapital, é fácil de abrir e usar, não tem taxas de mensalidade ou manutenção, e ainda oferece Pix e TED grátis para sempre. Para conhecer a BizConta, é só acessar aqui (disponível para Android e iOS).

Emissão de Nota Fiscal

Pode parecer bobo, mas não é. Afinal de contas, atender as demandas dos clientes e fornecedores é fundamental para garantir o crescimento sustentável da empresa. 

Você sabe que toda relação comercial dentro da lei requer Nota Fiscal e comprovantes financeiros, certo? E, para emitir comprovantes fiscais, sua empresa precisa existir no CNPJ. As operações legais geram confiança nos clientes e tornam o negócio mais profissional e responsável. 

Acesso ao empréstimo com CNPJ (o famoso crédito PJ)

Outro ponto muito importante para desenvolver um negócio escalável é a possibilidade do acesso ao empréstimo empresarial. Os empréstimos para empresas, especialmente os de fintechs, costumam ter condições mais vantajosas, como taxas de juros mais competitivas e processos menos burocráticos. 

E sabia que tem como fazer empréstimo online? Na BizCapital, por exemplo, você pode solicitar um empréstimo empresarial de até R$200mil pela internet. Na palma da mão (celular ou tablet) ou pelo computador, você faz o pedido de forma rápida e fácil. E a resposta sai em poucos minutos. Para saber mais, é só acessar aqui.

Leia também: tudo sobre empréstimo para empresas

Sem problemas com fiscalizações

Quem regulariza o CNPJ e está cumprindo todos os requisitos legais, não corre o risco de encontrar problemas de fiscalização.

Uma das maneiras de manter a gestão do negócio sob controle é buscar ajuda de profissionais ou softwares especializados no mercado. Existem diversas opções disponíveis e de fácil acesso na internet, como as plataformas de contabilidade, que dispõem de recursos para organizar as finanças da sua empresa, além de auxiliá-la a se manter em dia com as obrigações devidas e dentro da legalidade exigida.

Contratar fornecedores e funcionários CLT

Por último, mas não menos importante: sua empresa só poderá contratar fornecedores e funcionários registrados pela CLT se ela tiver um CNPJ ativo e regularizado. Vale ressaltar, também, que muitas empresas só contratam fornecedores PJ, ou seja, que tenham registro no CNPJ. Se o seu negócio fornece insumos e materiais para outras empresas, a regularização do cadastro é simplesmente fundamental. 

Consulta de CNPJ

Sim, você pode consultar o CNPJ dos seus clientes e também poderá ter seu cadastro consultado. A consulta do CNPJ pode: 

  • Evitar calotes e inadimplência
  • Fornecer dados confiáveis sobre seus clientes ou fornecedores, para que você conheça exatamente com quem sua empresa está se relacionando
  • Permitir negociar com mais confiança e segurança

Se você quer saber como pesquisar um CNPJ, basta acessar o site da Receita Federal e seguir as orientações da página. 

Como regularizar seu CNPJ

O CNPJ é expedido pela Receita Federal. Logo, a sua regularização também é feita pelo órgão. Inicialmente, você precisará fornecer documentos pessoais e de identificação da empresa. É preciso, ainda, realizar um levantamento de débitos com a Prefeitura, com o Estado e com o Governo Federal para se certificar de que não existe nenhuma pendência aberta no nome do negócio.

Dependendo do tempo que a sua empresa exerceu a atividade de maneira irregular, esse processo pode ser mais complicado. Então, o ideal é contar com um bom profissional de contabilidade que, além de ajudar a reduzir a burocracia, irá orientar sobre tudo o que deve ser feito. Evitar problemas de sonegação de impostos e dor de cabeça com o Fisco vai ajudar a crescer seu negócio e mantê-lo rodando de maneira sustentável. Sem falar que conta muitos e muitos pontos positivos para a reputação da sua marca.

O CNPJ é apenas o primeiro passo para o sucesso

A BizCapital está aqui para orientar e ajudar os empreendedores em todos os passos do desenvolvimento de seus negócios. Afinal, nosso papo sempre foi e sempre será  de empreendedor para empreendedor. Se a sua empresa está no momento de pedir crédito para crescer, nosso empréstimo empresarial pode ser a solução. Vamos juntos?

→ Faça seu pedido aqui

Confira: como funciona o Pix para empresas e quais são suas vantagens

Curtiu a leitura? Então, compartilhe essa informação e ajude sua rede de contatos a saber para que serve o CNPJ e como ele ajuda a formalizar o seu negócio.

ver tudo sobre: dicas de gestão