03 ago 2020

Empréstimo para Estoque: o que saber?

Empréstimo para Estoque: o que saber?

Já pensou que pedir um empréstimo para compra de estoque pode ser a solução para a sua empresa não parar, principalmente em tempos difíceis? Sabemos que manter o estoque cheio de produtos pode ser a grande diferença entre vender no ato, atendendo a necessidade do cliente, ou acabar perdendo a oportunidade para o concorrente.

E esse definitivamente não é o melhor caminho. Nessa hora, pensar no crédito PJ como uma alternativa é uma possibilidade a ser considerada. Uma das vantagens é ter o dinheiro necessário para essas compras sem precisar mexer no caixa ou reservas da empresa. 

Mas, como sempre falamos aqui, antes de pensar no empréstimo, é necessário fazer um planejamento adequado. Isso porque, não queremos prejudicar a saúde financeira do negócio.

Quer entender a melhor forma de conseguir um empréstimo empresarial para fazer sua compra de estoque? Então, confira nosso artigo!

Para simplificar, vamos entender melhor como funciona um capital de giro para estoque:

Há várias fórmulas para calcular a necessidade de capital de giro e controlar melhor os pagamentos. Escolhemos aqui um cálculo simples, baseado no número de dias de giro do estoque, somado aos dias de contas a receber, menos as contas a pagar. Dessa forma, o resultado, multiplicado pelas vendas, dará uma indicação da sua necessidade de capital de giro. 

Por exemplo: seu giro de estoque é de 15 dias; o prazo de contas a receber – 35; contas a pagar – 30; com resultado de 20 (15 + 35 – 30 = 20). Se a venda for de R$ 1.000, a necessidade de capital de giro será de R$ 20 mil. 

Você pode fazer uma simulação simples de quanto é a média de receita de um mês, menos as suas obrigações. O resultado dessa conta dará para uma estimativa do capital de giro mensal, necessário para você “girar” o seu negócio sem tomar sustos com eventuais desencontros entre receitas e despesas.

Agora, depois de ter sua mente mais esclarecida sobre como ter um capital disponível é importante para manter seu negócio funcionando sem sustos, vamos observar alguns pontos essenciais antes de tomar a decisão sobre a solicitação do empréstimo para compra de estoque.

Como está a gestão financeira da sua empresa? Seus números estão organizados para solicitar um empréstimo para compra de estoque?

Como já falamos acima, conheça bem o seu negócio. Não deixe para pensar em empréstimo quando estiver muito alavancado ou até mesmo inadimplente. Por isso, é muito importante que os números da sua empresa estejam organizados, com um caixa saudável. Um empréstimo só funciona bem quando existe um propósito bem definido, como neste caso, que estamos falando sobre compra de estoque, e uma empresa organizada.

Você consegue negociar com fornecedores?

Essa é uma boa estratégia para fazer caixa e dar um fôlego até se organizar melhor para fazer um financiamento. Então, busque junto aos fornecedores o maior prazo possível para pagamento ao negociar uma quantidade maior na compra, por exemplo.

Pesquise as melhores opções de empréstimo para empresas e analise valor final, prazo e taxas

Se o empréstimo para compra de estoque for realmente a melhor opção no momento, entenda o quanto sua empresa vai precisar, veja as parcelas que cabem no seu bolso e se atente para as taxas. Lembre-se que as taxas de juros são somente uma parte das taxas existentes na tomada do crédito.

  • Empréstimos para compra de estoque com ou sem garantias?

Entenda a situação do seu negócio. Usa maquininha? Que tal pensar em crédito por maquininha? Ou a antecipação de recebíveis é melhor? Ainda tem a opção do crédito sem garantias reais. Clique nos links e saiba mais detalhes sobre cada um deles.

O que funciona melhor para você? Avalie todas as opções que se encaixam no seu dia a dia e faça a escolha que te trará melhores resultados. Vale lembrar que empréstimo bom é aquele que ajuda a sua empresa a crescer.

Dê diretamente o crédito recebido o seu destino final

Muito importante não desviar o foco do que é importante. Se perder nessa hora é um risco financeiro grande. Então, cumpra imediatamente o propósito pelo qual a solicitação do empréstimo foi feita. Compre seu estoque e garanta sua vendas! Portanto, aqui vai uma dica do Sebrae sobre o que e quando comprar estoque.

Por fim, a BizCapital, fintech de empréstimo empresarial para pequenas e médias empresas, está totalmente focada em ajudar empreendedores como você a conseguir os recursos financeiros necessários para alavancar seus negócios.

Ficou com alguma dúvida? Acesse: bizcapital.com.br e veja todas as informações!

ver tudo sobre: guia financeiro