08 jul 2020

Crédito por maquininhas de cartão: como ter acesso?

Crédito por maquininhas de cartão: como ter acesso?

Crédito por maquininhas é mais uma alternativa de conseguir investimento para empresas que precisam de capital de giro. Essa modalidade de empréstimo, por meio das máquinas de pagamento em cartão de crédito e débito, chega para ajudar o empreendedor em tempos difíceis. 

O assunto já ganhou destaque aqui no nosso blog com o tema crédito fumaça. E agora ganha ainda mais relevância com a proposta de criação de uma linha de crédito de R$ 10 bilhões voltados para MEI’s, micro e pequenos negócios, que tramita na Câmara dos Deputados. Nessa linha, os empreendedores teriam acesso ao crédito por maquininhas de cartão de crédito e débito.

Essa medida foi incluída na Medida Provisória 975, mas ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal e sancionada pelo presidente. Assim, quando aprovada, a ideia é que se estenda para além dos muros da crise e continue a dar mais acesso ao crédito para MPEs. 

Vale lembrar que várias ações já vêm sendo elaboradas para tentar ajudar os pequenos empresários, muito impactados pela grande crise sanitária. Todas com o objetivo de minimizar as consequências do Coronavírus e facilitar o acesso ao crédito para esses empreendedores, como o PRONAMPE, por exemplo.

PRONAMPE, o que saber?

O programa do governo oferece condições especiais para o micro e o pequeno negócio em relação à acessibilidade de crédito. O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) é um programa de governo destinado ao desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. Foi instituído pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020. Importante ressaltar que existe um limite de operações por empresa, os interessados podem tomar empréstimos de até 30% da receita bruta anual registrada em 2019.

Ter diferentes possibilidades de acesso ao crédito é fundamental para os empreendedores afetados pela crise. E além das alternativas de empréstimos já conhecidas no mercado, – listamos algumas para você aqui – novas estruturas chegam para dar o fôlego que eles precisam e, mais do que isso, para não fecharem suas portas.

Outras alternativas: crédito por maquininha de cartão de crédito e débito

Existem duas formas possíveis de usar as maquininhas para a obtenção de crédito: com a antecipação de recebíveis ou com a garantia dos seus recebíveis a constituir. Ou seja, aquele recebível que se estima receber.

Para ficar mais claro, antecipação de recebíveis é um crédito que permite que a empresa adiante o recebimento dos valores que ainda seriam recebidos, a partir de transações já realizadas. 

Por outro lado, o crédito com garantia dos recebíveis estimados é aquele conhecido como crédito fumaça ou crédito por maquininhas baseadas nas vendas futuras, uma modalidade de empréstimo feita a partir de uma previsão dos recebíveis futuros da empresa, que serão usados para dois fins: insumo na análise e aprovação do seu crédito; e como garantia para o mesmo, no caso da empresa não conseguir pagar as parcelas.

Vale deixar claro que nos dois casos de linha de crédito por maquininhas, esse crédito é com garantias.

Então, como funciona? O empreendedor que tiver acesso ao crédito por maquininhas de cartão de crédito e débito terá uma trava nesses recebíveis futuros, também conhecida como trava bancária, acordado com a empresa credora. Entenda melhor sobre o processo nos nossos conteúdos completos sobre:

A BizCapital está atenta e evoluindo o modelo de negócio para poder dar mais acesso ao crédito para as pequenas empresas. Impactar positivamente os pequenos negócios brasileiros oferecendo os recursos necessários para eles prosperarem é o nosso propósito. Por isso, o BizCred, crédito PJ da Biz, é simples, rápido e 100% digital. Clique no botão abaixo e solicite até meio milhão de reais para evoluir o seu negócio, com pagamento em até 36 meses e taxas de juros a partir de 1,99% ao mês. É muita moral para o empreendedor, né?

E aí, aprendeu sobre maquininhas de cartão? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂


ver tudo sobre: guia financeiro