19 maio 2020

Trava bancária: o que é e como funciona?

Já ouviu falar em trava bancária como garantia de empréstimo empresarial? Antes de solicitar um empréstimo para empresas, é preciso entender a sua necessidade e as possibilidades que existem no mercado. Entenda como funciona!
leitura de 4 min
Trava bancária: o que é e como funciona?

Você sabe o que é a trava bancária e como ela funciona?

Para um empreendedor que está a procura de um empréstimo para empresa, ainda mais com garantia, é muito importante ter conhecimento sobre todos os conceitos que circulam esse universo. É comum que, ao solicitar crédito com garantia de recebíveis, por exemplo, os donos de negócios escutem falar de termos como a trava bancária

Para explicar os benefícios e malefícios desse mecanismo, vamos nos aprofundar neste tema. Não perca nenhum detalhe e facilite o seu acesso ao crédito. 

O que é trava bancária?

A trava bancária funciona como uma forma de garantia de alguns modelos de operações de crédito, como um financiamento empresarial, por exemplo. É uma ferramenta do Banco Central usada como um mecanismo de notificar o mercado que determinados recebíveis da empresa estão ocupados para novas transações. Isso possibilita, por exemplo, que o empreendedor não use os mesmos recebíveis como garantia de duas operações ao mesmo tempo. 

Para que esse tipo de medida fique muito clara para você, empreendedor, vamos explicar usando o exemplo do crédito com garantia de recebíveis futuros, conhecido também como crédito fumaça

A primeira coisa que você precisa saber é que essa modalidade de empréstimo é feita a partir de uma análise que faz uma previsão de quais vão ser os valores dos recebíveis futuros da sua empresa, a partir do estudo do seu faturamento prévio.

Assim, esses recebíveis previstos são usados para dois fins: insumo na análise e aprovação do seu crédito; e como garantia para o mesmo, no caso da empresa não conseguir pagar as parcelas.

Bom, agora que você já conhece a modalidade, vamos supor que você solicitou um crédito fumaça para a sua empresa com uma fintech, como a BizCapital

Na prática, com o seu crédito empresarial com garantia aprovado na Biz, será acordado que a fintech pode segurar um valor máximo de recebíveis diários da empresa. A trava bancária vai reter esse valor que, no caso de inadimplência, poderá ser utilizado para amortizar a dívida. Portanto, os recebíveis vão ser utilizados como uma espécie de caução, oferecendo uma segurança maior de que o empréstimo será quitado. 

O que é Valor Diário Máximo de Retenção (VDMR)?

Depois de entender o que é essa garantia e como ela funciona na prática, é importante saber o que significa o Valor Diário Máximo de Retenção (VDMR). O VDMR nada mais é do que o valor que poderá ser travado, por dia, em uma operação de crédito com a trava bancária. 

Dessa maneira, voltando ao nosso exemplo, é o valor máximo que a BizCapital poderá reter da sua agenda de recebíveis, de acordo com o seu saldo devedor. 

Vantagens da Trava Bancária

A trava bancária é uma via de mão dupla. Apresenta vantagens tanto para quem concede o empréstimo empresarial, quanto para os adquirentes.

Para o empreendedor que procura o investimento, a principal vantagem é uma maior facilidade na aprovação do crédito. Isso porque, essa operação, garantida pela trava bancária de recebíveis, apresenta uma redução de risco relevante para quem concede o empréstimo.

Pelo mesmo motivo, é também vantajosa para as credoras. Oferece um espaço de mais conforto e segurança para oferecerem condições de empréstimo mais justas e competitivas. 

Mas, a sua empresa já está pronta?

Assim como em outras opções de empréstimo para empresas, antes de assumir esse compromisso, é muito importante ter um objetivo definido. Tomar um empréstimo pode ser uma decisão que vai te levar a um crescimento rápido e sólido da sua empresa. No entanto, para isso, é preciso muito planejamento e visão de futuro. 

Quando esse movimento também depende de garantias reais, como é o caso da trava bancária, o cuidado é ainda mais importante. Nesse caso, lembre-se que uma parcela dos seus recebíveis estará travada até o final da quitação do seu empréstimo. Ou seja, sem os valores mensais que se esperaria receber, você pode acabar prejudicando seu caixa e adquirindo mais dívidas. 

E essa não é a direção esperada de quem solicita um empréstimo, certo? Afinal, o objetivo aqui é decolar a sua empresa. Entenda a sua necessidade, estude as diferentes linhas de crédito disponíveis no mercado e invista no melhor para o seu negócio.

Nós somos uma Fintech focada em oferecer crédito empresarial para pequenas e médias empresas. Se você ainda não conhece a BizCapital, essa é uma ótima oportunidade. Financiamento empresarial rápido, seguro e online para decolar a sua empresa. Saiba mais: https://bizcapital.com.br/

ver tudo sobre: guia financeiro