04 nov 2022

Qual o melhor sistema de cobrança para sua empresa?

Qual o melhor sistema de cobrança para sua empresa?

Um sistema de cobrança é uma plataforma, aplicativo ou software com o objetivo de automatizar o processo de cobrança e o recebimento de pagamentos dos clientes da sua empresa. Um bom sistema de cobrança costuma trazer mais segurança financeira para sua empresa, além de organização e agilidade para o seu fluxo de caixa.

Com a centralização das informações de cobrança, é possível ter uma visão em tempo real sobre a situação financeira da empresa. Além de atuar sobre a inadimplência e evitar cobranças indevidas ou emissão de boletos incorretos – elementos que podem impactar diretamente no relacionamento com o seu cliente.

Vem ver como funciona e escolher o melhor para sua empresa!

Principais funcionalidades de um bom sistema de cobrança

Algumas funcionalidades são muito importantes em um bom sistema de cobrança. Elas garantem uma boa experiência e maior previsibilidade sobre o impacto no seu caixa. Veja a seguir algumas dessas funcionalidades.

Emissão de boletos online

Apesar da grande quantidade de meios de pagamentos disponíveis na atualidade, em especial o Pix, que teve uma rápida adoção no país, o boleto ainda tem lugar cativo na vida dos clientes. Ainda assim, é sempre importante ter em mente o que é melhor para o seu negócio e o que faz sentido para seu cliente. 

De todo modo, considerando a importância do boleto, um bom sistema de cobrança precisa de um fluxo simples, rápido e intuitivo de emissão de boletos de modo integrado para que sua empresa emita online e em tempo real seus boletos.

Na Biz, além de simplificar a gestão financeira da sua empresa, fazer e receber Pix de forma gratuita e segura, você ainda pode emitir seus boletos na hora, diretamente pelo app.

baixe grátis

Gestão de cobranças

Mesmo com a praticidade do boleto, a ocorrência de inadimplência é inevitável. E é fundamental lembrar que a inadimplência é uma situação delicada tanto para a empresa, quanto para o cliente. Afinal, caso o cliente esteja com alguma dificuldade financeira, ajudá-lo a cumprir com o pagamento de maneira tranquila pode fortalecer o relacionamento e a fidelização. 

Nesse sentido, uma boa gestão de cobrança lhe dará maior poder e controle sobre a recuperação de crédito desses clientes inadimplentes. Uma gestão de cobrança mal feita pode elevar muito o número de inadimplentes e colocar em risco seu fluxo de caixa.

Para ajudar a manter o seu fluxo de caixa, criamos uma planilha de gestão que você pode baixar gratuitamente e ter o controle dos seus gastos e recebimentos.

Armazenamento em nuvem

Atualmente, a maior parte dos sistemas de cobrança são aplicativos que você acessa diretamente do navegador de qualquer lugar. Isso só é possível graças à computação em nuvem que trouxe muito mais praticidade e velocidade para o dia a dia.

É por esta razão que um bom software de cobrança precisa contar com armazenamento em nuvem. Assim, todas as informações referentes a cobranças ficam salvas online. Sem riscos de perda de dados caso o seu computador tenha algum problema que o impeça de acessá-lo.

Assim, você terá a tranquilidade de que todas as informações estarão seguras e você vai conseguir acessá-las a qualquer momento.

Integração com ERP

Por fim, é importante que o seu sistema de cobrança tenha integração com outros sistemas da empresa. Em especial, o Enterprise Resource Planning (ERP). Já falamos desses sistemas aqui e aqui

O ERP é um sistema integrado e horizontal de planejamento e gestão dos recursos da sua empresa, com uma visão integrada de todas as áreas. Por isso, um bom sistema de cobrança que também esteja integrado ao seu ERP dará mais poder para as áreas envolvidas no processo de cobrança, como times financeiro, de atendimento e até o time comercial, em muitos casos. 

Outro relatório para uma gestão estratégica mais eficiente é o DRE, Demonstrativo de Resultados do Exercício, importante ferramenta para a apurar se suas operações dão lucro ou prejuízo. Criamos um modelo de DRE para sua empresa ter uma gestão mais estratégica.

Assim, os sistemas e ferramentas atuando de forma integrada vão evitar erros e facilitar, e muito, os processos do dia a dia da sua empresa.

Você já implantou um sistema de cobranças na sua empresa? Agora é com você!

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinYoutube e TikTok. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro