09 jun 2020

7 benefícios de um ERP para sua empresa

7 benefícios de um ERP para sua empresa

É fato que conforme os anos passam e a tecnologia avança, cada vez mais empresas procuram soluções para facilitar a gestão das tarefas e ter maior controle. Por isso, conhecer os benefícios de um ERP é importante e necessário.

Principalmente as micro e pequenas empresas, e empreendedores iniciantes. É muito comum que negócios fechem antes dos seus 5 anos no mercado. E isto está relacionado à falta de experiência com processos internos de gestão e administração.

Afinal, são tantas as atividades envolvidas na gestão de um negócio, e muitos departamentos. Isso acaba dificultando o trabalho do gerente e tornando o processo um tanto confuso. Assim, muitas informações valiosas podem acabar se perdendo.

Veja bem, para que uma empresa tenha um gerenciamento saudável, é necessário que as áreas contábil, jurídica e econômica, estejam em perfeita harmonia. 

Porém, terceirizar tudo isso pode sair muito caro. E, lidar com tudo isso com pouco recurso humano, é um grande desafio.

É justamente nesse momento que os gestores precisam inovar e conhecer os benefícios de um ERP para sua empresa, de modo a ter mais tranquilidade e controle de todas as áreas do negócio e obterem melhores resultados.

Para ajudá-lo a entender melhor como esse software de gestão funciona e porque você deve contar com um em sua gestão, trouxemos neste artigo 7 benefícios de um ERP. Confira!

Afinal, o que é um ERP?

Bom, ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. 

Ele é um sistema de gestão empresarial que permite acesso fácil, integrado de todos os dados de uma organização em um único software. Com isso, todas as informações se tornam seguras e mais confiáveis. 

Isso garante maior controle e é possível fazer diagnósticos aprofundados para uma gestão mais eficaz e econômica.

Ou seja, a implementação de um ERP tem se tornado cada mais essencial para os negócios. Isso porque esse tipo de software permite que haja um aumento na produtividade, economia de recursos e tomadas de decisões mais assertivas.

7 benefícios de um ERP para sua empresa

Agora que você já sabe o que é um software de gestão e porque ele tem se tornado fundamental na rotina das empresas, conheça os 7 benefícios que o ERP pode trazer para sua empresa.

Automação

Um dos principais benefícios de um ERP é a redução de tempo necessário aos colaboradores para desempenhar tarefas burocráticas e repetitivas. 

Isso porque o ERP automatiza as atividades e com isso consegue padronizar processos, com a adoção de estruturas mais simples. Desse modo, a produtividade e desempenho dos departamentos aumenta, assim como o potencial de colaboração entre as equipes.

Redução de custos

O software de gestão também ajuda a diminuir os custos da empresa por oferecer informações atualizadas e análises profundas. A partir de dados concretos é possível fazer novos planejamentos, ter maior controle de estoque e produção e aumentar a eficiência operacional.

Tudo isso ajuda na redução de custos e a ter insights para maior economia e projetos para investimento.

Atendimento ao cliente

Acredite, até mesmo seus clientes serão beneficiados com a implementação de um sistema de gestão, além de aumentar a captação, existe a probabilidade de ter novos consumidores. 

Afinal, com as informações sobre os clientes sendo centralizadas, sua equipe de atendimento e de vendas tem mais chances de terem uma estratégia de relacionamento eficazes. Isso porque, um ERP permite um acompanhamento desde o primeiro contato até a venda ser efetuada.

Diminuição de erros

Com certeza você já deve saber e ter experiências ruins com o uso de sistemas dentro da empresa. Isso porque essa diversidade pode gerar muitas falhas na comunicação entre as plataformas e erros nas informações.

E, um dos benefícios de um ERP, é a diminuição de falhas no gerenciamento e no registro das informações. O mais interessante é que todos os setores podem ter acesso a elas simultaneamente, o que impede a duplicação de dados e facilidade de acesso.

Controle do acesso de dados

Um dos benefícios de um ERP mais importantes é o controle do acesso das informações. Ele oferece a visualização dos dados apenas por colaboradores e gestores que estiverem registrados no sistema.

Além disso, é possível verificar as datas de acesso e quem acessou os documentos. Com esse controle rigoroso as chances de invasões também diminuem enquanto a segurança aumenta. Essa é uma forma de manter os dados corporativos confidenciais.

Relatórios completos e personalizados

O benefício que tem a capacidade de aumentar muito a produtividade e permitir o desenvolvimento de estratégias eficazes, é o sistema de relatórios unificado para cada processo. Além disso, relatórios personalizados podem ser gerados rapidamente.

Com esse sistema é possível analisar e cruzar dados de diferentes departamentos de maneira simples. Perceba, essa funcionalidade permite e propicia insights analíticos mais complexos para que planejamentos e projetos sejam criados com base em dados e métricas confiáveis.

Gestão de pessoas

Sem dúvidas uma gestão empresarial ruim e ineficaz gera a perda significativa de tempo com tarefas administrativas. Como consequência, o nível de produtividade da equipe geralmente é baixa e assim como a eficiência das operações como um todo.

Por isso, o último dos benefícios de um ERP que vamos citar é a melhora na gestão de pessoas. Pois, com um sistema integrado, os colaboradores automaticamente tornam-se mais produtivos. Afinal, há menos chances de erros, menos retrabalho, e mais confiança nos dados da empresa.

Desse modo, a equipe se sente mais motivada para cumprir com suas demandas. Isso se torna muito positivo para a organização, que passa a contar com profissionais que enxergam os resultados.

Não perca mais tempo e veja os benefícios de um ERP em sua empresa

Cada negócio tem um perfil e diferentes desafios. Porém, se você ainda não enxerga todos esses pontos positivos em sua empresa, é sinal de que precisa investir em um recurso capaz de oferecer tudo isso à sua gestão.

Com certeza agora você sabe que não há necessidade de sua equipe gastar muito tempo em tarefas que poderiam ser automatizadas, ou a empresa ter diversos softwares que não estão conectados uns aos outros.

Neste artigo você aprendeu que é possível ter total controle da gestão do seu negócio e ter dados 100% seguros e confiáveis com um sistema automatizado. E conferiu vários benefícios de um ERP para empresas.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar o nosso blog e redes sociais.

Este conteúdo foi produzido pelo blog parceiro Cake ERP.

ver tudo sobre: dicas de gestão