13 set 2016

6 maneiras de reduzir custos na empresa que você não tinha pensado

leitura de 6 min
6 maneiras de reduzir custos na empresa que você não tinha pensado

A regra, para qualquer negócio, é controlar e promover a redução de custos, aumentar as receitas e maximizar o lucro. A receita é simples, mas de difícil implementação em tempos de recessão econômica, como a que o país enfrenta atualmente.

Uma maneira de reduzir e controlar os custos não estratégicos é através da tecnologia e a contratação de serviços de terceirização, por exemplo, uma vez que, assim, as empresas podem eliminar custos, aumentar a eficiência e multiplicar os lucros para estar em uma posição melhor para lidar com a inevitável e cíclica crise econômica.

Por isso, no post de hoje, você conhecerá algumas maneiras que você ainda não tinha pensado de promover a redução de custos na empresa! Assim você poderá garantir a estabilidade e até mesmo a sobrevivência do seu negócio nesses tempos tão competitivos. Confira!

1. Abrace a tecnologia

Não adianta teimar! A sua empresa precisará abraçar a tecnologia para ajudar a reduzir os custos. O mundo está mudando rapidamente e se manter em contato com os mais recentes avanços tecnológicos vai lhe dar opções de economia.

Algumas estratégias que você pode adotar incluem:

  • Eliminar processos manuais, primeiro identificando onde a sua equipe poderá melhorar e, em seguida, os otimizando os métodos de pesquisa para diminuir a papelada e automatizar trabalhos;
  • Implementar sistemas de computação na nuvem, uma vez que eles podem ser mais baratos para armazenar informações, fazer as suas contas e executar um sistema de gerenciamento de conteúdo online;
  • Comunicar-se com os seus funcionários, fornecedores e clientes através da internet a um custo menor ou até mesmo sem nenhum custo;
  • Permitir horas de trabalho flexíveis. Dependendo do seu tipo de negócio, seus funcionários podem trabalhar em home office, o que proporcionará economia em vários setores — energia, transporte, alimentação, etc.

Considerar trabalhar em casa ou migrar para o home office é, inclusive, uma excelente ideia. Mesmo que você tenha uma PME, por exemplo, pode ser mais compensador deixar de alugar o prédio da empresa para organizar um escritório em casa, diminuindo os funcionários e seu custo com deslocamentos.

Hoje em dia, as pessoas estão 100% conectadas. Isso quer dizer que o melhor lugar para você alavancar seus negócios é investindo nas mídias digitais — seja divulgando o seu produto ou serviço, ou melhor, abrindo novos departamentos específicos, procurando por nichos que podem ampliar o seu público-alvo.

É dentro da tecnologia que você pode realizar pesquisas mercadológicas e tentar descobrir um novo meio, uma nova ideia que realmente faça você olhar para o seu negócio com outros olhos. Já pensou nisso?

2. Separe a conta pessoal da empresarial

Pode parecer muito clichê, mas um dos motivos pelos quais as empresas precisam reduzir os custos é porque não sabem, na totalidade, qual é o giro de capital da organização, uma vez que o empreendedor tende a misturar as contas e arrumar a sua vida pessoal com o dinheiro que deveria ser investido no empreendimento.

Portanto, a dica número um é separar as contas. Dessa forma, você terá a real noção do quanto a sua empresa fatura e o que pode fazer por ela a fim de que diminua os custos e, consequentemente, aumente os lucros.

No começo, pode ser difícil separar as contas porque, na maioria das vezes, as empresas necessitam de uma injeção de investimento ou até de empréstimos. Entretanto, se você mantiver as finanças organizadas, não precisará usar da sua conta pessoal para pagar funcionários ou otimizar a empresa.

3. Reduza o uso de energia

Especialistas do setor dizem que os custos de energia são uma das maiores despesas das empresas brasileiras. Qualquer coisa que sua empresa pode fazer para tornar-se mais eco-friendly pode ajudar a reduzir custos e melhorar sua linha de fundo.

Experimente adotar medidas como:

  • Adaptar a iluminação;
  • Desligar máquinas ociosas;
  • Obter termostatos de programação;
  • Usar energia verde.

Essas são apenas algumas ações a considerar. É sempre uma boa ideia realizar uma revisão anual das suas operações, para identificar oportunidades de economizar e tornar a empresa mais eficiente.

4. Tente outras maneiras de fazer publicidade

Se você está pagando por uma publicidade tradicional — como jornal, televisão ou rádio —, o seu orçamento publicitário pode ficar muito limitado, rapidamente. É difícil competir com os orçamentos de grandes empresas e garantir que a sua mensagem circule com a força ideal.

Entretanto, a mídia digital nivelou o campo da publicidade e pequenas empresas de hoje não só estão tendo melhores resultados, como também estão gastando menos. Afinal, não é preciso dispor de qualquer quantia para abrir uma conta empresarial no Facebook ou no Twitter, por exemplo. Os valores que você economizar com as despesas de publicidade vão ser muito benéficos para o seu negócio!

5. Contrate serviços terceirizados

Uma das melhores formas de diminuir os custos é dividindo os setores e terceirizando-os. O motivo é simples: a partir do momento que você tem empresas contratadas e especializadas trabalhando para o seu negócio, você não terá despesas com questões trabalhistas, muito menos com o setor de RH.

Além disso, é interessante ressaltar que, terceirizando setores ou contratando profissionais freelancer, você tem em mãos pessoas capacitadas e treinadas para desempenhar a função da melhor forma possível, otimizando os seus processos e agilizando outros que precisavam de serviços operacionais mais detalhados.

6. Ajuste fretes e embalagens

Caso você trabalhe com fretes e embalagens, principalmente em uma loja virtual, certifique-se de que você está organizando a empresa para tirar o máximo proveito da frota. Isso quer dizer que você deve verificar o máximo de pedidos que podem ser entregues por vez, a fim de economizar nas próximas saídas.

Dê uma olhada nos valores mínimos estabelecidos para o envio de encomendas para os clientes, tentando fidelizar por meio de boas ações — como fazer entregas no mesmo dia da compra, por exemplo. Claro que, nesse caso, recomenda-se que você escolha os produtos que valem a pena serem entregues por fretes mais baratos, como motoboys.

O mesmo vale para as embalagens. Será que você não está gastando muito com o papel e o plástico para embalar as mercadorias? Reflita sobre isso. Afinal, é preciso ter resiliência e criatividade para manter uma empresa saudável em tempos de crise!

Que tal parar de utilizar copos descartáveis, incentivar o uso consciente dos materiais de escritório, organizar melhor o estoque para verificar o espaço que pode ser aproveitado e trocar as lâmpadas para aquelas que consomem menos energia? Há muitas maneiras de fazer a redução de custos da sua empresa, basta querer!

Agora que você já sabe como agir para promover a redução de custos, está na hora de saber como driblar os efeitos da crise na sua empresa! Não perca!

Agora, se você precisar de crédito para sua empresa e estiver sem tempo para a burocracia dos bancos, conte com a BizCapital.

Peça uma proposta sem compromisso: bizcapital.com.br/direto

Visite nosso site: www.bizcapital.com.br

ver tudo sobre: dicas de gestão