26 set 2022

Como multiplicar as vendas nas redes sociais para empresas? 3 dicas para vender mais

Como multiplicar as vendas nas redes sociais para empresas? 3 dicas para vender mais

As redes sociais são espaços com grande potencial para as empresas dos mais diversos segmentos. Mais de 95% dos adultos acima de 18 anos seguem marcas nas redes sociais. A experiência digital que os negócios proporcionam aos clientes é um grande diferencial para os consumidores, principalmente no consumo on-line. Por isso, separamos algumas dicas para você usar as redes sociais para empresas e alavancar as vendas. 

Vamos nessa?

A importância das redes sociais para empresas

É pouco provável que alguma marca que você conheça, seja ela grande ou pequena, não tenha alguma presença nas redes sociais. Os benefícios são muitos. Dá uma olhada:

  • Aumento da visibilidade da sua marca para o mundo, chegando a clientes antes inalcançáveis.
  • Construção de relacionamento com o público por meio de conteúdo relevante e interações diretas.
  • Melhoria do posicionamento da marca no mercado ao mostrar mais da personalidade da sua empresa.
  • Melhoria do engajamento com as diversas interações com os clientes.
  • Construção de uma base de consumidores fiéis que se tornam multiplicadores ou embaixadores da sua marca.
  • Possibilidade de acompanhar os indicadores das redes sociais e estabelecer métricas objetivas de crescimento.
  • E, claro, vender mais, afinal, a venda nas redes sociais é uma ótima ferramenta para empresas.

Preparando o terreno 

As redes sociais para empresas se tornaram canais de vendas tão importantes, que as próprias redes desenvolveram mecanismos para facilitar essa relação comercial. Um desses casos é o Instagram, que criou a seção “loja” dentro do aplicativo. 

Mas antes de começar a anunciar e vender, é preciso preparar o terreno com os passos a seguir. 

1) Defina seu público-alvo: definir e conhecer o seu público-alvo é fundamental para direcionar melhor as estratégias, campanhas e comunicação do seu negócio, de modo que seus esforços de marketing sejam mais eficientes e eficazes. 

2) Saiba quais redes seu público-alvo mais utiliza: ao conhecer seu público-alvo, você saberá mais características sobre ele e um dos pontos fundamentais para sua estratégia é saber em quais outras  redes ele está presente.

Afinal, de nada adianta investir tempo e dinheiro no Instagram se ele está apenas no TikTok, por exemplo.

3) Faça um bom planejamento e uma boa gestão: defina objetivos e métricas para acompanhar os resultados do uso das redes sociais em sua estratégia. Assim, você conseguirá avaliar a eficácia das redes e até ajustar a rota, caso seja necessário. 

Saiba como fazer um planejamento estratégico aqui!

Redes sociais para empresas: 3 dicas para vender mais 

Agora que você já preparou o terreno e sabe para qual lado direcionar os seus esforços, é hora de colocar a mão na massa. A partir do seu planejamento, com objetivos e métricas bem definidas, veja como vender nas redes sociais para empresas:

Crie conteúdos de qualidade

Mesmo na era dos memes e das informações rápidas, as pessoas estão cada vez mais exigentes com o conteúdo que consomem, com a veracidade das informações e com o impacto que esses conteúdos produzem.

Desse modo, investir na produção de conteúdo de qualidade e relevante pode ser o diferencial entre a sua marca e a concorrência, de modo a gerar mais engajamento, fortalecer o relacionamento com o seu público e gerar novas vendas.

Aposte em uma identidade visual própria e facilmente reconhecível

Parte do processo de construir uma marca envolve ter uma identidade visual própria, marcante, coerente e que destaque a sua empresa em relação aos concorrentes. Note que todas as grandes marcas são assim, da Coca-Cola à Apple, da Ford à Nike.

A personalidade da marca é traduzida em todos os seus pontos de contato, incluindo: logo, cores, fontes, temas, mensagens e até as palavras-chave para cada conteúdo. Essa coerência é importante para que seu público se conecte cada vez mais com a sua marca.

E, claro, é sempre mais agradável acompanhar um conteúdo com visual que você admira do que o contrário, não é mesmo?

Veja como criar uma identidade visual para sua marca!

A identidade visual é apenas um quesito de toda uma estratégia. Só que nem sempre dispomos do capital necessário para começar a investir em marketing, né? 

Nesse caso, o empréstimo PJ pode ser uma ótima alternativa para fazer o seu negócio decolar. Na BizCapital, você pede até R$500mil de crédito PJ diretamente pelo seu computador ou celular e a resposta do pedido sai em poucos minutos! 

Para simular um pedido, é só clicar aqui:

Responda todas as dúvidas e aprenda com seu cliente

Antecipe todas as dúvidas dos seus clientes ou potenciais clientes para evitar possíveis objeções às compras. Se surgirem dúvidas adicionais, esteja pronto para respondê-las em tempo hábil, para garantir a venda e manter uma boa relação com o seu público. Nunca é bom deixar o cliente esperando.

Além disso, jamais esqueça que uma boa interação com o cliente é uma oportunidade incrível para aprender com ele a ser mais relevante e mais diferenciado. Afinal, é com a sua marca que ele está contando para resolver uma dor  😉

Viu como redes sociais e vendas andam lado a lado? São diversas estratégias e dicas para você botar em prática e alavancar sua empresa. Divulgue seu negócio com as redes sociais para empresas!

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinYoutube e TikTok. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: tecnologia